DCC - UFMG
+55 31 3409 5860
ciia-saude@dcc.ufmg.br

Eixos Temáticos

A saúde é afetada pelas interações e vivências entre indivíduos e/ou destes com o seu ambiente ao longo de seu curso ou trajetória de vida. Essas interações podem resultar em alterações na curva da trajetória de vida, de maneira positiva ou negativa. O conceito de trajetória de vida envolve relações complexas, que se iniciam com o background genético paterno-materno, a partir da pré-concepção, passando pela gravidez, infância e adolescência, até idade adulta e perduram até a morte do indivíduo. Esse conceito reconhece a oportunidade de prevenir e controlar doenças em estágios-chave da vida, portanto, abandonando a noção de que um indivíduo é saudável até que a doença ocorra.

Assume-se a premissa de que a trajetória é um continuum, onde várias doenças são determinadas mais cedo na vida. Essa perspectiva permite identificar precocemente fenótipos de alto risco e marcadores de risco, apoiando os esforços para a prevenção primária de doenças e desenvolvimento de intervenções precoces. Na era da medicina de precisão, uma abordagem preventiva é essencial, considerando a genética, epigenética, fatores ambientais e potenciais biomarcadores. O objetivo é prever processos latentes de doenças com alta probabilidade para fazer intervenção precoce e evitar o início da doença.

Considerando-se as possibilidades de uso da IA nas diferentes etapas da vida e dimensões do processo saúde-doença, tanto no nível individual como societário, esta proposta aborda o uso de aplicações de IA nos seguintes eixos:

  1. prevenção e qualidade de vida;
  2. diagnóstico, prognóstico e rastreamento;
  3. medicina terapêutica e personalizada;
  4. sistemas de saúde e gestão; e
  5. epidemias e desastres.