ciia-saude@dcc.ufmg.br

Notícias

Evento do CI-IA Saúde discute o uso da IA para a solução dos desafios da saúde

Nesta segunda-feira, 25, o CI-IA Saúde promoveu, no auditório 3 do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), o Workshop CI-IA Saúde: Passado, Presente e Futuro, o segundo encontro anual do Centro de Inteligência Artificial para a Saúde. Com uma programação intensa, o encontro teve por objetivo a troca de experiências sobre a importância do uso de…
Leia mais

II Encontro Anual CI-IA saúde: Passado . Presente . Futuro

25 de setembro – 8h30 às 17h30 Auditório 3 – ICEx

Pesquisadores do CIIA-Saúde da UFMG recebem a visita da secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde

Os pesquisadores do Departamento de Ciência da Computação (DCC), da Escola de Enfermagem, da Faculdade de Medicina e do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), receberam, nesta quarta-feira, 20, a visita da secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad. O encontro teve por objetivo apresentar…
Leia mais

Workshop CIIA-Saúde: Passado, Presente e Futuro – Chamada para Submissão de Trabalhos

Convidamos pesquisadores, alunos de pós-graduação e graduação, empresas e startups a submeterem seus trabalhos para o Workshop CIIA-Saúde: Passado, Presente e Futuro. A modalidade de submissão é Resumo Expandido (com até 2 páginas) que será apresentado no evento como pôster. O Resumo Expandido poderá conter relatos de experiências, resultados preliminares ou parciais de estudos científicos. 

Artigo do DCC e CIIA-Saúde é publicado na revista Nature, 5ª mais citada mundialmente

O artigo “Potential and limitations of machine meta-learning (ensemble) methods for predicting COVID-19 mortality in a large inhospital Brazilian dataset”, foi publicado no jornal Scientific Reports, uma revista patrocinada pela Nature, que é a 5ª mais citada mundialmente. O artigo mostra uma aplicação importante de técnicas de IA na Saúde,- a predição de morte de…
Leia mais

Acontece em 09 de novembro de 2022 o evento que marca o início das atividades do Centro de Inovação em Inteligência Artificial para a Saúde da UFMG

Evento marca início das atividades científicas do Centro de Inovação em Inteligência Artificial para a Saúde da UFMG

Anúncio de projetos contemplados, discussões sobre ética em IA e abordagem multidisciplinar marcam a programação do simpósio. Interessados podem se inscrever pelo site do evento. Haverá transmissão no canal do CIIA-Saúde no Youtube. O professor Emérito da UFMG, Virgílio Almeida, é o pesquisador responsável pelo Centro. Ele entende que o desenvolvimento de tecnologias do tipo no país…
Leia mais

Pesquisa do DCC/UFMG e da Faculdade de Medicina ganha prêmio no Congresso Mundial e Brasileiro de Cardiologia

A pesquisa realizada pela equipe multidisciplinar do Departamento de Ciência da Computação (DCC) e do Hospital das Clínicas (HC) da UFMG, lideradas pelos professores Marcos André Gonçalves (DCC) e Milena Marcolino (HC), foi premiada no Congresso Mundial e Brasileiro de Cardiologia. O tema abordado pelos pesquisadores, “Preditores de tromboembolismo venoso em pacientes com COVID-19: resultados…
Leia mais

Pesquisadores do CIIA-Saúde publicam estudo que demonstra que infodemias e desinformação em saúde colocam a sociedade em risco

Publicado em um dos principais periódicos mundiais da área de saúde pública, ambiental e ocupacional, o Bulletin of the World Health Organization (WHO), o artigo “Infodemics and health misinformation: a systematic review of reviews”, de autoria dos professores/pesquisadores Jussara M. Almeida e Marcos André Gonçalves, do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, além…
Leia mais

CIIA-Saúde desenvolve projetos que habilitam profissionais da saúde e população em saúde digital

Reconhecido como um dos seis centros de Inteligência Artificial (IA) do Brasil, o Centro de Inovação em Inteligência Artificial para a Saúde (CIA-Saúde), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), atua em colaboração com os profissionais da saúde auxiliando na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, além de orientar, programar e organizar a gestão da…
Leia mais

Lives respondem perguntas do público sobre Inovação e Inteligência Artificial para a Saúde

Programação integra Semana do Conhecimento UFMG 2021, de 25 a 29 de outubro, e aponta perspectivas de avanços na qualidade de vida “Como a IA pode melhorar nossa Saúde?”, existem “Oportunidades da IA para saúde e bem-estar”? e quais os “Desafios éticos e legais da IA aplicada à saúde”? Estes são os temas das três…
Leia mais