ciia-saude@dcc.ufmg.br

Inteligência Artificial na saúde é tema em aula inaugural da UFMG

Integrantes do CIIA-Saúde participam de evento online que marca o início do primeiro semestre do ano letivo no Campus Saúde da UFMG

O marco para o início do primeiro semestre letivo de 2021 da UFMG será hoje (17/05), às 14 horas, por meio do canal no Youtube da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (EEUFMG). A aula inaugural “Inteligência Artificial e aplicabilidade na saúde: desafios e possibilidades” será apresentada pelos professores Virgílio Almeida, do Departamento de Ciência da Computação (DCC), Deborah Malta, da EEUFMG e Zilma Reis, da Faculdade de Medicina, que integram o Centro de Inovação em Inteligência Artificial para a Saúde (CIIA-Saúde).

O evento contará com a participação da diretora da Escola de Enfermagem e presidente da Comissão do Campus Saúde, professora Sônia Maria Soares, da vice-diretora da Faculdade de Medicina, professora Alamanda Kfoury e das superintendentes do Hospital das Clínicas, professora Andréa Maria Silveira, e do Hospital Risoleta Tolentino Neves, professora Alzira Jorge. Além disso, conta com o apoio dos diretórios e centros acadêmicos dos cursos de graduação das Unidades.

Segundo Soares, com a pandemia a formação na área da saúde tem muitos desafios a vencer. “Ao iniciarmos as atividades acadêmicas do primeiro semestre de 2021, ainda por meio do ensino remoto, é sinal de que teremos muitos desafios a serem enfrentados”, destacou.

Já de acordo com o professor Virgílio, os avanços da Inteligência Artificial na saúde trarão qualidade ao atendimento de saúde no país. ”O desenvolvimento em Inteligência Artificial é fundamental para que o Brasil acompanhe o ritmo de desenvolvimento global”, finalizou.