DCC - UFMG
+55 31 3409 5860
ciia-saude@dcc.ufmg.br

Pesquisadores do CIIA-Saúde publicam artigo em renomada revista internacional

Publicação aconteceu na Nature Communications, uma das revistas internacionais mais importantes do mundo

O eletrocardiograma (ECG) é o exame mais utilizado para avaliação das doenças cardiovasculares. O Centro de Telessaúde do HC-UFMG/Ebserh é referência na realização desse exame à distância, por meio do telediagnóstico. Um estudo desenvolvido com pacientes submetidos ao ECG no período de 2010 a 2017 acaba de ser publicado na Nature Communications, uma das publicações internacionais mais importantes do mundo.

Intitulado “Deep neural network-estimated electrocardiographic age as a mortality predictor”, o estudo concluiu que a idade prevista pela inteligência artificial (IA), a partir do ECG bruto (ECG-idade), pode ser uma medida da saúde cardiovascular. Para isso, uma rede neural foi treinada para prever a idade de um paciente a partir do ECG de 12 derivações na coorte do estudo. Aqueles com ECG-idade superior a 8 anos que a idade cronológica possuem maior risco de mortalidade geral (razão de risco (HR) 1,79, p <0,001), enquanto aqueles com ECG-idade inferior a 8 anos que a idade cronológica possuem menor risco de morte (HR 0,78, p <0,001). Resultados semelhantes foram obtidos em coortes externas ELSA-Brasil (n = 14.236) e SaMi-Trop (n = 1.631).

Acesse o artigo completo: Deep neural network-estimated electrocardiographic age as a mortality predictor | Nature Communications

Pesquisadores do CIIA-Saude co-autores do artigo:
Antonio Luiz Pinho Ribeiro
Bruce Bartholow Duncan
Sandhi Maria Barreto
Wagner Meira Junior