DCC - UFMG
+55 31 3409 5860
ciia-saude@dcc.ufmg.br

Sandro José Rigo


Sandro José Rigo

UNISINOS
PPGCA

Associated researcher





Information extracted from Lattes platform


Last update: 2021/05/05


Degrees

Ph.D. Computação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2008
M.Sc. Ciência da Computação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1993
B.Sc. Informática Software Básico na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em 1990


Current projects

2019 a AtualClassificação e predição de padrões de estresse psicosocial com uso de múltiplos sinais fisiológicos
O estresse é uma reação natural do organismo, porém o estresse crônico está associado a diversas doenças físicas e mentais. Diante de situações estressoras, o organismo tem uma resposta de luta ou fuga para aumentar as chances de sobrevivência, gerando reações biológicas, fisiológicas e psicológicas. Sensores de sinais fisiológicos são capazes de captar aspectos físicos que evidenciam o estresse, possibilitando sua identificação e interpretação. Os recentes avanços na área de sensores vestíveis, as abordagens de Inteligência Artificial para classificação de padrões em sinais e as melhorias de capacidade dos dispositivos móveis são considerados como aspectos promissores quanto ao apoio que podem proporcionar para as abordagens de Terapias Comportamentais que tratam de mitigar os efeitos do estresse. Em especial é beneficiada a abordagem conhecida como biofeedback, que se caracteriza por utilizar sensores para apoiar os pacientes na identificação de situações de atenção devido ao estresse, promovendo assim melhorias de saúde. Tendo em vista esses aspectos, o presente projeto tem como objetivo desenvolver e buscar evidências de validade de um dispositivo vestível para apoiar ações de biofeedback na avaliação e tratamento de estresse. Serão avaliados o estado da arte e tendências na área de sensores vestíveis e de abordagens de Inteligência Artificial para classificação de sinais. Serão realizados estudos com delineamento quase experimental de medidas repetidas, com base no experimento Trier Social Stress Test, a fim de verificar os níveis de estresse com a utilização de medidas já validadas e compor uma base de dados anotada com as medidas fisiológicas juntamente com a sua classificação do estado emocional. A partir desta base de dados serão realizados estudos com abordagens de aprendizado de máquina e de aprendizado profundo, com a finalidade de geração de modelos de classificação de padrões. De forma complementar, serão desenvolvidas aplicações baseadas em dispositivos móveis para proporcionar a interação de pacientes com dispositivos vestíveis e a detecção online de padrões, seguida pela sugestão de intervenções psicológicas. As principais contribuições promovidas pelo desenvolvimento deste projeto serão observadas no estudo de sensores vestíveis, na classificação de sinais fisiológicos e no desenvolvimento de plataformas de monitoramento e intervenção baseadas em sensores vestíveis e dispositivos móveis. O projeto adota uma abordagem interdisciplinar, que considera o aporte de conhecimento das áreas da Psicologia, Física biomédica, Engenharia Elétrica e Ciência da Computação. O presente projeto irá contribuir com a pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para avaliação e intervenção em estresse, campo de interesse para a saúde pública.
Integrantes: Sandro José Rigo (coordenador), Cristiano André da Costa, rodrigo marques de figueiredo, elisa kern castro.
2019 a AtualPerspectivas para o acompanhamento automatizado de informações em serviços de saúde com foco em fusão de dados multimodais e processamento de linguagem natural de dados não estruturados
O principal objetivo deste trabalho é avaliar as perspectivas da integração de técnicas de Aprendizagem Profunda (Deep Learning) com técnicas de Processamento de Linguagem Natural e com Teorias Linguísticas, de modo a proporcionar o acompanhamento automatizado de dados não estruturados em saúde, incluindo nesse processo a fusão de dados multimodais. Desta forma, poderá ser utilizado de forma efetiva o conjunto de dados médicos existente atualmente em registros médicos e em outras fontes, tais como exames clínicos, ou sensores de sinais fisiológicos, por exemplo. Isso não é possível de ser feito manualmente devido ao alto volume existente, cuja tendência é o aumento em larga escala. Esta abordagem possibilitará que sejam obtidas, comparadas e relacionadas automaticamente informações sobre diferentes processos em execução rotineira em instituições de saúde. Isso é relevante para setores internos às instituições de saúde, bem como para aqueles setores externos situados junto às entidades governamentais, pois permite a estes setores que suas decisões sobre orçamento, análise de qualidade, planejamento e análise de tendências ou de situações críticas, entre outras, sejam tomadas com base em um cenário com maior riqueza de detalhes do que é possível atualmente. Um segundo ponto relevante é a capacidade de uso dos modelos que podem ser obtidos com vistas à geração de simulações e predições para fatores acompanhados. Apesar de existirem trabalhos explorando diferentes formas de integração de dados não estruturados, são escassos na literatura os trabalhos voltados para a área da saúde e ainda mais aqueles que buscam uma integração com teorias linguísticas ou que explorem técnicas de aprendizagem profunda de forma a contemplar dados multimodais, sendo estes os aspectos de originalidade que serão explorados no projeto.
Integrantes: Sandro José Rigo (coordenador), silvio cesar cazella, Paulo Quaresma.
2018 a AtualUm Modelo Interoperável e baseado em Blockchain para Prontuários Eletrônicos no âmbito do uHospital
Prontuários eletrônicos são registros digitais que armazenam o histórico de saúde das pessoas. Tipicamente esses registros contêm a visão parcial da relação de um paciente com determinada instituição de atenção à saúde, como clínicas, hospitais e laboratórios. Uma grande tendência na área é permitir uma visão integrada da saúde de uma pessoa, desde o seu nascimento, incluindo as relações com diferentes profissionais e instituições. Com o advento da Internet das Coisas, esse registro unificado poderia incluir também os dados obtidos de sensores ou wearables, complementando as informações armazenadas. Essa visão integrada da saúde de uma pessoa, muitas vezes chamado de prontuário eletrônico pessoal, traz diversos desafios, dentre os quais destacam-se o gerenciamento do grande volume de dados produzidos e a garantia da interoperabilidade com diferentes formatos e sistemas legados. Nesse âmbito, o presente projeto propõe uma arquitetura distribuída, baseada na tecnologia Blockchain, para permitir o acesso e armazenamento dos registros de saúde de maneira escalável e segura. Além disso, o projeto modela essas informações através de uma coleção de ontologias, baseado no padrão OpenEHR, permitindo a interoperabilidade semântica com diferentes prontuários eletrônicos. Para avaliar a eficácia do modelo proposto, será desenvolvido um protótipo, no qual serão empregados dados anônimos de pacientes reais do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. O projeto se insere no âmbito do uHospital, que emprega diversos conceitos da computação móvel e ubíqua no gerenciamento eficiente de saúde em hospitais.
Integrantes: Cristiano André da Costa (coordenador), Sandro José Rigo, rodrigo righi.
2017 a AtualAnalisando Recursos e Aplicações para Melhorar o Desempenho de Sistemas Dell
Descrição: Hoje, a Dell é uma empresa responsável por hospedar e executar um conjunto de aplicativos, que variam, por exemplo, de recursos humanos, áreas comerciais e científicas, que funcionam em computadores e recursos distribuídos. Neste contexto, vislumbra-se uma oportunidade para aprimorar o gerenciamento de recursos dos aplicativos da empresa, mapeando recursos e aplicativos na nuvem e fornecendo instalações de monitoramento. Estamos englobando a seguinte questão de pesquisa: como gerenciar recursos do servidor (memória, consumo de energia, largura de banda da rede, uso do disco, banco de dados e carga da CPU) e diferentes tipos de aplicativos (com limite de CPU, IO-bound, etc.) para suportar comunicação em tempo real e requisitos de escalabilidade. Por fim, procuramos manter, ou ainda melhorar, a experiência dos usuários na execução/uso de aplicativos que são executados nos recursos da empresa..
Integrantes: rodrigo righi (coordenador), Sandro José Rigo, Cristiano André da Costa.
2017 a AtualA CIDADE COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM: uma proposta em rede colaborativa acerca da gamificação na educação na era da mobilidade
Este projeto tem como objetivos construir uma rede de ensino e pesquisa com vistas a impulsionar o desenvolvimento de ações colaborativas e cooperativas, na perspectiva da qualificação dos Programas de Pós­graduação envolvidos nesta proposta, bem como compreender como a cidade pode se constituir em espaços de convivência híbridos e multimodais de aprendizagem, utilizando o conceito de gamificação na educação. Esta proposta, que contempla três universidades brasileiras e seus respectivos programas de pós­graduação, linhas e grupos de pesquisa, justifica­se pela necessidade de produção e difusão de conhecimento no campo da educação e da gamificação, bem como pela união de expertises e pela construção de uma perspectiva de ensino e pesquisa cooperativa, que possibilite contribuir para a qualificação do stricto sensu no que se refere à educação com as culturas digitais. Quanto aos participantes, este projeto contempla três Programas de Pós­graduação em Educação do país de regiões distintas do Brasil (Nordeste, Sudeste e Sul), dois dos quais têm conceito 7 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Esse aspecto contribui significativamente para a inovação e consolidação das pesquisas a serem desenvolvidas. A escolha pela parceria com os professores­pesquisadores dos respectivos programas ocorreu devido ao fato de terem em comum estudos, projetos, investigações e publicações na área da educação, culturas digitais, jogos eletrônicos, tecnologias da informação e comunicação (TIC) e gamificação.
Integrantes: Simone de Lucena Ferreira (coordenador), Sandro José Rigo, Eliane Schlemmer, Eucidio Pimenta Arrud, Regina Helena Alves da Sil.
2017 a AtualProjeto CNPq Universal - Colaborador - Quartos Hospitalares do Futuro: Um Modelo Ubíquo para Análise e Correlação de Sinais Vitais de Pacientes empregando Algoritmos Inteligentes
Projeto certificado pela empresa SAP BRASIL LTDA em 11/07/2017. Descrição: Hoje em dia percebe-se que em quartos hospitalares diversos dados relativos aos pacientes, incluindo os sinais vitais, são coletados manualmente ou de forma automática por equipamentos isolados. Muitos dados dos pacientes são armazenados em planilhas, não integradas ao registro eletrônico de saúde, e necessitando de profissionais alocados especificamente para esta tarefa. Além disso, particularmente no Brasil, devido a processos de licitação e a flutuações da economia, os dispositivos médicos encontrados em quartos hospitalares são heterogêneos, de diferentes fabricantes e com distintas formas de interconexão. Uma possível solução para superar essas limitações é a conexão dos dispositivos à Internet através de uma plataforma distribuída, tipicamente empregando computação em nuvem, que vem sendo chamada de Internet das Coisas. Nesse âmbito, esse projeto propõe a integração das diversas fontes de dados, coletadas em um quarto hospitalar, empregando um algoritmo inteligente que identifica e correlaciona os sinais vitais dos pacientes, detectando possíveis riscos à saúde e possibilitando tomada de ações. Um impacto esperado desse trabalho é relacionado com a eficiência, permitindo otimizar os recursos existentes, além de buscar minimizar o risco à saúde dos pacientes. A solução proposta baseia-se em uma combinação de hardware e software que permitirá integrar diversos dados de pacientes, internados em quartos hospitalares, através de uso de técnicas de aprendizado de máquina, computação em nuvem e computação ubíqua, na qual as tecnologias estão integradas com o ambiente real de forma transparente. Pareceiros: SAP Labs Latin America, Friedrich-Alexander-Universität Erlangen-Nürnberg , Medical Valley Europäische Metropolregion Nürberg e Sistema de Saúde Mãe De Deus..
Integrantes: Cristiano André da Costa (coordenador), Sandro José Rigo, Rodrigo da Rosa Righi, Denise Bandeira da Silva, Tobias Zobel, Naira Kaieski.

Current applied research projects

2017 a AtualUNISINOS LAB
Ambiente com vistas à personalização da trajetória acadêmica dos alunos em uma nova plataforma de aprendizagem. As atividades realizadas na plataforma desenvolvem competências transversais, que extrapolam as dimensões disciplinar e profissional. http://www.unisinos.br/lab/
Integrantes: Gustavo Borba (coordenador), Sandro José Rigo, Isa Mara da Rosa Alves, Carlo Franzato.
2014 a AtualHOOKIT:motor de busca semântica e linguagem natural para plataforma global de social commerce em moda e design.
O projeto trata da concepção e o desenvolvimento de uma arquitetura de serviços baseados na Web Semântica e no uso de linguagem natural e recomendação colaborativa para apoiar a consolidação e expansão de uma plataforma de social commerce que integra serviços de comércio eletrônico nas áreas de moda e design (HOOKIT).
Integrantes: Sandro José Rigo (coordenador), Denis Andrei Araujo, eduardo pittol.
See all projects in Lattes

Recent publications

Articles in journals

Análise de Dados e Serviços Inteligentes Aplicados na Educação à Distância: um mapeamento sistemático
2021. REVISTA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO.
SIMCOP: a framework for similarity analysis of context histories
2021. International Journal of Business Information Systems.
Model for Bayesian Networks Conversion from Summary-Based Health Ontologies
2020. Revista Argentina de Bioingeniería.
An algorithm to generate short sentences in natural language from linked open data based on linguistic templates
2020. INTERNATIONAL JOURNAL OF METADATA, SEMANTICS AND ONTOLOGIES (PRINT).
High Accuracy of Brain Signals Predictions Using Electroencephalography
2020. IOSR JOURNAL OF COMPUTER ENGINEERING.
A Survey on Global Management View: Toward Combining System Monitoring, Resource Management, and Load Prediction
2019. Journal of Grid Computing.
Toward a ubiquitous model to assist the treatment of people with depression
2019. Universal Access in the Information Society.
Distributional Models with Syntactic Contexts for the Measurement of Word Similarity in Brazilian Portuguese
2019. JOURNAL OF COMPUTER SCIENCES.
Semantic Textual Similarity on Brazilian Portuguese: An approach based on language-mixture models
2019. Vestnik of Saint Petersburg University.
A linguistic approach to short sentences keywords identification for a question answering system
2019. INTERNATIONAL JOURNAL OF WEB ENGINEERING AND TECHNOLOGY.
MLtool: A Tool to Automate the Construction, Evaluation, and Selection of Machine Learning Models
2019. IEEE Latin America Transactions.
Applying parallelization strategies for inference mechanisms performance improvement
2018. IEEE Latin America Transactions.
O uso de simuladores no auxílio do ensino-aprendizagem na Enfermagem
2018. EDUCAÇÃO & LINGUAGEM.
EDUCAUTISM: Um sistema personalizável para o apoio à educação de criaças diagnosticadas com o transtorno do espectro autista
2018. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO.
My TechLife: Desenvolvimento e Avaliação de um Jogo para o Ensino Técnico em Informática
2018. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO.
Enhancing Brazilian Portuguese Textual Entailment Recognition with a Hybrid Approach
2018. JOURNAL OF COMPUTER SCIENCES.
Toward a Model for Personal Health Records Interoperability
2018. IEEE Journal of Biomedical and Health Informatics.
Diagnosis of Learner Dropout Based on Learning Styles for Online Distance Learning
2018. TELEMATICS AND INFORMATICS.
A Hospital Bed Allocation Hybrid Model Based on Situation Awareness
2018. CIN-COMPUTERS INFORMATICS NURSING.
Um Sistema de Recomendação para Professores e Coordenadores de Curso utilizando Predição de Reprovação na Educação a Distância
2017. Revista de Sistemas de Informação da FSMA.
Ontology-based information extraction for juridical events with case studies in Brazilian legal realm
2017. ARTIFICIAL INTELLIGENCE AND LAW (DORDRECHT. PRINT).
RecSim: A Model for Learning Objects Recommendation using Similarity of Sessions.
2016. JOURNAL OF UNIVERSAL COMPUTER SCIENCE.
A food allergy risk detection model based on situation awareness
2016. JOURNAL FOR APPLIED COMPUTING RESEARCH.
Safetrail: um modelo para controle de acesso baseado em perfis, contextos e trilhas
2016. Revista Brasileira de Computação Aplicada.
THE ROLE OF A COGNITIVE BASED MODEL IN MULTIMODAL INTERACTION SYSTEMS DIALOGUE MANAGEMENT
2016. IADIS International Journal on WWWInternet.
A model for learning objects adaptation in light of mobile and context-aware computing
2016. Personal and Ubiquitous Computing (Online).
A Linguistic Approach to Identify the Affective Dimension Expressed in Textual Messages
2015. International Journal of Information and Communication Technology Education.
Aplicações de Mineração de Dados Educacionais e Learning Analytics com foco na evasão escolar: oportunidades e desafios
2014. Revista Brasileira de Informática na Educação.

Papers in conferences

Analysis and Optimization of Fine-Pitch Gold Wire Ball Bonding Thermosonic Parameters
2021. SIM 2021 - 36º Simpósio Sul de Microeletrônica.
A Portuguese dataset for evaluation of Semantic Question Answering
2020. PROPOR.
Parallel Monte Carlo Tree Search in General Video Game Playing
2020. Bracis - Brazilian Conference on Intelligent Systems.
Model for Bayesian Networks Conversion from Summary-Based Health Ontologies
2020. SABI - Congreso de Bioingeniería y Jornadas de Ingeniería Clínica.
Evaluating a new approach to data fusion in wearable physiological sensors for stress monitoring
2020. BRACIS - Brazilian Conference on Intelligent Systems.
Exploring Heterogeneous Data Processing to Improve Clinical Applications
2020. SBCAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO APLICADA À SAÚDE.
Towards Classification and Prediction of Stress Patterns using Multiple Physiological Signals
2020. UR-AI Upper-Rhine Artificial Intelligence Symposium 2020.
Ontology of cardiovascular and respiratory diseases
2020. CICCSI - Congreso Internacional de Ciencias de la Computación y Sistemas de Información.
Aplicação de Deep Learning para Diagnóstico de Pneumonia Causada por COVID -19 a partir de Imagens de Raio X
2020. CBIS 2020 (XVII Congresso Brasileiro de Informática em saúde).
Binary Segmentation of Seismic Facies Using Encoder-Decoder Neural Networks
2020. NeurIPS 2020 LXAI Workshop.
Modelo de Apoio ao Desenvolvimento de Pensamento Crítico na Área da Saúde Utilizando Rede Bayesiana
2019. Computer on the Beach 2019.
Simulação de controle de semáforos inteligentes utilizando agentes com comunicação direta
2019. Computer on the Beach 2019.
A Hybrid model for fraud detection on purchase orders
2019. 20th International Conference on Intelligent Data Engineering and Automated Learning (IDEAL).
EduTrail: Um modelo para acompanhamento ubíquo de grupos de aprendizes usando histórico dos contextos
2019. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.
Um Modelo para Criação de Jogos Sérios e Ubíquos orientados à Aprendizagem baseada em Problemas
2019. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.
Estudando o impacto da gamificação na aprendizagem e engajamento de alunos de acordo com os traços de personalidade e a orientação motivacional
2019. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.
Um Modelo para Predição de Reprovação de Aprendizes na Educação a Distância usando Árvores de Decisão (aceito para publicação em Maio)
2019. Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação - SBSI.
Fostering natural language question answering over knowledge bases in oncology EHR
2019. CBMS - International Symposium on Computer-Based Medical Systems.
Studying the impact of gamification on learning and engagement of introverted/extroverted students
2019. IEEE ICALT International conference on Advanced Learning Technologies and Technology-enhanced Learning.
Exploração do uso de bases de conhecimento e processamento de linguagem natural em um simulador de casos clínicos
2018. Computer on the Beach.
Uma abordagem linguística para sistemas de Perguntas e Respostas Curtas
2018. Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação.
WiTi-Lex: Uma ferramenta para extração de informações sobre pessoas e análise de sentimentos de opiniões
2018. Computer in the Beach.
Athena!: um protótipo de um sistema de perguntas e respostas a partir de base de dados abertas e conectadas
2018. Computer in the Beach.
Sistemas de apoio à decisão clínica e extração de informação na oncologia
2018. XVI Congresso Brasileiro de Informática em Saúde.
Natural language question generation from Connected Open Data: a study of possibilities
2018. XLIV Conferência Latino-americana de Informática.
Inteligência Artificial aplicada a um simulador educacional na área da saúde
2018. XVI Congresso Brasileiro de Informática em Saúde.
Proposta de uso de ontologias e PLN para recuperação de perguntas e geração de respostas curtas no Health Simulator
2017. Seminário de Pós-graduação - INOVAMUNDI.
Avaliando a similaridade semântica entre frases curtas através de uma abordagem híbrida
2017. STIL - Symposium in Information and Human Language Technology.
Prediction of sustainable urban mobility through interface Web
2016. 4th IFAC Symposium on Telematics Applications.
FITDATA: Um sistema para monitoramento de atividade física baseado em dispositivos móveis
2016. Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação SBSI.
Hígia: Um modelo para cuidado ubíquo de pessoas com depressão
2016. Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação SBSI.
L2PM: relato de uma experiência sobre o ensino integrado de Lógica, Programação e Matemática para Computação
2016. WEI'2016 - XXIV Workshop sobre Educação em Computação.
An Application for Mobile Devices Focused on Clinical Decision Support: Diabetes Mellitus Case
2016. Ambient Intelligence- Software and Applications ? 7th International Symposium on Ambient Intelligence (ISAmI 2016).
EDUARDO: Um Modelo Semântico Para Integração Automática de Conteúdo com um Agente Conversacional Inteligente
2016. WebMedia 2016 ? 22º Simpósio Brasileiro de Multimídia e Web.
Uma Proposta de Base de Conhecimento para Aplicações do Âmbito de HIV/AIDS
2016. Conferência Latino Americana de Informática - CLEI 2016.
Tri-Lua: Using gamification as Support Learning Programming Language
2016. 10th European Conference on Games Based Learning - ECGBL.
Assistive Robotics: Adaptive Multimodal Interaction Improving People with Communication Disorders
2016. 4th IFAC Symposium on Telematics Applications.
Pensamento Computacional no Ensino Superior: Relato de uma oficina com professores da Universidade do Vale do Rio dos Sinos
2016. II Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, Algoritmos e Programação (WAlgProg/2016) - Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2016).
Um Modelo para Integração de Informações de Bases de Dados Abertos e conectados, com uso de Ontologias
2016. 35th International Conference of the Chilean Computer Science Society (SCCC).
Experimentos de uso de bases abertas e conectadas em aplicações da Argument Web
2016. 35th International Conference of the Chilean Computer Science Society (SCCC).
A serious game to foster historical heritage memory
2016. Apps.Edu - Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2016).
Tri-lua ? O Ensino da Lógica de Programação em uma Proposta Lúdica Gamificada com Mineração de Dados
2016. XXI Congreso Internacional de Informática Educativa (TISE 2016).
Sete Povos: Games e Realidade Virtual para contar a história das Missões Jesuíticas no Brasil
2016. SBGAMES 2016.
A MODULE FOR SENTIMENT ANALYSIS IN MOODLE
2016. International Technology, Education and Development Conference.

Extended abstracts in conferences

Paralelização do Algoritmo RETE usando Threads
2016. XVI Escola Regional de Alto Desempenho do Estado do Rio Grande do Sul (ERAD/RS 2016).
Learning Objects, Distance Education and Young Adults and Adults Education
2010. E-Learn 2010 - World Conference on E-Learning in Corporate, Government, Healthcare, and Higher Education.
SCOMIL: uma ferramenta livre para criação de conteúdo multimídia baseada nos padrões SCORM e SMIL
2007. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.

Abstracts in conferences

Development Of A Recommender System To The Virtual Patient Simulator Health Simulator
2017. WEBMEDIA.
A Model Based on Heterogeneous Data Processing for Clinical Support Applications
2017. Webmedia.
Representação e utilização de registros médicos de maneira estruturada
2016. Escola Regional de Computação Aplicada à Saúde ERCAS.
Qualis SR: Um Sistema Híbrido de Recomendação de Tratamento para Infecções
2016. Escola Regional de Computação Aplicada à Saúde (ERCAS 2016).
A model for textual entailment based on linguistic rules
2016. PROPOR ? International Conference on the Computational Processing of Portuguese.

See all publications in Lattes

Current students

MS

Gerson Marques. Sistemas de Recomendação Edcacionais. Início: 2020. Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Orientador principal)
Jonathan Camargo. Plataforma híbrida para detecção de fake-news. Início: 2020. Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Orientador principal)
William Froelich. Classificação de padrões em dados fisiológicos. Início: 2020. Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Orientador principal)
Lucas Alves. Aplicações de Inteligência Artificial na Geociência (provisório). Início: 2020. Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Orientador principal)

PhD

Blanda Mello. Modelo de uma Base de Conhecimento para a interoperabilidade semântica de Registro Eletrônico de Saúde no padrão OpenEHR. Início: 2020. Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Orientador principal)
Luciano Zanuz. Aplicações de Inteligência Artificial no campo jurídico. Início: 2020. Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Orientador principal)
Diego Pinheiro da Silva. Aplicação de técnicas de Aprendizagem Profunda (Deep Learning) com técnicas de Processamento de Linguagem Natural e Teorias Linguísticas para automatização de dados não estruturados em saúde. Início: 2019. Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Orientador principal)
Michele Jackeline Andressa Rosa. Aplicação de técnicas de Inteligência Artificial para Gestão de Finanças Pessoais. Início: 2019. Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Orientador principal)
Tiago Luis de Andrade. Metodologias ativas/colaborativas na mitigação da evasão em EAD: uma análise baseada em Learning Analytics e Mineração de Dados Educacionais. Início: 2019. Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Orientador principal)
Armando Leopoldo Keller. Método evolutivo para planejamento de obras em sistemas de distribuição de energia elétrica com foco em indicadores coletivos de continuidade. Início: 2019. Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Orientador principal)
JOÃO OLEGÁRIO DE OLIVEIRA DE SOUZA. METODOLOGIA PARA CONTROLE DE PRÓTESE DE MÃO DE BAIXO CUSTO ATRAVÉS DA CLASSIFICAÇÃO DE SINAIS VIA REDES NEURAIS ARTIFICIAIS E FUSÃO DE SENSORES. Início: 2018. Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Orientador principal)

See all students in Lattes