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Raquel O. Prates


Raquel O. Prates

Universidade Federal de Minas Gerais
DCC

Associated researcher





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Last update: 2021/06/04


Degrees

Ph.D. Informática na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 1998
M.Sc. Informática na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 1994
B.Sc. Ciência da Computação na Universidade Federal de Minas Gerais em 1991


Current projects

2020 a AtualTELECOVID-19: Intervenção Multifacetada Usando Ferramentas de Telessaúde para Enfrentamento da COVID-19

Integrantes: Raquel Oliveira Prates (coordenador), Wagner Meira Junior, Zilma Silveira Nogueira Reis, Thiago Castro Ferreira, ANTONIO LUIZ PINHO RIBEIRO, Milena Soriano Marcolino, Leonardo Bonisson Ribeiro, Adriana Silvina Pagano, Bruno Azevedo Chagas, Kícila Ferreguetti de Olveira.
2019 a AtualPesquisa Analítica e Empírica para a Geração de Recomendação para a Introdução de Pensamento Computacional no Ensino Fundamental II
Embora exista um grande número de ambientes para o ensino de pensamento computacional para crianças, não encontramos na literatura nenhuma pesquisa que apresente como resultado uma metodologia para auxiliar educadores e profissionais que querem ensinar pensamento computacional. Neste contexto, este projeto tem como objetivo propor uma metodologia baseada no uso de Metáforas de Perspectivas Culturais para ensino de pensamento computacional para crianças do ensino fundamental que possa ser (re)usada por outras pessoas. Para isso, adotaremos a seguinte abordagem metodológica: 1) Análise de materiais existentes voltados para o ensino de pensamento computacional em websites online voltados para este fim, ou descritos na literatura para ensinar pensamento computacional; 2) Proposta de metodologia para ensino de pensamento computacional usando as Metáforas de Perspectivas Culturais e, 3) Avaliação das atividades propostas para cada tipo de metáfora cultural através de atividade educacional para crianças do ensino fundamental II em parceria com o Centro Pedagógico da UFMG.
Integrantes: Raquel Oliveira Prates (coordenador), Elaine Soares França, Gabriela Amaral Araújo de Oliveira, Oto Braz Assunção, Nathalia Campos Braga.
2016 a AtualINCT-MCS: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para uma Sociedade Massivamente Conectada (Massively Connected Society): Uma abordagem Ciber-Física e Social
O objetivo deste projeto é prover suporte para uma sociedade massivamente conectada, avançando o estado da arte em técnicas de sensoriamento (ou aquisição de dados), modelagem e predição, bem como de tomada de decisão e atuação. Projeto de pesquisa aprovado na Chamada INCT - MCTI/CNPq/CAPES/FAPs 16/2014.
Integrantes: Virgílio Augusto Fernandes de Almeida (coordenador), Raquel Oliveira Prates.
2014 a AtualHCI in Brazil and Denmark
O objetivo do projeto é apoiar a colaboração de pesquisadores no Brasil e Dinamarca na área de IHC e Sistemas Colaborativos. Identificou-se que as principais questões de interesse comum aos diversos pesquisadores envolvidos são teorias de IHC e colaboração, design participativo e baseado em modelos e Governo Eletrônico. Faz parte do projeto identificar as questões específicas sobre as quais a colaboração acontecerá. Para isso estão previstos encontros e discussões temáticas.
Integrantes: Raquel Oliveira Prates (coordenador), Clarisse Sieckenius de Souza, Marcos Roberto da Silva Borges, Susanne Bødker, Liam Bannon, Kim Halskov.
2014 a AtualPerFeiÇão: Perfil Feminino em computaÇão
A participação feminina em cursos na de computação ou profissões ligadas não é alta, e tem diminuído sistematicamente ao longo dos anos. Assim, o objetivo geral desse projeto é dividido em duas partes complementares: primeiro, traçar um perfil das mulheres da área de Computação, e partir de tal perfil, trabalhar para atrair meninas para a área e reter as que já se encontram na Computação.
Integrantes: Mirella Moura Moro (coordenador), Raquel Oliveira Prates, Jussara Marques de Almeida, Gisele Lobo Pappa, Raquel Cardoso Melo Minardi, ana paula couto da silva, Mariza Andrade da Silva Bigonha, Olga N. Goussevskaia.
2014 a AtualAmpliação e digitalização do acervo do projeto Visitas
O Departamento de Matemática da UFMG mantém o Projeto Visitas que tem por objetivo receber alunos do ensino fundamental e apresentar conteúdos através de jogos e outras formas lúdicas. A participação da Profa. Raquel neste projeto tem o objetivo de permitir a avaliação e extensão do Pingo, um ambiente criado para apoiar a criação e uso de jogos computacionais em sala de aula, permitindo a customização de aspectos do conteúdo pelo professor. No caso, o Pingo será usado para criar versões digitais de jogos e novos jogos para o Projeto Visitas.
Integrantes: Raquel Oliveira Prates (coordenador), Luiz Chaimowicz, Denise Notini Nogueira, Aniura Milanes Barrientos, Jorge Sabatucci.
2009 a AtualINWeb - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Web
O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Web tem por objetivo desenvolver modelos, algoritmos e novas tecnologias que permitam aumentar a integração da Web com a sociedade. Como resultado, nós esperamos tornar mais efetiva e mais segura a distribuição de informação, mais eficazes e eficientes os seus serviços, para que a Web se torne um vetor de mudanças sociais e econômicas no país. O INWeb é uma parceria da UFMG com CEFET-MG, UFAM e UFRGS.
Integrantes: Virgílio Augusto Fernandes de Almeida (coordenador), Raquel Oliveira Prates, Wagner Meira Júnior, Dorgival Olavo Guedes Neto, Renato Antônio Celso Ferreira, Wagner Meira Junior, Jussara Marques de Almeida, Marcos André Gonçalves, Alberto Henrique Frade Laender, Gisele Lobo Pappa, Clodoveu Augusto Davis Junior, Mirella Moura Moro, Nivio Ziviani, Arnaldo de Albuquerque, Berthier Ribeiro Neto.
2006 a AtualHP- Improving Introductory Computer Science Course through the Use of Tablet PC
This project aims at using the Tablet PC for teaching Algorithms and Data Structures II, a basic Computer Science course, mandatory to students majoring in 5 areas, namely Computer Science, Computational Mathematics, Information Science, Electrical Engineering, and Automation Control, and optional to students majoring in a few other areas. The course is typically taken during the second semester of under-graduate studies. Its program includes introduction to computers and programming languages, program design, program implementation in a high level language, and a broad view of the Computer Science area and its scope. To achieve the project?s main goal, the course will be redesigned to use the Tablet PC during lectures, offering the teacher and students the chance to use digital ink during topic explanation, assignment resolution and correction. The digital ink will also be explored in a peer review process, where students have the chance to review each other?s solutions and discuss the content presented. We believe this redesign will favor a more interactive and dynamic environment for teaching and learning, and at the same time offer the benefits from a digital Internet-connected medium.
Integrantes: Raquel Oliveira Prates (coordenador).

Current applied research projects

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Recent publications

Articles in journals

A New Non-Deterministic Drama Manager for Adaptive Interactive Storytelling
2020. ENTERTAINMENT COMPUTING.
Exploring Young Adults? Understanding and Experience with a Digital Legacy Management System
2019. SBC JOURNAL ON 3D INTERACTIVE SYSTEMS.
Development of a Virtual Reality-Based Game Approach for Supporting Sensory Processing Disorders Treatment
2019. INFORMATION.
Chatbots Explain Themselves: Designers' Strategies for Conveying Chatbot Features to Users
2018. SBC JOURNAL ON 3D INTERACTIVE SYSTEMS.
Understanding How GitHub Supports Curation Repositories
2018. Future Internet.
Analyzing the Communicability of Configuration Decision Space Over Time in Collaborative Systems through a Case Study
2017. SBC JOURNAL ON 3D INTERACTIVE SYSTEMS.
Combining Configurable Interaction Anticipation Challenges and Volitional Aspects in the Analysis of Digital Posthumous Communication Systems
2017. SBC JOURNAL ON 3D INTERACTIVE SYSTEMS.
An Exploratory Qualitative Study on People?s Attitudes towards Offline and Online Social Networks: A Case Study at a Brazilian University
2015. SBC Journal on 3D Interactive Systems.
Assessing the Semiotic Inspection Method ? The Evaluators? Perspective
2013. Revista de Informática Teórica e Aplicada: RITA.
Can inspection methods generate valid new knowledge in HCI? The case of semiotic inspection method
2010. International Journal of Human-Computer Studies (Print).
Compulsory institutionalization: investigating the paradox of computer-supported informal social processes
2004. Interacting with Computers.
A method for communicability evaluation of user interfaces
2000. Interactions (New York, N.Y.).

Papers in conferences

Relato da Aplicação de uma Sequência Didática Fundamentada nas Metáforas de Perspectivas Culturais para Fomentação do Pensamento Computacional
2021. Workshop sobre Educação em Computação (WEI).
Árvore da Ciência: Uma Plataforma para Exploração da Genealogia Acadêmica Brasileira
2021. Seminário Integrado de Software e Hardware (SEMISH).
Analyzing the application of the privacy design model in WhatsApp
2020. IHC '20: XIX Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems.
Practice-centered HCI
2020. IHC '20: XIX Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems.
Comparing users' perception of different chatbot interaction paradigms
2020. IHC '20: XIX Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems.
SÊNTIMUS: um Jogo Digital Musical para Crianças com Hipersensibilidade Sonora e Características dos Transtornos do Neurodesenvolvimento
2019. Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde (SBCAS).
Strategies to Introduce Computational Thinking to Children:An Analysis based on Cultural Viewpoint Metaphors
2019. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2019).
A Proposal to Adapt SIM to Analyze Screen Reader Mediated Interaction
2019. Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2019).
Using Cultural Viewpoint Metaphors in the Analysisof Computational Thinking Teaching
2019. Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais.
An Analysis of MoLIC?s Consolidation
2019. Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais.
An Investigation of User Actions and Experiences when Exposed to YouTube Video Ads
2018. the 24th Brazilian Symposium on Multimedia and the Web.
Young Adults? Perspective on Managing Digital Legacy An Analytical and Exploratory Study
2018. Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC).
Imaginator: A Virtual Reality Based Game for theTreatment of Sensory Processing Disorders
2018. International Conference on Serious Games and Applications for Health (SeGaH).
Inspeção de um Jogo Digital Musical na Hipersensibilidade Sonora e Transtornos do Desenvolvimento
2018. Congresso Brasileiro de Informática em Saúde.
Musical app in hypersensitivity to sounds and neurodevelopmental disorders: Applicable strategies.
2018. 11th International Conference of Students of Systematic Musicology.
An Exploratory Analysis of Interactive Systems for Introducing Programming based on Cultural Viewpoint Metaphors
2018. Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC).
Intermediated Semiotic Inspection Method (Método de Inspeção Semiótica Intermediado)
2018. Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC).
Evaluating the PROMISE framework for Trust in Sharing Economy System
2018. Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC).
HCI Education in Brazil in the light ofCurricula Guidelines
2018. XXVI Simpósio Ibero-Americano em Educação Superior em Computação at XLIV Conferência Latino-americana de Informática.
Análise de Acessibilidade no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle: Um Estudo de Caso do Uso do MIS com Leitores de Tela
2018. Conferência Internacional sobre Informática na Educação (TISE).
Human Values in HCI: a challenge for the GrandIHC-BR
2017. Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC).
Um Framework Conceitual para o Projeto de Sistemas de Gerenciamento de Legado Digital de Usuários
2017. Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC).
Here's What I Can Do: Chatbots' Strategies to Convey Their Features to Users.
2017. Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC).
Uma Análise de Confiabilidade em Pesquisas em Sistemas de Economia Colaborativa
2017. Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC).
Carona Universitária App: Investigando as Relações de Troca, Segurança e Recompensa no Desenvolvimento de uma Aplicação Móvel Voltada a uma Comunidade
2016. Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC).
Updates effects in a Puzzle/RPG game and their impacts on players´ experience
2016. Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames).
Análise da Antecipação da Interação e de Aspectos Volitivos em Sistemas de Comunicação Digital Póstuma
2016. Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC).
Analysis of Configuration Decision Space Over Time: The Google Inactive Manager Account Case
2016. Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC).
PryMeVis: Uma ferramenta para Modelagem de Design de Privacidade
2016. Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC).
Uma Análise do Impacto do Anonimato em Comentários de Notícias Online
2016. Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC).
Investigating the Use of a Simulator to Support Users in Anticipating Impact of Privacy Settings in Facebook
2014. the 18th International Conference.
Identifying Potential Social Impact of Collaborative Systems at Design
2007. INTERACT 2007 - eleventh IFIP TC13 International Conference on Human-Computer Interaction.

Extended abstracts in conferences

Recommendations for Sharing Economy Design based on User Trust
2019. Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2019).
Proposta do Uso de Múltiplos Recursos para o Ensino de Pensamento Computacional no Ensino Fundamental II: Um Relato de Experiência
2019. Workshop de Informática na Escola (WIE).
Interaction Anticipation: Communicating Impacts of Groupware Configuration Settings to Users
2015. Fifth International Symposium on End-User Development.
Making Decisions about Digital Legacy with Google?s Inactive Account Manager
2015. IFIP TC.13 International Conference on Human-Computer Interaction (INTERACT).
Repositório virtual para catalogação de métodos de avaliação para sistemas colaborativos
2013. Simpósio Brasileiro de Sistema Colaborativos (SBSC).

Abstracts in conferences

PENSi ? Research Group in Semiotic Engineering and Interaction
2017. Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC).
The Rise of Curation
2015. Conference on Human Computation and Crowdsourcing (HComp).
Suporte à Aplicação do Método de Inspeção Semiótica por uma Ferramenta online
2013. Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC).
AMPLIAR: Um Ambiente de Aprendizado em Programação Linear
2005. Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional.
Design e Avaliação de Interfaces para Ambientes Educacionais
2004. VI Simpósio sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, IHC'2004..

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Current students

MS

Mariana Aparecida dos Santos. A ser definido. Início: 2019. Universidade Federal de Minas Gerais (Orientador principal)
Amanda Fernandes Pereira. Desenvolvimento de um Ambiente Gerador de Jogos para Crianças com Baixa Visão. Início: 2018. Universidade Federal de Minas Gerais (Orientador principal)
Ulisses da Silva Fernandes. A ser definido. Início: 2018. Universidade Federal de Minas Gerais (Orientador principal)
Lucas Pedroso Carvalho. Um Ambiente para Guiar a Avaliação de Acessibilidade de Sistemas Web. Início: 2017. Universidade Federal de Minas Gerais (Orientador principal)
Lídia Silva Ferreira. nvestigando estratégias de curadoria coletiva em um contexto científico de compartilhamento de métodos e modelos. Início: 2017. Universidade Federal de Minas Gerais (Orientador principal)

PhD

Glívia Angelica Rodrigues Barbosa. A ser definido. Início: 2020. Universidade Federal de Minas Gerais (Orientador principal)
Joana Gabriela Ribeiro de Souza. Desenvolvimento de Jogos Educacionais por Usuários Finais. Início: 2019. Universidade Federal de Minas Gerais (Co orientador)
Débora Line Gomes. Utilizando Interação Multissensorial no Desenvolvimento de Jogos para Crianças Autistascom Hipersensibilidades. Início: 2018. Universidade Federal de Minas Gerais (Orientador principal)
Ana Paula de Carvalho. Modelo para Desenvolvimento de Jogos Customiz´aveis para Terapeutas de Crianc¸as com Transtorno do Espectro Autista. Início: 2017. Universidade Federal de Minas Gerais (Orientador principal)
Fabrício Horácio Sales Pereira. Configurações antecipatórias e futuro do Legado Digital de usuários. Início: 2017. Universidade Federal de Minas Gerais (Orientador principal)

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