DCC - UFMG
+55 31 3409 5860
ciia-saude@dcc.ufmg.br

Marilton Sanchotene de Aguiar


Marilton Sanchotene de Aguiar

Universidade Federal de Pelotas
Computação

Collaborating Researcher





Information extracted from Lattes platform


Last update: 2021/03/26


Degrees

Ph.D. Computação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2004
M.Sc. Computação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1998
B.Sc. Ciência da Computação na Universidade Católica de Pelotas em 1995


Current projects

2017 a AtualGestão Participativa dos Recursos Hídricos Utilizando Jogos Computacionais e Sistemas Multiagente (UFPel)
O principal objetivo desse projeto é a formalização, desenvolvimento e aplicação de uma ferramenta (jogo) para gestão participativa dos recursos hídricos no estado no Rio Grande do Sul, utilizando MABS e RPG. Como objetivos específicos, tem-se: i) Contato e formalização de parcerias com o Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas da Lagoa Mirim e do Canal São Gonçalo; ii) Modelagem e formalização do problema do comitê, bem como aquisição dos dados georreferenciados da região, para desenvolvimento do primeiro protótipo; iii) Análise dos dados obtidos, bem como escrita de relatórios técnicos e artigos científicos.
Integrantes: Marilton Sanchotene de Aguiar (coordenador), Diana Francisca Adamatti, Raquel de Miranda Barbosa, Born, Míriam Blank, Renata Zottis Junges, Karine Pestana Ramos.
2016 a AtualSistemas Ciber-Físicos Inteligentes para o Manejo Integrado de Pragas
O Brasil está passando por um processo consistente de modernização da agricultura, por meio da adoção tanto de máquinas de última geração quanto de ferramentas de Tecnologia da informação (TI) para gestão informatizada das lavouras. A mecanização e a informatização, aliadas ao fortalecimento do agronegócio, tem sido motores da consolidação de um segmento internacionalmente notável pela produtividade, eficiência e competitividade. Neste sentido, a adoção da Agricultura de Precisão em programas de manejo de pragas constitui-se uma alternativa à agricultura tradicional, que apresenta práticas que tem provocado impactos ambientais e custos desnecessários ao produtor. O Manejo Integrado de Pragas (MIP) refere-se à integração de diferentes ferramentas para a otimização do controle de pragas agrícolas. O emprego conjunto das diferentes ferramentas, de maneira planejada e em harmonia, é a base para o sucesso de um programa de MIP. Novas ferramentas de controle estão sendo disponibilizadas para utilização no MIP, como o controle biológico, por meio da liberação de inimigos naturais. Contudo, o uso eficiente bem como a adoção destas ferramentas é dependente de uma correta amostragem ou monitoramento das populações de pragas, e também da apropriada integração das informações. Atualmente as práticas de monitoramento e liberação de agentes de controle biológico são constituídos essencialmente como um trabalho manual e laborioso, diminuindo assim, consideravelmente seu emprego e, muitas vezes, limitando a implementação do MIP adequadamente. Neste contexto, os sistemas computacionais embarcados, aliados ao emprego de técnicas de inteligência artificial, tem permitido o desenvolvimento de tecnologias, as quais são capazes de superar tais dificuldades, tanto no monitoramento quanto na liberação de agentes de controle biológico. Assim, este projeto pretende investigar a utilização de armadilhas inteligentes e veículos aéreos não tripulados no MIP, como ferramentas da Agricultura de Precisão. Sendo utilizadas técnicas de visão computacional, inteligência artificial e redes de sensores sem fio.
Integrantes: paulo roberto ferreira jr (coordenador), Marilton Sanchotene de Aguiar, William Dalmorra Souza, Thainan Bystronski Remboski, Sandro Daniel Nornberg, RAFAEL DA SILVA GONÇALVES.
2016 a AtualInteligência Artificial Aplicada aos Sistemas Ciber-Físicos
Sistemas Ciber-Físicos, do inglês Cyber-Physical Systems (CPS), é a denominação que passou recentemente a ser empregada para identificar uma grande gama de sistemas complexos, que envolvem conhecimentos multidiciplinares, e que integram sistemas computacionais embarcados interagindo com o mundo físico. O emprego de técnicas de Inteligência Artificial (IA) na computação embarcada nestes sistemas avança na caracterização de uma área de pesquisa atual que envolve redes de sensores sem fio, veículos aéreos não tripulados autônomos, internet das coisas, etc. A pesquisa e o desenvolvimento em IA aplicada em Sistemas Ciber-Físicos, ou em inglês Smart Cyber-Physical Systems (SCPS), envolve aplicações avançadas em Agricultura, Ecologia, Busca e Salvamento, Saúde, entre outras de grande impacto na sociedade atual. Existem vários desafios no emprego de técnicas de IA aos Sistemas Ciber-Físicos associados a complexidade destes sistemas. Este projeto pretende enfrentar e alguns destes desafios focando, principalmente, na aplicação dos SCPS em problemas reais.
Integrantes: paulo roberto ferreira jr (coordenador), Marilton Sanchotene de Aguiar, Julio Carlos Balzano de Mattos, Lisane Brisolara de Brisolara, William Dalmorra Souza, Thainan Bystronski Remboski, GUILHERME TOMASCHEWSKI NETTO.
2015 a AtualProposta Metodológica para a Introdução do Raciocínio Computacional no Ensino Fundamental
Raciocínio Computacional (RC) é um método para solução de problemas que utiliza os fundamentos e técnicas da Ciência da Computação. De forma geral, habilidades comumente utilizadas na criação de programas computacionais para resolver problemas específicos são utilizadas como uma metodologia para resolver problemas nas mais diversas áreas. O projeto tem por objetivo geral criar uma rede educacional para consolidar o Raciocínio Computacional no âmbito do quarto e quinto ano do ensino fundamental. São objetivos específicos: introduzir alunos e professores do ensino fundamental ao processo de solução de problemas denominado Raciocínio Computacional; criar uma proposta metodológica para o desenvolvimento de habilidades e a promoção de atitudes essenciais do Raciocínio Computacional, incluindo a proposição de tutoriais, textos didáticos, atividades e materiais de apoio integrados ao conteúdo programático das disciplinas do quarto e quinto ano do ensino fundamental; despertar a vocação científica e incentivar talentos para a área de computação; disponibilizar todos os resultados obtidos para a comunidade escolar.
Integrantes: Simone André da Costa Cavalheiro (coordenador), Marilton Sanchotene de Aguiar, Renata Hax Sander Reiser, André Rauber Du Bois, Luciana Foss, Clause Fátima de Brum Piana, ANA MARILZA PERNAS FLEISCHMANN.
2013 a AtualEXP-PC Explorando o Pensamento Computacional para a Qualificação do Ensino Fundamental
A falta de profissionais bem formados e de mão de obra qualificada é uma realidade no Brasil. A globalização econômica e as inovações tecnológicas mudaram o perfil do profissional requerido pelos diversos setores da economia. Um trabalhador é cobrado por seu conhecimento, desempenho, colaboração, criatividade, pensamento crítico, responsabilidade e capacidade de solucionar problemas. Concomitante a esta realidade, surge o Pensamento Computacional como uma metodologia para resolver problemas capaz de desenvolver muitas das habilidades requeridas hoje pelo mercado de trabalho. Pensamento Computacional é um método para solução de problemas que utiliza como base os fundamentos e técnicas da ciência da computação. De forma geral, habilidades comumente utilizadas na criação de programas computacionais para resolver problemas específicos são utilizadas como uma metodologia para resolver problemas de forma geral. Empresas multinacionais apoiaram esta ideia e se empenharam na disseminação desta metodologia. Diante destas experiências e dos resultados científicos já atingidos neste ramo, este projeto propõe o desenvolvimento de ações para promover o Pensamento Computacional em escolas do Ensino Fundamental do município de Pelotas, como resposta a necessidade de preparar os estudantes de hoje para o mercado de trabalho atual e futuro.
Integrantes: Simone André da Costa Cavalheiro (coordenador), Marilton Sanchotene de Aguiar, Renata Hax Sander Reiser, André Rauber Du Bois, FOSS, LUCIANA, Clause Fátima de Brum Piana, ANA MARILZA PERNAS FLEISCHMANN.

Current applied research projects

See all projects in Lattes

Recent publications

Articles in journals

The Strategies of the Players of an RPG Game in the Context of Water Resources Management: an analysis based on the Discourse of the Collective Subject
2021. REVISTA ELETRÔNICA EM GESTÃO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA AMBIENTAL.
A Learning Analytics Approach to Identify Students at Risk of Dropout: A Case Study with a Technical Distance Education Course
2020. Applied Sciences-Basel.
Water Resources Analysis: An Approach based on Agent-Based Modeling
2020. REVISTA DE INFORMÁTICA TEÓRICA E APLICADA: RITA.
Evaluation of Flood Timing and Regularity over Hydrological Regionalization in Southern Brazil
2019. JOURNAL OF HYDROLOGIC ENGINEERING.
Artificial intelligence for identifying hydrologically homogeneous regions: A state-of-the-art regional flood frequency analysis
2019. HYDROLOGICAL PROCESSES.
A Legislation-Oriented VLE-MAS System Applied to MOODLE
2018. Research in Computer Science.
Uma metodologia baseada em Agentes e Algoritmos Genéticos para a redução da poluição: um estudo de caso dos tempos de semáforos no centro da cidade de Rio Grande/RS
2017. REVISTA DE INFORMÁTICA APLICADA.
Computação na Educação Básica no Brasil: o Estado da Arte
2016. REVISTA DE INFORMÁTICA TEÓRICA E APLICADA: RITA.
Artificial intelligence techniques coupled with seasonality measures for hydrological regionalization of Q90 under Brazilian conditions
2016. Journal of Hydrology (Amsterdam).

Papers in conferences

Systematic Review of Literature on Recommendation Systemsand Machine Learning Applied to Multiagent Systems
2020. 14o. Workshop-Escola de Sistemas de Agentes, seus Ambientes e apliCações - WESAAC.
Modelagem da Organização de um Sistema Multiagente no Contexto de Recursos Hídricos
2020. 14o. Workshop-Escola de Sistemas de Agentes, seus Ambientes e apliCações - WESAAC.
Estudo comparativo em GAMA e Google Earth Engine: possibilidades para a área de sistemas multiagente
2020. 14o. Workshop-Escola de Sistemas de Agentes, seus Ambientes e apliCações - WESAAC.
Google Earth Engine e sua aplicabilidade na gestão de recursos hídricos
2020. Workshop de Computação Aplicada à Gestão do Meio Ambiente e Recursos Naturais.
Mapping needs, motivations, habits and strategies of RPG players in the context of water resources management
2020. 2020 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE).
AgentDevLaw: A Middleware Architecture for Integrating Legal Ontologies and Multi-agent Systems
2020. BRACIS - Brazilian Conference on Intelligent Systems.
Diagnosis of Apple Fruit Diseases in the Wild with Mask R-CNN
2020. BRACIS - Brazilian Conference on Intelligent Systems.
RDE-MOGA: Automatic Selection of Rate-Distortion-Energy Control Points for Video Encoders Using Muti-Objetive Genetic Algorithm
2020. ICASSP 2020 2020 IEEE International Conference on Acoustics, Speech and Signal Processing (ICASSP).
Modelagem Baseada em Agentes para Análise de Recursos Hídricos
2019. WESAAC - 13o. Workshop-Escola de Agentes, seus Ambientes e Aplicações.
Mineral Classification Using Machine Learning and Images of Microscopic Rock Thin Section
2019. MICAI - 18th Mexican International Conference on Artificial Intelligence.
Systematic Review of Natural Resource Management using Multiagent Systems and Role-Playing Games
2019. MICAI - 18th Mexican International Conference on Artificial Intelligence.
Brazilian Traffic Signs Detection and Recognition in Videos Using CLAHE, HOG Feature Extraction and SVM Cascade Classifier with Temporal Coherence
2019. MICAI - 18th Mexican International Conference on Artificial Intelligence.
Deep Learning applied to the Identification of Fruit Fly in Intelligent Traps
2019. 2019 IX Brazilian Symposium on Computing Systems Engineering (SBESC).
Ontology-Based Legal System in Multi-agents Systems
2019. MICAI - 18th Mexican International Conference on Artificial Intelligence.
Uma abordagem para predição de estudantes em risco utilizando algoritmos genéticos e mineração de dados: um estudo de caso com dados de um curso técnico a distância
2019. VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação.
Proposta e Aplicação de Atividades para o Desenvolvimento das Habilidades de Organização de Informação e Pensamento Algorítmico
2019. XXV Workshop de Informática na Escola.
Sistema Multiagente para Gestão de Recursos H dricos: Modelagem da Bacia do São Gonçalo e da Lagoa Mirim
2019. X Workshop de Computação Aplicada à Gestão do Meio Ambiente e Recursos Naturais.
SFuzzy Avalia E/A: Avaliação de Discentes na Promoção do Ensino e da Aprendizagem de Habilidades via Pensamento Computacional
2018. CBSF - V Congresso Brasileiro de Sistemas Fuzzy.
Identification of fruit fly in intelligent traps using techniques of digital image processing and machine learning
2018. the 33rd Annual ACM Symposium.
Sistemas multiagentes, TPO e SML e linguagens de domínio ecológico
2018. MCSUL - 8o. Conferência Sul em Modelagem Computacional.
A Model for Pest Infestation Prediction in Crops Based on Local Meteorological Monitoring Stations
2017. 2017 Sixteenth Mexican International Conference on Artificial Intelligence (MICAI).
A Legislation-Oriented VLE-MAS System Applied to MOODLE
2017. MICAI - Mexican International Conference on Artificial Intelligence.
Identificação de Insetos de Interesse em Armadilhas Inteligentes Utilizando Processamento Digital de Imagens e Aprendizagem de Máquina
2017. SBAI - XIII Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente.
Um Modelo Para Previsão de Infestações de Pragas em Lavouras Baseado nas Alterações Meteorológicas da Região
2017. SBAI - XIII Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente.
A legislation-oriented VLE-MAS system applied to MOODLE
2017. 2017 16th International Conference on Information Technology Based Higher Education and Training (ITHET).
Utilização do Simulador SUMO para Determinação dos Tempos de Semáforos Visando a Redução da Poluição: Um Estudo de Caso no Centro da Cidade de Rio Grande / RS
2016. Conferência Sul em Modelagem Computacional (MCSUL).
Pensamento Computacional no Ensino Fundamental: Relato de Atividade de Introdução a Algoritmos
2016. XXII Workshop de Informática na Escola.
Representação e Análise de Dados no Quinto Ano do Ensino Fundamental: Proposta de Atividade e Relato de Aplicação
2016. XXII Workshop de Informática na Escola.
Uma ferramenta computacional para a simulação da dispersão de poluentes na atmosfera
2016. XIX Encontro Nacional de Modelagem Computacional (ENMC 2016).

Extended abstracts in conferences

Sistemas Multiagente e Jogos de Papéis para Gestão de Recursos Naturais
2019. WESAAC - 13o. Workshop-Escola de Agentes, seus Ambientes e Aplicações.
Metodologia para interpretação e captura dos dados do sensor Leap Motion
2016. XXXVI Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional.
Captura de sinais de LIBRAS utilizando o sensor Kinect
2016. XXXVI Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional.
Reconhecimento de sinais de LIBRAS utilizando o sensor Leap Motion
2016. XXXVI Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional.
Aplicação de Interfaces Naturais como Tecnologia Assistiva em Casos de Mal de Parkinson
2016. XXXVI Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional.
Extensão intervalar da camada de convolução de redes neurais convolucionais
2016. XXXVI Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional.

Abstracts in conferences

Utilização do Simulador SUMO na Análise de Dispersão de Poluentes e Gerenciamento de Semáforos: Estudo de caso na cidade de Rio Grande/RS
2014. Mostra de Produção Universitária (MPU 2014).
Proposta de um Algoritmo Evolutivo para a Classificação de Melanomas a Partir de Imagens Capturadas por Dispositivos Móveis
2010. 11º Simpósio em Sistemas Computacionais (WSCAD-WIC).
Processamento de Imagens Baseado em Algoritmos Genéticos Fuzzy Intervalares
2009. CIC/UCPEL - 8° Mostra de Pós-Graduação.
UM ESTUDO SOBRE LÓGICA FUZZY E TÉCNICAS PARA SEGMENTAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO EM IMAGENS MÉDICAS
2009. 18 Congresso de Iniciação Científica da UCPel.
Segmentando e Classificando Informações a partir de Imagens Médicas com Alto Desempenho utilizando Algoritmos Genéticos e Quadtrees
2008. 8a. Escola Regional de Alto Desempenho.

See all publications in Lattes

Current students

MS

Anna Flávia Zimmermann Brandão. Sistemas Multiagente para Gerenciamento de Recursos Hídricos. Início: 2020. Universidade Federal de Pelotas (Orientador principal)
Matheus Eduardo Rodrigues Freitag. Machine Learning. Início: 2020. Universidade Federal de Pelotas (Orientador principal)
Karine Pestana Ramos. Aprendizado de máquina para tomada de decisão em sistemas multiagente. Início: 2019. Universidade Federal de Pelotas (Orientador principal)

PhD

Carlos Alexandre Silva dos Santos. Machine Learning e Processamento de Imagens Oftamológicas. Início: 2020. Universidade Federal de Pelotas (Orientador principal)
Daniele Fernandes e Silva. Simulação de sólidos deformáveis utilizando métodos baseados nas leis da física e machine learning. Início: 2020. Universidade Federal de Pelotas (Orientador principal)
Leroi Floriano Oliveira. Machine Learning. Início: 2020. Universidade Federal de Pelotas (Orientador principal)
Gustavo Lameirão de Lima. Sistemas multiagente para cooperação e colaboração em veículos autônomos. Início: 2019. Universidade Federal de Pelotas (Orientador principal)
Luciano Edson Mertins. Sobre aplicação de aprendizado de máquina para o descobrimento de novos fármacos. Início: 2018. Universidade Federal de Pelotas (Orientador principal)
Miriam Blank Born. Sistemas multiagentes e codificação distribuída de vídeos. Início: 2017. Universidade Federal de Pelotas (Orientador principal)
Carla Simone Guedes Pires. Framework para o desenvolvimento de sistemas multiagentes em nuvem. Início: 2016. Universidade Federal de Pelotas (Orientador principal)

See all students in Lattes