DCC - UFMG
+55 31 3409 5860
ciia-saude@dcc.ufmg.br

Leandro Krug Wives


Leandro Krug Wives

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Informática Aplicada

Collaborating Researcher





Information extracted from Lattes platform


Last update: 2021/05/05


Degrees

Ph.D. Computação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2004
M.Sc. Computação na Instituto de Informática em 1999
B.Sc. Ciência da Computação na Universidade Católica de Pelotas em 1996


Current projects

2018 a AtualSistemas de Recomendação Aplicados a Trajetórias de Aprendizagem
Este projeto tem como objetivo a proposição de métodos de recomendação de trajetórias de aprendizagem para alunos em ambientes virtuais de ensino utilizados para e-learning. Nesses ambientes, sobretudo em MOOCS, observa-se um alto grau de desistência dos alunos. Uma das hipóteses é que muitos ambientes (e seus cursos) não estão totalmente preparados para lidar com os diferentes interesses e perfis de usuário, os quais podem inclusive possuir diferentes níveis de conhecimento, acabando por deixar os alunos desinteressados. O projeto propõe o uso de tecnologias da web semântica, além de modelos de aprendizagem atuais, os quais permitem que os recursos usados pelos alunos no ambiente possam ser descritos de uma maneira computacionalmente mais inteligente. Estando corretamente descritos (recursos e alunos, em termo de contexto, perfil e interesses), é possível mapear os caminhos realizados pelos alunos nesses ambientes, verificando aqueles mais promissores. De posse desses caminhos e dos respectivos resultados, este projeto propõe recomendar o caminho mais adequado para cada perfil de aluno. Aprovado no edital PqG FAPERGS 2017.
Integrantes: Leandro Krug Wives (coordenador), José Valdeni de Lima, ALESSANDRO DA SILVEIRA DIAS, Ortegón-Romero, Oscar Yair, Igor Kühn, Alberto Bastos do Canto Filho, Giovanni Bohn Machado, Francisco Dutra dos Santos Junior, Rodolfo Helfenstein.

Current applied research projects

See all projects in Lattes

Recent publications

Articles in journals

Mineração de Dados Educacionais e Learning Analytics no contexto educacional brasileiro: um mapeamento sistemático
2021. INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO.
AwARE: a framework for adaptive recommendation of educational resources
2021. COMPUTING (WIEN. INTERNET).
Sistemas de Recomendação Educacional baseados em Competências: uma revisão sistemática da literatura
2020. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO.
Avaliação Cooperativa: Uma alternativa didática para aprimorar a aprendizagem no ensino superior no Brasil
2020. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO.
Learner-User Satisfaction Survey in the AdaptWeb Platform using the Learner Choices from Learner-Driven Learning
2020. Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE).
Educational Technology and Its Contributions in Students? Focus and Attention Regarding Augmented Reality Environments and the Use of Sensors
2019. JOURNAL OF EDUCATIONAL COMPUTING RESEARCH.
Leitura de ondas cerebrais como ferramenta para escolha das melhores práticas pedagógicas por parte dos docentes: um estudo quase experimental com estudantes do ensino superior
2019. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO.
Tendências de Pesquisas que Utilizam Learning Analytics em MOOCs: um mapeamento sistemático
2019. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO.
Recommender system for learning objects based in the fusion of social signals, interests, and preferences of learner users in ubiquitous e-learning systems
2019. Personal and Ubiquitous Computing.
Explicação de Recomendações com Diversificação: uma Revisão Bibliográfica
2018. CADERNOS DE INFORMÁTICA (UFRGS).
Um Estudo Sobre o Perfil de Professores do Ensino Fundamental e o Uso de Tecnologias para a Educação: uma Proposição de Agenda de Pesquisa a partir de Dados Educacionais
2018. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO.
Reactive, Proactive, and Extensible Situation-Awareness in Ambient Assisted Living
2017. Expert Systems with Applications.
Grouping of business processes models based on an incremental clustering algorithm using fuzzy similarity and multimodal search
2016. Expert Systems with Applications.
The influence of readability aspects on the user's perception of helpfulness of online reviews
2016. Revista de Sistemas de Informação da FSMA.
Improving business process retrieval using categorization and multimodal search
2016. Knowledge-Based Systems.
Pylinguistics: an open source library for readability assessment of texts written in Portuguese
2016. Revista de Sistemas de Informação da FSMA.
Using Social Networks to Web Services Discovery
2011. IEEE Internet Computing.
LinkedWS: A Novel Web Services Discovery Model Based on the Metaphor of "Social Networks"
2011. Simulation Modelling Practice and Theory.
Automatic Threshold Estimation for Data Matching Applications
2011. Information Sciences.
Concept-based knowledge discovery in texts extracted from the WEB
2000. SIGKDD Explorations.

Papers in conferences

POI-based Recommender System for the Support of Academics in a Smart Campus
2020. International Conference on Computer Supported Education (CSEDU).
As comunidades de prática como ferramenta para formação continuada de professores: percepções docentes sobre o uso da tecnologia para compartilhamento e aprimoramento das práticas pedagógicas
2019. XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education).
Uso de uma ferramenta computacional para construção visual de Trajetórias de Aprendizagem
2019. Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação (CINTED).
Diferentes propostas para representação gráfica de Trajetórias de Aprendizagem.
2019. Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação (CINTED).
Um Mapeamento Sistemático da Literatura na área de Informática na Educação
2019. Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação (CINTED).
Analysis of questionnaires for Virtual Learning Environments based on Item Response Theory
2019. XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education).
Descoberta de Conhecimento sobre a Influência Interdisciplinar no Desempenho Discente do Ensino Técnico de Informática Integrado ao Médio
2019. Workshop de Ciência de Dados Educacionais (WCDE); em conjunto com CBIE 2019.
Análise de Desempenho de Estudantes Utilizando Técnicas de Agrupamento com Mineração Aplicado a Curso de Pós-Graduação a Distância
2019. Challenges 2019: Desafios da Inteligência Artificial, Artificial Intelligence Challenges.
Definition of Learner Choices from Learner-Driven Learning for Ubiquitous e-Learning Systems and its Application in the AdaptWeb Platform
2018. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.
Case Law Analysis with Machine Learning in Brazilian Court
2018. IEA/AIE - International Conference on Industrial Engineering & Other Applications of Appled Intelligence Systems.
Assessment of the Most Relevant Learning Object Metadata: Relieving the Learner-User from Information Overload
2018. CSEDU - International Conference on Computer Supported Education.
WANQA: Uma Abordagem para Identificar Novas Questões Não Respondíveis em Comunidades de Perguntas e Respostas
2018. Simpósio Brasileiro de Bancos de Dados.
BEATnIk: an algorithm to Automatic generation of educational description of movies
2017. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE).
KANDOR Knowledge Analysis of Neighborhood Dynamics and Online Relationships
2017. 2017 IEEE 41st Annual Computer Software and Applications Conference (COMPSAC).
MRR
2017. the International Conference.
Reasoning on Uncertainty in Smart Environments
2016. 18th International Conference on Enterprise Information Systems.
From Communities of Web Services to Marts of Composite Web Services
2010. .

Extended abstracts in conferences

Inteligência Artificial e Educação Especial: Desafios Éticos
2019. VIII Workshop de Desafios da Computação aplicada à Educação (DesafIE 2019).
Relato de uma Experiência Inovadora em um Curso EJA na Modalidade EAD Semipresencial no ensino fundamental
2019. VIII Workshop de Desafios da Computação aplicada à Educação (DesafIE 2019).
Modelagem do processo de atendimento em salas de recursos para alunos com necessidades educacionais especiais
2019. Workshop de Desafios da Computação aplicada à Educação (DesafIE 2019).
Proposta de Determinação de Trajetórias de Aprendizado a Partir de Modelos Bayesianos Em Ambientes Virtuais
2017. Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação.
A Contextual Approach to Resources in Smart Home Care Environments
2017. XXIII Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (Webmedia).

Abstracts in conferences

Atividade cerebral no uso de recursos educacionais em realidade aumentada: uma análise da atenção do aprendiz
2018. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.
Uma Abordagem para o Gerenciamento Inteligente de Ambientes de Home-Care
2016. Escola Regional de Computação Aplicada à Saúde (ERCAS).
Collaborative grouping of business process models
2014. the 7th Euro American Conference.
COMUNICA: a voice question answering system for Portuguese
2010. Workshop on Speech and Language Processing for Assistive Technologies.
Avaliação da similaridade entre Serviços Web para fins de recomendação
2009. Salão de Iniciação Científica.

See all publications in Lattes

Current students

MS

Rhuan Paulo Lopes Barros. Desenvolvimento e avaliação do desempenho de algoritmos de Aprendizado de Máquina em base de dados de decisões judiciais com o objetivo desvendar tendências de opinião no Judiciário Brasileiro. Início: 2019. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Orientador principal)

PhD

Mariele de Almeida Lanes. Modelagem e Recomendação de Trajetórias de Aprendizagem. Início: 2019. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Orientador principal)
Oscar Yair Ortegón-Romero. Aprendizagem Adaptativa para Ranqueamento de Recursos Educacionais em Ambientes de Ensino On-line usando a Teoria da Resposta ao Item. Início: 2019. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Orientador principal)
Francisco Dutra dos Santos Jr.. Apoio Computacional para a prospecção e o desenvolvimento longitudinal da aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais. Início: 2018. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Orientador principal)
Brenda Salenave Santana. Recomendação de recursos urbanos baseada em aspectos multidimensionais. Início: 2018. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Orientador principal)
Igor Khun. Determinação da trajetória de aprendizado em ambientes virtuais a partir de modelos de predição estruturados pelo modelo bayesiano de estudo. Início: 2017. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Orientador principal)
Giovanni Bohm Machado. Redes Colaborativas para a Formação Continuada: a tecnologia como diferencial para o desenvolvimento de práticas formativas. Início: 2017. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Orientador principal)

See all students in Lattes