DCC - UFMG
+55 31 3409 5860
ciia-saude@dcc.ufmg.br

Claudia de Souza Libânio


Claudia de Souza Libânio

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Departamento de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas - DECESA

Collaborating Researcher





Information extracted from Lattes platform


Last update: 2021/04/16


Degrees

Ph.D. Engenharia de Produção na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2014
M.Sc. Engenharia de Produção na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2011
B.Sc. Arquitetura na Centro Universitário Ritter dos Reis em 2007
B.Sc. Administração de Empresas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2003


Current projects

2019 a AtualInovação por meio do design: proposta de estruturação de serviços de saúde para hospitais filantrópicos brasileiros
É crescente o desenvolvimento de pesquisas que tratam do design como elemento estratégico para inovação e transformação das organizações. Entretanto, as potencialidades transformadoras do design para o setor da saúde ainda são pouco difundidas no Brasil. Sendo assim, este projeto tem por objetivo investigar formas de inovar por meio do design na área da saúde e, assim, propor uma estruturação de serviços de saúde para hospitais filantrópicos brasileiros, sob o enfoque da inovação pelo design. Este estudo se propõe a realizar uma pesquisa bibliográfica, por meio do desenvolvimento de uma revisão sistemática de literatura, bem como de uma pesquisa exploratória, com uma abordagem qualitativa, através da utilização de grupo focal, observação participante e entrevistas em profundidade. A partir dos resultados dos dados levantados na pesquisa bibliográfica e na pesquisa exploratória, será feita a proposta de uma estruturação de serviços de saúde para hospitais filantrópicos, que será exposta para avaliação dos especialistas. Após esta apreciação, poderão ser feitos ajustes na proposição da versão final para a implantação, primeiramente, no Hospital Santa Clara. Com a implantação dessa proposta primeiramente nesse Hospital, espera-se ser viável a expansão da sua utilização para os demais hospitais do Complexo Hospitalar Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e, na sequência, para os hospitais filantrópicos brasileiros.
Integrantes: Cláudia de Souza Libânio (coordenador), Sérgio Almeida Migowski, Bruno Veloso Fracasso, Leandro Miletto Tonetto, Nathalia Cairuga Gil, Mariana Aziz Rached, Renata Marques de Oliveira.
2018 a AtualDesign estratégico para a promoção do bem-estar da criança em tratamento do câncer
O design estratégico apresenta uma cultura de projeto voltada à inovação e à criatividade, enfrentando cenários de incerteza, nos quais os profissionais não possuem todas as informações para a tomada de decisão segura. Nessa perspectiva, o câncer infantil depara esses profissionais com uma série de desafios que podem interferir negativamente nos resultados do tratamento, que vão desde o estado emocional vulnerável das crianças ao despreparo dos pais para lidar com os conflitos impostos às famílias. Fica claro, portanto, que uma abordagem puramente técnica no desenvolvimento de serviços hospitalares para o tratamento do câncer infantil não é o suficiente para endereçar a complexidade dos problemas de projeto, garantindo o bem-estar subjetivo (BES) dos usuários. O BES, em oposição ao bem-estar objetivo, que foca em elementos como segurança e nutrição adequadas, refere-se à minimização do afeto negativo, potencialização do positivo, bem como a avaliação global da qualidade de vida como favorável. Propõe-se, portanto, como objetivo geral, mapear as diretrizes para o desenvolvimento de estratégias hospitalares para potencializar o bem-estar subjetivo dos pacientes em tratamento de câncer infantil. O método será a pesquisa-ação, que pressupõe interações de diferentes públicos - crianças, familiares e profissionais - em workshops de geração de diretrizes projetuais para o desenvolvimento de estratégias hospitalares de oncopediatria com foco no bem-estar subjetivo das crianças. As diretrizes serão aplicadas, prototipadas e validadas por meio de um projeto experimental de design de serviços. Os resultados esperados incluem, também, a assessoria ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre, instituição na qual a pesquisa será realizada, para a implantação desses serviços.
Integrantes: Cláudia de Souza Libânio (coordenador), Flávio Sanson Fogliatto, Leandro Miletto Tonetto, Priscila Brust Renck, Anderson Siqueira Pereira, Luiza Leal Fontanella, Rita Aparecida da Conceição Ribeiro, VALENTINA MARQUES DA ROSA, Roberta Mandelli, ANDRESSA DE CASSIA SILVEIRA GARCIA;, Raíssa Schmitt Fontoura, Alice Willelm, Elisabeth Meyer, Franciele Daudt, Victoria Kern.
2018 a AtualDesenvolvimento de Ecossistemas de Inovação
Os Ecossistemas de Inovação são abordados por meio de uma perspectiva sistêmica, na qual a inovação não é uma característica própria dos elementos que constituem o sistema socioeconômico, mas dos processos que surgem na prática das relações que intercorrem entre os elementos, considerando os aspectos tecnológicos e sociais. Uma organização é inovadora no momento que consegue participar com protagonismo desse enredo processual que se chama "ecossistema de inovação", visando a sustentabilidade. No escopo da internacionalização, hoje auxiliada pelas tecnologias da informação e da comunicação, tais ecossistemas ultrapassam os limites geográficos, podendo-se desdobrar pelas conexões globais. A análise organizacional no mundo contemporâneo, portanto, passou a enfatizar ligações interorganizacionais. Assim, o ambiente passa a ser considerado um fator cujas influências nas estruturas organizacionais determinam algumas das características das organizações. E neste cenário, despontam estudos que analisam as relações entre instituições e eficiência, sendo uma de suas vertentes direcionada à compreensão dos ambientes ou ecossistemas de inovação. A compreensão atual dos ecossistemas de inovação é caracterizada por um foco em instituições, como empresas, universidades, investidores, governos e suas interações. Embora exista uma vasta literatura sobre a dinâmica inovação em ecossistemas, os estudos recentes não têm identificado práticas, processos, recursos e ações que se tornam fundamentais neste cenário. Apesar deste amplo desenvolvimento de estudos que envolvam ecossistema de inovação, algumas lacunas de conhecimento foram identificadas, para as quais pretende-se aportar algumas contribuições: a) identificação das práticas, processos, ferramentas e recursos mais eficazes na promoção destes ambientes; b) avaliar a importância da universidade na transformação de ecossistemas de inovação; c) compreender como a ação da universidade pode ser influenciada por outros atores existentes no ecossistema; d) entender os esforços para aumentar a competitividade de empresas intensivas em conhecimento nestes cenários, e) reconhecer os projetos interorganizacionais para a inovação social em ecossistemas; f) compreender a inovação a partir de uma lógica sustentável; g) estudar novas tecnologias e como elas afetam as relações sociais e estratégia de empresas em ecossistemas de inovação, entre outras.
Integrantes: Cláudia de Souza Libânio (coordenador), Fabiane Wolff, Celso Carnos Scaletsky, Filipe Campelo Xavier da Costa, Iuri Gavronski, Carlo Franzato, Karine de Mello Freire, Guilherme Correa Meyer, Leandro Miletto Tonetto, Daniel Pedro Puffal, Yeda Swirski de Souza, Wagner Junio Ladeira, Claudia Cristina Bitencourt, Jorge Renato de Souza Verschoore Filho, Alsones Balestrin, Norberto Hoppen, Celso Augusto de Matos, Douglas Wegner, Guilherme Trez, (Ivan Lapuente Garrido, Gustavo Severo Borba, Kadígia Faccin, (Amarolinda Zanela Klein, Diego Antonio Bittencourt Marconatto, Fernando de Oliveira Santini, Chiara Del Gaudio, Edu Fernandes Lima Jacques Filho.
2018 a AtualBaixa Adesão à Higienização das Mãos em ambientes hospitalares: proposta de artefato baseado em Internet das Coisas (IoT)
IDENTIFICAR OS FATORES QUE LEVAM À BAIXA HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS EM AMBIENTE HOSPITALAR, O QUE LEVA A UM AUMENTO DAS INFECÇÕES ASSOCIADAS E, POR CONSEQUÊNCIA, REDUÇÃO DA EFICIÊNCIA DAS ORGANIZAÇÕES HOSPITALARES. IDENTIFICADOS OS FATORES, DESENVOLVER UM ARTEFATO QUE PROMOVA E MONITORE A HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS.
Integrantes: Cláudia de Souza Libânio (coordenador), Sérgio Almeida Migowski, Eliana Migowski, Guilherme Correa Meyer, Otavio Simoes Mano, Edison Silva Lima.
2016 a AtualInovação e Design na Indústria da Saúde
Este projeto de pesquisa visa a mapear a produção intelectual já desenvolvida e o estado da arte do design como fator estratégico de inovação na indústria da saúde, proporcionando coletar, analisar e comparar material relevante sobre o tema em questão. Esta proposta também busca instigar pesquisas ainda incipientes nesta área.
Integrantes: Cláudia de Souza Libânio (coordenador), Fernando Gonçalves Amaral, Mariana de Freitas Dewes, Andressa Klemberg, Mariana Lorenzi, Carlo Franzato.

Current applied research projects

See all projects in Lattes

Recent publications

Articles in journals

A Gestão do Compliance em Instituições de Saúde
2021. REUNA (ON LINE).
Nursing leadership and hospitals consolidation: a discussion
2020. REUNA (ON LINE).
NR32: revisão à proteção em laboratórios de instituições de ensino superior
2020. Revista Eletronica Sistemas & Gestão.
Relações interpessoais entre os profissionais da saúde do Consultório na Rua
2020. REVISTA STRICTO SENSU.
A influência do healthscape na experiência, satisfação e qualidade percebida pelos pacientes de unidades de tratamento intensivo
2020. REVISTA HOSPITALIDADE.
User Experience of Brazilian Public Healthcare System: A case study on the accessibility of the information provided.
2019. The Design Journal.
Determinant Moments in Design Management
2019. STRATEGIC DESIGN RESEARCH JOURNAL.
Efficiency Losses in Healthcare Organizations Caused by Lack of Interpersonal Relationships
2019. RAC. REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA (ONLINE).
Design Baseado em Evidências em organizações da saúde: uma revisão sistemática de literatura
2019. Human Factors in Design.
Hospitals Involved in Mergers and Acquisitions: The VRIO Model
2018. JOJ Nursing & Health Care.
A influência da interação nos processos de organizações de saúde
2017. PERSPECTIVA ECONÔMICA (SÃO LEOPOLDO. ONLINE).
Estrutura e Fatores Intervenientes na Gestão de Design
2017. PRODUTO E PRODUÇÃO.
Power asymmetry in dyad between a private and a public entity - the hold-up phenomenon
2017. Revista Eletronica Sistemas & Gestão.
Classification of competencies in design management: Individual, collective and organizational levels
2017. STRATEGIC DESIGN RESEARCH JOURNAL.
Research Methodologies in Studies on Concentration of American Hospitals
2017. International Journal of Advances in Management and Economics.
A Design Management Framework for the Fashion Industry
2017. BBR. Brazilian Business Review (English Edition. Online).
Marketing social como aliado no combate à tuberculose na cidade de Porto Alegre
2016. International Journal of Business Marketing - IJBMKT.
Competencies and Interactions in Design Management
2016. BBR. Brazilian Business Review (English Edition. Online).

Papers in conferences

Opportunities to design for the wellbeing of children undergoing cancer treatment at a Brazilian Hospital
2019. International Association of Societies of Design Research Conference 2019.
Producing diverse realities through design: exploring care, friction and prototype in a design studio.
2019. 9th Organizations, Artifacts and Practices Workshop.
Nursing leadership and hospitals consolidation: a discussion
2019. Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação ? Ciki.
Determinant Moments for the Design Management Occurrence in Fashion Industry
2018. Design Research Society.
Universal design education: brazilian students reflections and their environment
2017. International Conference on Engineering and Product Design Education - EPDE.
Design Thinking Methods and Techniques in Design Education
2017. International Conference on Engineering and Product Design Education - EPDE.
The prioritization of attributes: new perspective on the RBV
2016. ICQEM - 2nd International Conference on Quality Engineering and Management.
Competencies in Design Management
2016. 20th DMI Academic Design Management Conference.
Estrutura e Fatores Intervenientes na Gestão de Design
2016. IX Simposio Internacional de Ingeniería Industrial.
Estudo de melhorias do merchandising visual de uma loja de varejo de moda
2016. 12 P&D - Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design.
Desenvolvimento e análise sensorial de cappuccino sem lactose
2016. XXV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos.
Uso de diferentes tipos de espessantes para o desenvolvimento de um pó para preparo de chocolate quente cremoso
2016. XXV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos.
Critical Success Factors for In-House Production, Partial Production or Outsourcing in Garment Industry
2016. 14th International Conference on Manufacturing Research.
Design management and learning environments: a case study in Brazilian garment industry
2016. lX Simposio Internacional de Ingeniería Industrial.

Extended abstracts in conferences


Abstracts in conferences

Designing healthcare services to improve the wellbeing of children in treatment for cancer
2019. INFORMS Healthcare Conference 2019.
Design Baseado em Evidências em organizações da saúde: uma revisão sistemática de literatura
2018. 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design.
Análise da influência da interação organizacional nos processos organizacionais
2016. II Encontro Gaúcho de Economia da Saúde.
A Gestão em Física Médica
2016. II Encontro Gaúcho de Economia da Saúde.

See all publications in Lattes

Current students

MS

Taís Menezes do Amaral Guedes. Gestão da assistência ao paciente que realiza cirurgia eletiva robótica. Início: 2020. Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (Orientador principal)
Mariana Aziz Rached. Design na Hotelaria Hospitalar Pediátrica. Início: 2020. Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (Orientador principal)
Luiza Onzi Cavagnoli. Experiência do Paciente: aprimorando o atendimento e a comunicação em serviços de saúde. Início: 2020. Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (Co orientador)
Anna Maria Barancelli. Aplicação do método Delphi para a construção de indicadores de desempenho de processos para a tomada de decisão em uma organização militar de saúde. Início: 2020. Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (Co orientador)
Nátali da Rocha Farias. Incorporação de uma tecnologia da informação em uma central de materiais e esterilização de um hospital público do sistema único de saúde. Início: 2020. Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (Orientador principal)
Nathália Cairuga Gil. Inovação por meio do design em serviços de saúde. Início: 2019. Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (Orientador principal)

PhD

Luiza Leal Fontanella. Design intuition tool: o desenvolvimento de um artefato como auxílio ao auto-conhecimento intuitivo. Início: 2019. Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Co orientador)

See all students in Lattes