DCC - UFMG
+55 31 3409 5860
ciia-saude@dcc.ufmg.br

Carisi Anne Polanczyk


Carisi Anne Polanczyk

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Programa de Pós Graduação em Epidemiologia e PPG em Cardiologia

Principal Investigator





Information extracted from Lattes platform


Last update: 2021/04/28


Degrees

Ph.D. Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1999
M.Sc. Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1996
B.Sc. Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1992


Current projects

2020 a AtualRegistro hospitalar multicêntrico nacional de pacientes com doença causada pelo SARS-COV-2 (COVID 19)
Desenvolver um registro hospitalar multicêntrico nacional de pacientes com COVID-19 no cenário público e privado, com investigação de dados clínicos, laboratoriais, radiológicos e da incidência de complicações da doença, incluindo mortalidade. O projeto também prevê a derivação e validação de escores prognósticos para doença grave e mortalidade e o desenvolvimento de uma base de dados padronizada de pacientes atendidos em hospitais brasileiros, de modo a permitir meta-analises futuras com outras coortes nacionais e internacionais.
Integrantes: MARCOLINO, MILENA S. (coordenador), Carísi Anne Polanczyk, Patricia Klarmann zielgmann, Karen Brasil Ruschel, Antonio Luiz Pinho Ribeiro, Ana Paula Beck da Silva Etges, Israel Borges, Karina Prado, Luanna Monteiro.
2020 a AtualAnálise econômica das internações por Covid-19 no Brasil: Estratégias para remuneração no sistema público e saúde suplementar
Conhecer o custo que o tratamento hospitalar representa para as instituições de saúde para que o sistema se mantenha sustentável. A partir da informação gerada, a equipe pretende propor estratégias de reembolso nas perspectivas de saúde pública e saúde suplementar que reflitam a realidade brasileira.
Integrantes: Carísi Anne Polanczyk (coordenador), Cristiana Toscano, MARCOLINO, MILENA S., ZIEGELMANN, PATRICIA, Karen Brasil Ruschel, Alexander Itria, Antonio Luiz Pinho Ribeiro, Ana Paula Beck da Silva Etges, Silvana Márcia Bruschi Kelles, Richard Urman.
2019 a AtualEficácia da Vacinação contra Influenza para Redução de Mortalidade e do Ônus de Doenças Crônicas (VIP-ACS)
Avaliar se doses aumentadas de vacina para influenza ainda no hospital, quando comparada à vacinação ambulatorial em dose usual, diminuem o risco de eventos cardiovasculares maiores (morte cardiovascular, IAM e AVC) em pacientes com síndrome coronariana aguda. Os objetivos secundários principais almejam avaliar se, em pacientes em fase aguda de SCA, a vacina contra influenza em dose aumentada ésuperior à de rotina ambulatorial para evitar os seguintes desfechos: IAM; AVC; AIT; morte cardiovascular; mortalidade total; hospitalização porangina instável; necessidade de revascularização miocárdica (urgente e não urgente); hospitalização por insuficiência cardíaca; hospitalização porinfecções de vias aéreas superiores e pulmonares; reestenose e trombose de stent.
Integrantes: Carísi Anne Polanczyk (coordenador), Mariana Vargas Furtado, Mauren Porto Haeffner, Cíntia Cilene Gonçalves Donat.
2016 a AtualISCHEMIA - Estudo Internacional Comparativo de Eficiência em Saúde entre Tratamentos Conservador e Invasivo em Pacientes com Doença Arterial Coronária Crônica
O objetivo principal do estudo ISCHEMIA é determinar se uma estratégia invasiva de cateterismo precoce de rotina seguida de revascularização otimizada, em conjunto a TMO, reduzirá o desfecho primário do estudo composto de morte cardiovascular ou infarto não fatal do miocárdio em participantes com DCIE e com ao menos isquemia moderada ao longo de um acompanhamento médio de aproximadamente 4 anos.
Integrantes: Carísi Anne Polanczyk (coordenador), Mariana Vargas Furtado, Mauren Porto Haeffner, Guilherme Gischkow Rucatti, Fernanda Igansi.
2002 a AtualPreditores prognósticos e manejo da cardiopatia isquêmica estável
Pacientes com cardiopatia isquêmica crônica compreendem em termos absolutos o maior universo de casos de doença aterosclerótica, apesar da ênfase despendida durante períodos de instabilização. Neste sentido, uma coorte de pacientes com doenças isquêmica documentada é acompanhada periodicamente desde 1998 no HCPA. A avaliação sistemática desses casos busca entender as suas características clínicas, qualidade de vida, efetividade do tratamento e análise de novas terapias, prognóstico e seus preditores para assegurar medidas de prevenção secundária efetivas. Além destes aspectos, com o reconhecimento do papel de mecanismos inflamatórios na fisiopatologia das doenças ateroscleróticas, objetivamos avaliar o uso potencial de marcadores, proteína C reativa (PCR), interleucinas e fibrinogênio, como indicadores da aterogênese e preditores de complicações. Embora as evidências em prevenção primária e nos casos de instabilização sejam consistentes, o papel destes marcadores na doença isquêmica estável não está ainda elucidado. Neste contexto, esta linha de pesquisa contempla também os sub-projetos: (1) Avaliação seriada de marcadores inflamatórios e neuro-humorais em pacientes com cardiopatia isquêmica estável, (2) análise destes marcadores e de ativação plaquetária em pacientes que tiveram um evento coronariano agudo há alguns anos. Tendo como objetivos: identificar o valor de marcadores inflamatórios coletados sistematicamente em pacientes estáveis na predição de eventos agudos; descrever a variabilidade destes marcadores na história natural da doença e sua associação com quadros de instabilização e controle de fatores de risco.
Integrantes: Carísi Anne Polanczyk (coordenador).
2001 a AtualAnálise econômica em saúde e gestão assistencial
O contexto de saúde da população brasileira apresenta demandas crescentes ao Sistema Único de Saúde. À medida que a demanda por acesso, equidade e integralidade têm aumentado, os recursos disponíveis têm se tornado insuficientes, influenciados ainda pela incorporação tecnológica. Muitas estratégias organizacionais têm sido implementadas buscando aumentar a efetividade e eficiência das ações em saúde, especialmente assegurando que a teoria baseada nas evidências clínico-epidemiológicas seja adotada na prática. Protocolos assistenciais (rotinas, diretrizes) e revisão de processos de gestão são ferramentas que estão sendo avaliadas neste propósito. Neste sentido, incorporada a meta institucional do HCPA de melhoria da qualidade assistencial, alguns projetos locais são desenvolvidos com o objetivo de identificar estratégias mais adequadas para realidade local. Além destas iniciativas, estudos de custo-efetividade têm surgido como ferramentas para auxiliar no processo de tomada de decisão, racionalizando os recursos existentes, apoiando a tomada de decisão quanto às políticas de saúde e incorporação de novas tecnologias. Esta linha contempla o desenvolvimento de subprojetos específicos com eixos independentes, porém complementares, que convergem com o objetivo maior de produzir informações relevantes para subsidiar à adoção de políticas de saúde no âmbito do SUS. os subprojetos são: (1) realização de estudo de validação de medidas de qualidade de vida e utilidade na população brasileira; (2) realização de estudos de avaliação de intervenções, programas, processos de trabalho e custos de serviços de saúde; (3) realização de estudos de custo-efetividade aplicados a doenças estratégicas: crônico não-transmissíveis; (4) desenvolvimento de programa integrado de capacitação de profissionais de saúde e gestores em análises econômicas em saúde
Integrantes: Carísi Anne Polanczyk (coordenador).
1998 a AtualAvaliação de dor torácica e síndrome coronariana aguda
Dor torácica é um problema comum nos setores de emergência no Brasil, associada com alto custo para a sociedade. Na prática de uma atitude mais defensiva e conservadora, a maioria dos centros hospitalizam cerca de 70% a 80% dos pacientes com dor torácica aguda, apesar de dados consistentes demonstrando que apenas 30-35% destes pacientes apresentam um quadro de risco, como infarto agudo do miocárdio ou angina instável. Diversas estratégias tem sido avaliadas com o objetivo de aumentar a eficiência e racionalizar o manejo destes casos. Entre eles destacam-se o uso de algoritmos baseados em dados clínicos, e do eletrocardiograma, uso de marcadores séricos de lesão miocárdica, testes não-invasivos de estresse, implementação de unidades de dor torácica, protocolos clínicos. Dentro desta linha de pesquisa, buscamos avaliar sistematicamente indivíduos com dor torácica e síndrome coronariana, testando a acurácia e efetividade destas diferentes estratégias. Além disso, estes pacientes, especialmente aqueles com diagnóstico de SCA, são acompanhados ao longo do tempo para estabelecer a sua sobrevida livre de eventos, utilização de recursos a longo prazo e uso de terapias comprovadamente benéficas.
Integrantes: Carísi Anne Polanczyk (coordenador).

Current applied research projects

2019 a AtualProjeto de desenvolvimento de um protótipo para Linhas de Cuidado à Saúde no Brasil.
Objetivo é desenvolver um protótipo para Linhas de Cuidado em Saúde, em formato digital, estabelecendo o fluxo de atendimento dos pacientes em todos os níveis de atenção em saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Integrantes: Carísi Anne Polanczyk (coordenador), Mariana Vargas Furtado, Karen Brasil Ruschel, Taiza Freitas Dagostim, Luciana Rodrigues de Lara.
2019 a AtualProjeto estruturante de Agência Nacional de Avaliação de Tecnologias em Saúde no Brasil

Integrantes: Carísi Anne Polanczyk (coordenador), FALAVIGNA, MAICON, MIGLIAVACA, CELINA BORGES, COLPANI, VERÔNICA, Taiza Freitas Dagostim.
2019 a AtualElaboração de Estudos Técnico-Científicos de Avaliação de Tecnologias em Saúde
Credenciamento de prestadores de serviços, na forma de pessoa física ou jurídica, para elaboração de Parecer técnico-científico com análise crítica da Avaliação Econômica, análise de Impacto Orçamentário na perspectiva da Saúde Suplementar e análise da consulta pública das tecnologias avaliadas submetidas para fins de incorporação no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde para a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em conformidade com a regulamentação.
Integrantes: Carísi Anne Polanczyk (coordenador), Angelica Dutra Zanotto, SCHLATTER, ROSANE PAIXÃO.
2008 a AtualInstituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Avaliação de Tecnologia em Saúde.
Trata-se de um dos Institutos Nacionais de Ciências e Tecnologia propostos pelo CNPq (financiamento de 2,3 milhões de reais) e tem como objetivos: Constituir-se em Instituto de referência na produção de orientações e avaliações críticas de tecnologias em saúde. OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Desenvolver pesquisas de avaliação de tecnologias em saúde. - Avaliar tecnologias em saúde em metanálises, revisões sistemáticas, análises econômicas em saúde e impacto orçamentário. - Promover a formação de recursos humanos para fortalecer o processo decisório nos diversos níveis do Sistema Único de Saúde e medicina suplementar. - Participar no desenvolvimento de rede de apoio a gestão do Ministério da Saúde, Secretarias Estadual e Municipal de Saúde. - Constituir polo nacional para prestação de serviço em Avaliação de Tecnologia para o Sistema Único de Saúde e medicina suplementar, e o poder público judiciário. No apoio de parecer técnico - Fortalecer programa de parceria colaborativa entre as instituições integrantes da REBRATS. .
Integrantes: Flávio Danni Fuchs (coordenador), Carísi Anne Polanczyk, Bruce Bartholow Duncan, Cristiana Toscano, Hillegonda Maria Dutilh Novaes, Sandra Fuchs, Leila Beltrami Moreira, Antônio Luiz Pinho Ribeiro, Denizar Vianna Araújo, Angelica Dutra Zanotto, Luiz Sergio Machado Dibe Filho.
See all projects in Lattes

Recent publications

Articles in journals

The cost of metastatic prostate cancer using time-driven activity-based costing
2021. INTERNATIONAL JOURNAL OF TECHNOLOGY ASSESSMENT IN HEALTH CARE.
Insights from the axillary vein puncture guided by ultrasound versus cephalic vein dissection trial
2021. FUTURE CARDIOLOGY (PRINT).
Dynamic changes in cardiovascular and systemic parameters prior to sudden cardiac death in heart failure with reduced ejection fraction: a analysis
2021. EUROPEAN JOURNAL OF HEART FAILURE.
A post-incorporation study on the use of palivizumab in the Brazilian public health system
2021. REVISTA DO INSTITUTO DE MEDICINA TROPICAL DE SÃO PAULO.
Clinical characteristics and outcomes of patients hospitalized with COVID-19 in Brazil: results from the Brazilian COVID-19 Registry
2021. INTERNATIONAL JOURNAL OF INFECTIOUS DISEASES.
Avaliação Econômica de um Serviço de Telemedicina para ampliação da Atenção Primária à Saúde no Rio Grande do Sul: o microcusteio do Projeto TeleOftalmo
2020. Ciencia & Saude Coletiva.
EBM distance learning course to support judicial decisions on healthcare: a case study
2020. BMJ Evidence-Based Medicine.
Axillary vein puncture guided by ultrasound versus cephalic vein dissection in pacemaker and defibrillator implant: a multicenter randomized clinical trial
2020. HEART RHYTHM.
Advances in Value-Based Healthcare by the Application of Time-Driven Activity-Based Costing for Inpatient Management: A Systematic Review
2020. VALUE IN HEALTH.
Inter-observer variation of Syntax score among cardiac surgeons, clinical and interventional cardiologists
2020. THERAPEUTIC ADVANCES IN CARDIOVASCULAR DISEASE (PRINT).
Transition of care of stable ischaemic heart disease patients from tertiary to primary care with telemedicine support: Randomized noninferiority clinical trial
2020. JOURNAL OF TELEMEDICINE AND TELECARE.
Association Between Myocardial Injury and Cardiovascular Outcomes of Orthopaedic Surgery
2020. JOURNAL OF BONE AND JOINT SURGERY-AMERICAN VOLUME.
Epidemiologia das Doenças Cardiovasculares no Brasil: A Verdade Escondida nos Números
2020. Arquivos Brasileiros de Cardiologia.
Ultrasound-guided Axillary Vein Puncture in Cardiac Lead Implantation: Time to Move to a New Standard Access?
2020. Arrhythmia & Electrophysiology Review.
Hospitalização por Infarto Agudo do Miocárdio: Um Registro de Base Populacional
2020. Arquivos Brasileiros de Cardiologia.
Estatística Cardiovascular - Brasil 2020
2020. Arquivos Brasileiros de Cardiologia.
Revascularização Completa Versus Tratamento da Artéria Culpada no Infarto com Supradesnivelamento do Segmento ST: Registro Multicêntrico
2020. Arquivos Brasileiros de Cardiologia.
Initial Invasive or Conservative Strategy for Stable Coronary Disease
2020. NEW ENGLAND JOURNAL OF MEDICINE.
Características clínicas e preditores de ventilação mecânica em pacientes com COVID-19 hospitalizados no Sul do Brasil
2020. REVISTA BRASILEIRA DE TERAPIA INTENSIVA (IMPRESSO).
Accuracy of Physicians in Differentiating Type 1 and Type 2 Myocardial Infarction Based on Clinical Information
2020. CJC Open.
Revisiting heart failure assessment based on objective measures in NYHA functional classes I and II
2020. HEART.
Diagnostic Accuracy of Perfusional Computed Tomography in Moderate Coronary Stenosis: Comparison With Fractional Flow Reserve
2020. CRITICAL PATHWAYS IN CARDIOLOGY.
Avanços na Saúde Baseada em Valores pela Aplicação de Custeio Baseado em Atividades Orientado a Tempo para Gerenciamento de Pacientes Internos: Uma Revisão Sistemática
2020. VALUE IN HEALTH.
A standardized framework to evaluate the quality of studies using TDABC in healthcare: the TDABC in Healthcare Consortium Consensus Statement
2020. BMC HEALTH SERVICES RESEARCH.
Association between serum lactate levels and mortality in patients with cardiogenic shock receiving mechanical circulatory support: a multicenter retrospective cohort study
2020. BMC Cardiovascular Disorders.
The Profile of the Brazilian Cardiologist - A Sample of Members of the Brazilian Society of Cardiology
2019. Arquivos Brasileiros de Cardiologia.
Quality Measures in Heart Failure: the Past, the Present, and the Future
2019. CURRENT HEART FAILURE REPORTS.
Randomized controlled trial of the effect of periodontal treatment on cardiovascular risk biomarkers in patients with stable coronary artery disease: preliminary findings of 3 months
2019. JOURNAL OF CLINICAL PERIODONTOLOGY.
An 8-step framework for implementing time-driven activity-based costing in healthcare studies
2019. The European Journal of Health Economics.
Proposition of a Shared and Value-Oriented Work Structure for Hospital-Based Health Technology Assessment and Enterprise Risk Management Processes
2019. INTERNATIONAL JOURNAL OF TECHNOLOGY ASSESSMENT IN HEALTH CARE.
Periodontitis and tooth loss have negative impact on dietary intake: A cross-sectional study with stable coronary artery disease patients
2019. JOURNAL OF PERIODONTOLOGY.
Guidelines os the Brazilian Society of Cardiology on Telemedicine in Cardiology - 2019
2019. Arquivos Brasileiros de Cardiologia.
Brazilian Society of Cardiology - The Women's Letter
2019. Arquivos Brasileiros de Cardiologia.
Perioperative Troponin Screening Identifies Patients at Higher Risk for Major Cardiovascular Events in Noncardiac Surgery
2019. CURRENT PROBLEMS IN CARDIOLOGY.
The -Hypertension Approaches in the Elderly: a Lifestyle study- multicenter, randomized trial (HAEL Study): rationale and methodological protocol
2019. BMC PUBLIC HEALTH.
Effect of Loading Dose of Atorvastatin Prior to Planned Percutaneous Coronary Intervention on Major Adverse Cardiovascular Events in Acute Coronary Syndrome
2018. JAMA-JOURNAL OF THE AMERICAN MEDICAL ASSOCIATION.
Troponin T monitoring to detect myocardial injury after noncardiac surgery: a cost-consequence analysis
2018. CANADIAN JOURNAL OF SURGERY.
Cost-Effectiveness of a Home Visit Program for Patients with Heart Failure in Brazil: Evidence from a Randomized Clinical Trial
2018. VALUE IN HEALTH REGIONAL ISSUES (PRINT).
Electronic Version of the EQ-5D Quality-of-Life Questionnaire: Adaptation to a Brazilian Population Sample
2018. VALUE IN HEALTH REGIONAL ISSUES (PRINT).
Efficacy of Anti-HER2 Agents in Combination With Adjuvant or Neoadjuvant Chemotherapy for Early and Locally Advanced HER2-Positive Breast Cancer Patients: A Network Meta-Analysis
2018. FRONTIERS IN ONCOLOGY.
Modelo de gerenciamento de projetos aplicado a pesquisa clínica
2018. JORNAL BRASILEIRO DE ECONOMIA DA SAÚDE.
Rationale and design of the Statins Evaluation in Coronary procedUres and REvascularization: The SECURE-PCI Trial
2018. AMERICAN HEART JOURNAL.
Periodontal therapy and endothelial function in coronary artery disease: a randomized controlled trial
2018. ORAL DISEASES.
Activity-Based Costing and Time-Driven Activity-Based Costing for Assessing the Costs of Cancer Prevention, Diagnosis, and Treatment: A Systematic Review of the Literature
2018. VALUE IN HEALTH REGIONAL ISSUES (PRINT).
Diretriz Brasileira de Insuficiência Cardíaca Crônica e Aguda
2018. Arquivos Brasileiros de Cardiologia.
Cost utility of fractional flow reserve-guided percutaneous coronary intervention in multivessel coronary artery disease in Brazil
2018. INTERNATIONAL JOURNAL FOR QUALITY IN HEALTH CARE.
Amiodarone for arrhythmia in patients with Chagas disease: A systematic review and individual patient data meta-analysis
2018. PLoS Neglected Tropical Diseases.
Estimating the direct costs of ischemic heart disease: evidence from a teaching hospital in BRAZIL, a retrospective cohort study
2017. BMC Cardiovascular Disorders.
The Changing Landscape for Stroke Prevention in AF
2017. JOURNAL OF THE AMERICAN COLLEGE OF CARDIOLOGY.
Association of Postoperative High-Sensitivity Troponin Levels With Myocardial Injury and 30-Day Mortality Among Patients Undergoing Noncardiac Surgery
2017. JAMA-JOURNAL OF THE AMERICAN MEDICAL ASSOCIATION.
Cost-effectiveness of anatomical and functional test strategies for stable chest pain: public health perspective from a middle-income country
2017. BMJ Open.
Myocardial Injury After Noncardiac Surgery (MINS) in Vascular Surgical Patients
2017. ANNALS OF SURGERY.
Simplifying contrast-induced acute kidney injury prediction after primary percutaneous coronary intervention: the age, creatinine and ejection fraction score
2017. Cardiovascular Intervention and Therapeutics.
Causes and Predictors of In-Hospital Mortality in Patients Admitted with or for Heart Failure at a Tertiary Hospital in Brazil
2017. Arquivos Brasileiros de Cardiologia.
3rd GUIDELINE FOR PERIOPERATIVE CARDIOVASCULAR EVALUATION OF THE BRAZILIAN SOCIETY OF CARDIOLOGY
2017. Arquivos Brasileiros de Cardiologia.
Effectiveness evaluation of mood disorder treatment algorithms in Brazilian public healthcare patients
2017. REVISTA BRASILEIRA DE PSIQUIATRIA.
Effectiveness of Medical and Revascularization Procedures as the Initial Strategy in Stable Coronary Artery Disease: A Cohort Study
2017. International Journal of Cardiovascular Sciences.
Utility and quality-adjusted life-years in coronary artery disease
2017. MEDICINE.
Diretriz de assistência circulatória mecânica da sociedade brasileira de cardiologia
2016. Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Impresso).
The impact of preoperative evaluation on perioperative events in patients undergoing cataract surgery: a cohort study
2016. EYE.
Effectiveness of multidisciplinary intervention on blood pressure control in primary health care: a randomized clinical trial
2016. BMC Health Services Research (Online).
Telemedicine-supported transition of stable coronary artery disease patients from tertiary to primary health care facilities: protocol for a randomized non-inferiority trial
2016. BMC Health Services Research (Online).
Systematic Review of Economic Evaluations of Units Dedicated to Acute Coronary Syndromes
2016. Value in Health.
Economic evaluation of the new oral anticoagulants for the prevention of thromboembolic events: a cost-minimization analysis
2016. SAO PAULO MEDICAL JOURNAL.
Cost-utility analysis of methylphenidate treatment for children and adolescents with ADHD in Brazil
2016. Revista Brasileira de Psiquiatria (Sao Paulo.1999.Impresso).
Contemporary Context of Drug-Eluting Stents in Brazil: A Cost Utility Study
2016. Medical Decision Making.
Long-term Cost-Effectiveness of Diagnostic Tests for Assessing Stable Chest Pain: Modeled Analysis of Anatomical and Functional Strategies
2016. Clinical Cardiology (Mahwah, N.J.).
Periodontal disease and inflammatory blood cytokines in patients with stable coronary artery disease
2016. JOURNAL OF APPLIED ORAL SCIENCE (ONLINE).
Opportunities for improvement in anti-thrombotic therapy and other strategies for the management of acute coronary syndromes: Insights from EPICOR, an international study of current practice patterns
2016. EUROPEAN HEART JOURNAL.
Blood-Pressure Lowering in Intermediate-Risk Persons without Cardiovascular Disease
2016. NEW ENGLAND JOURNAL OF MEDICINE (ONLINE).
Low-Density lipoprotein values estimated by friedewald equation are affected by diabetes control
2016. International Journal of Cardiovascular Sciences.
Right Heart Catheterization and Cardiac Complications in Patients Undergoing Noncardiac Surgery: An Observational Study
2001. JAMA (Chicago, Ill.).
A proposed strategy for utilization of creatine kinase-MB and troponin I in the evaluation of acute chest pain
1999. The American Journal of Cardiology.
Derivation and Prospective Validation of a Simple Index for Prediction of Cardiac Risk of Major Noncardiac Surgery
1999. Circulation (Online).
Cost-effectiveness of triage strategies using CK-MB and troponin I in emergency department patients with acute chest pain
1999. Annals of Internal Medicine.
Cardiac troponin I as a predictor of major cardiac events in emergency department patients with acute chest pain
1998. Journal of the American College of Cardiology (Print).

Papers in conferences

Protocolos Assistenciais como estratégias de adesão as melhores práticas clínicas e otimização de recursos
2003. XIV Congresso dell´Asociación Latina para el Análisis de los sistemas de Salud. 0
Protocolos Assistenciais como estratégias de adesão as melhores práticas clínicas e otimização de recursos
2002. Congresso de Qualidade Hospitalar. 1

Extended abstracts in conferences


Abstracts in conferences

Modelo de gerenciamento de projetos para a pesquisa clínica
2017. 37ª Semana Científica do HCPA.
13 th Annual European Congress
2010. 13th Annual European Congress.
Value of Budget impact analysis based on epidemiologic data: Insights from multiple sclerosis in sao paulo, Brazil
2010. 13 th Annual European Congress.
Sistema integrado de dados de intervenção coronária percutânea no Brasil: Perfil Clínico dos primeiros 1250 pacientes incluídos.
2010. 65° Congresso brasileiro de cardiologia.
Efeito de doses de estatinas na redução de eventos cardiovasculares: uma revisão sistemática.
2010. 65° Congresso brasileiro de cardiologia.

See all publications in Lattes

Current students

MS

Gabriela Felipetto Pozzobon. A definir. Início: 2020. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Orientador principal)
Bruna Stella Zanotto. A definir. Início: 2019. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Orientador principal)
Celina Borges Migliavacca. Modelos de organizações para avaliação de tecnologias em saúde. Início: 2019. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Orientador principal)

PhD

Rodrigo Petersen Saadi. A definir. Início: 2020. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Orientador principal)
Ana Paula Tagliari. Estudo Randomizado das Vias de Acesso Venoso para Implante de Dispositivos Cardíacos Eletrônicos Implantáveis no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Início: 2019. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Orientador principal)
Miriam Allein Zago Marcolino. Evidência de mundo real versus ensaios clínicos randomizados para avaliação de custo-efetividade: O caso de dispositivos cardíacos eletrônicos implantáveis no SUS. Início: 2019. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Orientador principal)
Leonardo Alves. A definir. Início: 2016. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Orientador principal)

See all students in Lattes