Adriana Seixas Mueller

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Departamento de Farmacociências

Collaborating Researcher

Last update: 2020/06/01

Ph.D. Biologia Celular e Molecular na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2008
M.Sc. Biologia Celular e Molecular na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2004
B.Sc. Ciências Biológicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2002

2020 a AtualInibidores de cisteíno proteases no câncer: Na busca por novas terapias
A atividade das catepsinas é freqüentemente desregulada no contexto da transformação neoplásica. O aumento da atividade e a localização desordenada de proteases no microambiente tumoral têm um papel potente na condução da progressão, proliferação, invasão e metástase do câncer. Estudos recentes descobriram funções para as catepsinas na supressão da resposta à intervenção terapêutica em várias neoplasias. Cisteína endopeptidases, são inibidas por cistatina naturais, inclusive as que são importantes na progressão do câncer. Esses inibidores endógenos também podem ser obtidos de fontes exógenas e já demonstraram atividades antitumorais. Desta forma, o envolvimento na resposta imune antitumoral e nas cascatas de sinalização que levam à progressão do câncer, candidatam as catepsinas como alvo terapêutico para o desenvolvimento de novos medicamentos antitumorais, baseados em inibidores como as cistatinas. Assim, este projeto visa estudar o potencial antitumoral de cistatinas de animais hematófagos e compreender melhor a possível aplicação desses inibidores como droga antitumoral e antimetastática.
Integrantes: Adriana Seixas (coordenador), Itabajara Da Silva Vaz Junior, CARLOS, TERMIGNONI, Ana Paula Muterle, Bruno Mayer, Jinlin Zhou.
2020 a AtualEpidemiologia Molecular do Coronavírus SARS-CoV-2 no Rio Grande do Sul Relações filogenéticas, análise de mutações e detecção de coinfecções
A fim de melhor entender a epidemiologia do SARS-CoV-2 no Rio Grande do Sul, este projeto propõe a análise dos casos, com base em dados clínicos e moleculares registrados pelo Laboratório Central do Estado (LACEN) e pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), ambos parceiros neste projeto. As amostras serão analisadas por imunoensaio e técnicas moleculares (PCR e sequenciamento). As sequências virais serão analisadas em relação às mutações genéticas, a fim de inferir relações filogenômicas entre as cepas virais circulantes no RS e aquelas de outras regiões. Paralelamente, será realizada análise da microbiota dos pacientes positivos para SARS-CoV-2 para relacionar a infecção viral com a comunidade bacteriana presente nesses indivíduos. Dessa forma, será possível compreender as relações de coinfecções virais e bacterianas associados à sintomatologia clínica (de assintomáticos a graves) e ao desfecho da doença. Tal abordagem, envolvendo diferentes aspectos da infecção pelo SARS-CoV-2 e a colaboração entre diferentes instituições possibilitará aprofundar a pesquisa que é realizada pelo nosso grupo, permitindo alcançar resultados inéditos com significativa contribuição para o conhecimento sobre os coronavírus a nível nacional e internacional.
Integrantes: Ana Beatriz Gorini da Veiga (coordenador), Adriana Seixas, Janira Prichula, Ana Paula Muterle, Fabiana Quoss Mayer, Tatiana Schaffer Gregianini, Letícia Garay Martins.
2017 a AtualDiagnóstico de Infecções do Sistema Nervoso Central e Desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas

Integrantes: Claudia Elizabeth Thompson (coordenador), Adriana Seixas, Danielle da Silva Trentin, Cecília Dias Flores, Marilene Henning Vainstein, Lívia Kmetzsch Rosa e Silva, Charley Christian Staats, Rafael Andrade Cáceres, Maria Ismenia Zulian Lionzo, Paulo Valdeci Worm, Ana Trindade Winck, Ana Beatriz Gorini da Veiga, Paulo Ricardo Gazzola Zen, Rafael Fabiano Machado Rosa, André Martins de Lima Cecchini, Ericson Sfreddo, Ricardo Gurgel Rebouças, Felipe Martins de Lima Cecchini, Luiz Felipe Valter de Oliveira.
2017 a AtualParent in science: compreendendo o impacto da m(p)aternidade na carreira acadêmica/científica no Brasil.
Com o aumento da participação feminina nos mais variados campos profissionais, as mulheres se deparam com o desafio de conciliar a vida pessoal e profissional, principalmente no que diz respeito à maternidade. Na carreira científica, esta situação também é encontrada. O tema ?maternidade e carreira científica? é pouco discutido no meio acadêmico, e raros estudos avaliam o impacto da maternidade na vida científica das mulheres no Brasil, não existindo dados quantitativos sobre este impacto. Tendo isto em vista, o projeto Parent in Science foi criado, com o objetivo de realizar um estudo aprofundado sobre o real impacto da maternidade na vida acadêmica e científica das docentes universitárias, visando principalmente embasar novas políticas de apoio à participação das mulheres na ciência.
Integrantes: Adriana Seixas (coordenador), Lívia Kmetzsch Rosa e Silva, Fernanda Staniscuaski, Felipe Klein Ricachenevsky, Alessandra Tamajusuku-Neis, Rossana C. Soletti, Ida Vanessa Doederlein Schwartz.
2016 a AtualProspecção de Substâncias com Aplicação Biotecnológica na Área da Saúde
Neste projeto estudamos diferentes fontes naturais na busca por substâncias que possam ter aplicação na área da saúde como antimicrobianos e antibiofilmes.
Integrantes: Adriana Seixas (coordenador), Carlos Termignoni, Alexandre José Macedo, Karine Rigon Zimmer, Pedro Alves D´ Azevedo, Ana Paula Guedes Frazzon.
2015 a AtualClonagem, Expressão e Avaliação dos efeitos de um inibidor de serino proteinases do tipo Kunitz (Persucatina) do carrapato Ixodes persulcatus em enzimas envolvidas na coagulação sanguínea e em culturas celulares.
Caracterização de um provável inibidor de trombina do hematófago Ixodes Persulcatus. Clonagem e expressão da proteína recombiante em Picchia pastoris. Caracterização estrutural e funcional da proteína.
Integrantes: Adriana Seixas (coordenador), Itabajara Da Silva Vaz Junior, Sheila Rosa da Mata, Dinara Jaqueline Moura, Arthur Zanetti.
2015 a AtualAnálise do genôma de Enterococcus spp. e identificação de moléculas bioativas com potencial aplicação biotecnológica na área da saúde.
Estudo genômicos de bactérias do gênero Entercoccus para compreender melhor processos de resistência em microorganismos, assim como buscar novas moléculas com atividade antimicrobiana, principalmente bacteriocinas que possam ser aplicadas na área da saúde e indústria alimentícia.
Integrantes: Adriana Seixas (coordenador), Ana Paula Frazzon, Pedro d´ Azevedo, Janira Prichula.
2015 a AtualCompostos com atividade antibiótica e antibiofilme de ovos de artrópodes
Este projeto busca novos compostos com atividade antibiótica e antibiofilme em ovos de artrópodes. Prospecção de moléculas com aplicação biotecnológica na área da saúde e indústria de alimentos.
Integrantes: Adriana Seixas (coordenador), Alexandre José Macedo, Karine Rigon Zimmer, Carlos Termignoni, Fernando Bueno Ferreira Fonseca de Fraga.
2014 a AtualCooperação entre UFRGS, UENF, UFCSPA e International Livestock Research Institute para desenvolvimento de vacinas contra carrapatos
mpliar a interação internacional dos Programas de Pós-Graduação brasileiros, aumentando o intercâmbio entre pesquisadores e alunos dos grupos de pesquisa e aprimorando a formação de recursos humanos; 2. Identificar e caracterizar proteínas conservadas entre as espécies de carrapatos estudadas com ênfase nas proteínas já caracterizadas pelos grupos envolvidos no projeto (BYC, GST, cistatina, serpinas, metaloproteases, VTDCE, Bm05 e GSK-3); 3. Consolidar a colaboração permitindo experimentos de vacinação em diferentes condições e com diferentes espécies de carrapatos. 4. Expressar proteínas recombinantes dos genes identificados; 5. Determinar a imunogenicidade e antigenicidade das proteínas recombinantes; 6. Avaliar o potencial de uso das proteínas dos carrapatos como vacina.
Integrantes: Itabajara Da Silva Vaz Junior (coordenador), Adriana Seixas, Carlos Termignoni, Daiane Patrícia Oldiges, Luís Fernando Parizi, Lucas Tirloni, Carlos Jorge Logullo de Oliveira, Mariana Loner Coutinho.
2013 a AtualInibidores de enzimas da cascata da coagulação: possíveis alvos no controle de carrapatos e modelos para novos anticoagulantes
Clonagem, expressão e caracterização estrutural e bioquímica de inibidores do tipo Kunitz e Serpinas de carrapatos.
Integrantes: Adriana Seixas (coordenador), Carlos Termignoni, Itabajara Da Silva Vaz Junior, Lucas Tirloni, Sheila Rosa da Mata.
2009 a AtualInstituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Entomologia Molecular INCT-EM
Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Entomologia Molecular INCT-EM tem os seguintes objetivos: Transformar o Brasil em um dos países líderes na pesquisa na área de Entomologia Molecular no mundo, com ênfase no estudo de vetores de doenças (humanas, veterinárias e de plantas) e pragas agrícolas Desenvolver novas metodologias para a vigilância e o controle de vetores e pragas, entendendo que a resistência a inseticidas convencionais é o principal obstáculo para o combate efetivo. Identificar mecanismos envolvidos na aquisição de capacidade vetorial, em condições de laboratório e de campo. Entendendo que esta é uma característica variável em populações naturais, o conhecimento das bases moleculares desse fenômeno pode ajudar a encontrar meios de avaliar o risco de transmissão e, portanto, subsidiar o desenvolvimento de parâmetros epidemiológicos de valor preditivo
Integrantes: Pedro Lagerblad de Oliveira (coordenador), Adriana Seixas, Aoi Masuda, Itabajara Da Silva Vaz Junior, CarlosTermignoni, Pedro Oliveira, Carlos alexandre Ferreira, Carlos Logullo, Claudio Akio Masuda, Marcos Horácio Pereira, Fernando Genta, Angela Hampishire.

Epidemiologia Molecular do Coronavírus SARS-CoV-2 no Rio Grande do Sul Relações filogenéticas, análise de mutações e detecção de coinfecções e desenvolvimento de estratégias de bioinformática para análise de dados de HTS - 16S e genoma viral.
Integrantes: Ana Beatriz Gorini da Veiga (coordenador), Adriana Seixas, Janira Prichula, Ana Paula Muterle.
2019 a AtualDesenvolvimento de um pipeline para caracterização funcional de proteínas hipotéticas
O projeto visa o desenvolvimento de um pipeline de bioinformática para integração de ferramantas de caracterização de sequencias proteicas, com enfoque voltado para a caracterização in silico de proteínas hipotéticas buscando descreve-las e compreender sua função, um desafio nos estudos genômicos e proteômicos de organismos pouco estudados.
Integrantes: Adriana Seixas (coordenador), Janira Prichula, Ana Paula Muterle, Tiago Oliveira.
2019 a AtualAnálise centesimal da farinha de Zophobas morio e proposta de inclusão em formulação de petiscos para cães
Envolve a análise do potencial nutricional da farinha de Zophobas morio visando uso como fonte proteica. Inicilmente proposta de inclusão em formulação de petiscos para cães e gatos.
Integrantes: Adriana Seixas (coordenador), Edmundo Fernando Amaral da Silva, Mariana Morattis, Luana Haupt.
2019 a AtualAplicação de quitina e quitosana em produtos para saude humana e animal.
Utilização de quitina e quitosana produzidas a partir de resíduos da indústria pesqueira em produtos da área da indústria de alimentos e da saúde.
Integrantes: Adriana Seixas (coordenador), Edmundo Fernando Amaral da Silva, Mariana Morattis, Tania Hubert.
2019 a AtualBiocompositos Verdes, redução no impacto ambiental e sustentabilidade
Desenvolvimento de biocomposito a partir de resíduos da agroindústria, Utilização deste material em embalagens biodegradáveis.
Integrantes: Edmundo Fernando Amaral da Silva (coordenador), Adriana Seixas, Mariana Morattis.
2019 a AtualComo as larvas de Galleria mellonella degradam plástico sintético
entender como as larvas de Galleria mellonella degradam plástico sintético a fim de desenvolver uma estratégia para biorremediação de plásticos.
Integrantes: Adriana Seixas (coordenador), Danielle da Silva Trentin, Janira Prichula.
2018 a AtualUma Plataforma para Caracterização Genômica de cepas de Enterococcus spp.
Desenvolvimento de ferramentas de bioinformática para facilitar análise de dados de sequenciamento HTS em estudos genômicos.
Integrantes: Adriana Seixas (coordenador), Janira Prichula, Ana Paula Muterle.
2018 a AtualDESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA PARA VISUALIZAÇÃO POSICIONAL DOS RESULTADOS GERADOS POR PLATAFORMAS DE ANÁLISE GENÔMICA COMPARATIVA EM PROCARIOTOS
O projeto visa desenvolvimento de uma ferramanta de bioinformática para a visualização de dados de análise genômica a fim de facilitar a apresentação, interpretação e aplicação de informação em larga escala.
Integrantes: Adriana Seixas (coordenador), Janira Prichula, Ana Paula Muterle.
2018 a AtualPrincipios Bioativos em petiscos
Desenvolvimento de petiscos animais com princípios bioativos.

Impact of COVID-19 on academic mothers
2020. SCIENCE.
Rhipicephalus microplus cystatin as a potential cross-protective tick vaccine against Rhipicephalus appendiculatus
2020. Ticks and Tick-Borne Diseases.
Blood anticlotting activity of a Rhipicephalus microplus cathepsin L-like enzyme
2019. BIOCHIMIE.
Characterization of a glycine-rich protein from Rhipicephalus microplus : tissue expression, gene silencing and immune recognition
2018. PARASITOLOGY (CAMBRIDGE. ONLINE).
Peptidase inhibitors in tick physiology
2018. MEDICAL AND VETERINARY ENTOMOLOGY.
A proteomic insight into vitellogenesis during tick ovary maturation
2018. Scientific Reports.
Expression profile of Rhipicephalus microplus vitellogenin receptor during oogenesis
2017. Ticks and Tick-Borne Diseases.
Molecular and structural characterization of novel cystatins from the taiga tick Ixodes persulcatus
2017. Ticks and Tick-borne Diseases.
Amaurocine: Anti-Trichomonas vaginalis protein produced by the basidiomycete Amauroderma camerarium
2016. Experimental Parasitology.
Molecular and functional characterization of Bm05br antigen from Rhipicephalus microplus
2016. Ticks and Tick-borne Diseases.
The putative role of Rhipicephalus microplus salivary serpins in the tick-host relationship
2016. Insect Biochemistry and Molecular Biology.
The conserved role of the AKT/GSK3 axis in cell survival and glycogen metabolism in Rhipicephalus (Boophilus) microplus embryo tick cell line BME26
2013. Biochimica et Biophysica Acta. G, General Subjects (Print).
A Rhipicephalus (Boophilus) microplus cathepsin with dual peptidase and antimicrobial activity
2012. International Journal for Parasitology.
Multi-antigenic vaccine against the cattle tick Rhipicephalus (Boophilus) microplus: A field evaluation
2012. Vaccine (Guildford).
Proteomic Profiling of the Influence of Iron Availability on
2011. Journal of Proteome Research (Print).
A Boophilus microplus vitellin-degrading cysteine endopeptidase
2003. Parasitology (Cambridge. Online).

Boophilus microplus cysteine endopeptidase: immunolocalization and association with vitellin
2005. 5th Iternational Conference on Ticks and Tick-Borne Pathogens. 0
Purification and Characterization of a cysteine endopeptidase from Boophilus microplus that degrades vitellin
2002. XII Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária. 1

GENOMIC ANALYSIS IN SILIC AND IDENTIFICATION OF BIOACTIVE MOLECULES IN ENTEROCOCCUS SPP. FROM WILD MARINE ANIMALS: BIOPROSPECTING NEW COMPOUNDS
2017. II Encontro do PPG Biociências da UFCSPA & Encontro de Pesquisa em Fisiologia do RS,.
Avaliação da atividade biológica dos ovos de Aedes aegypti, Spodoptera frugiperda e Anagasta kuehniella sobre a formação de biofilmes pela bactéria Staphylococcus epidermidis.
CLONAGEM E EXPRESSÃO DE UM INIBIDOR DE SERINO-ENDOPEPTIDASES DO CARRAPATO IXODES PERSULCATUS: UM POSSÍVEL ANTICOAGULANTE
2017. II ENCONTRO DO PPG BIOCIÊNCIAS DA UFCSPA E ENCONTRO DE PESQUISA EM FISIOLOGIA DO RS, 2017.
A Kinetic Proteomic Study of Rhipicephalus microplus Ovaries.
2017. 46th Annual Meeting of the Brazilian Society for Biochemistry and Molecular Biology.
Enzyme Inhibition Profile and Tissue Localization of a Rhipicephalus appendiculatus Cystatin
2016. 45a. Reunião Anual a Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular.
Anticlotting activity of a cathepsin L-like protease from Rhipicephalus microplus tick.
2016. 45a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular.

Bruno de Souza Mayer. Inibidores de cisteíno proteases no câncer: Na busca por novas terapias. Início: 2020. Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (Orientador principal)