ciia-saude@dcc.ufmg.br

Evento do CI-IA Saúde discute o uso da IA para a solução dos desafios da saúde

Nesta segunda-feira, 25, o CI-IA Saúde promoveu, no auditório 3 do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), o Workshop CI-IA Saúde: Passado, Presente e Futuro, o segundo encontro anual do Centro de Inteligência Artificial para a Saúde. Com uma programação intensa, o encontro teve por objetivo a troca de experiências sobre a importância do uso de técnicas de Inteligência Artificial para a solução dos desafios da saúde.

O encontro contou com apresentação dos resultados parciais dos projetos de pesquisa do Centro e dos melhores resumos científicos submetidos. Além disso, houve a exibição em pôsteres dos resumos científicos, palestra com o professor Ricardo Cruz-Correia, da Universidade do Porto, mesa de discussão dos desafios da aquisição de competências em IA para a saúde e mostra dos cursos oferecidos pelo CI-IA Saúde e mídias sociais.

Durante a abertura, os componentes da mesa além de darem as boas-vindas a todos, ressaltaram a importância do evento e o estudo do tema para vencer os desafios para promover uma saúde de qualidade para a sociedade. A abertura foi conduzida pela pesquisadora e membro do Comitê Executivo do CI-IA Saúde, Zilma Reis (Faculdade de Medicina), e composta pelos pesquisadores e também membros do Comitê, Virgílio Almeida (Departamento de Ciência da Computação – DCC) e Antônio Ribeiro (Hospital das Clínicas), além do pró-reitor de Pesquisa da UFMG, Fernando Reis, do vice-diretor do ICEx e professor do DCC, Renato Ferreira, e do diretor-presidente da Unimed-BH, Frederico Peret.