DCC - UFMG
+55 31 3409 5860
ciia-saude@dcc.ufmg.br

CIIA-Saúde desenvolve projetos que habilitam profissionais da saúde e população em saúde digital

Reconhecido como um dos seis centros de Inteligência Artificial (IA) do Brasil, o Centro de Inovação em Inteligência Artificial para a Saúde (CIA-Saúde), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), atua em colaboração com os profissionais da saúde auxiliando na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, além de orientar, programar e organizar a gestão da assistência à saúde, por meio de um sistema que abrange o desenvolvimento da ciência e tecnologia, a educação continuada, a graduação e a sociedade.

Para tanto, com o foco na pesquisa, o objetivo é desenvolver a ciência e a tecnologia e, assim, por meio dos programas de pós-graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorados, os cientistas e pesquisadores criam soluções de saúde digital para transferi-las ao mercado. No que diz respeito à educação continuada, o objetivo é instruir e qualificar os estudantes a utilizar as ferramentas digitais no cotidiano com foco no mercado de trabalho. Ao mesmo tempo, também capacitar os gestores, médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde.

Já para a graduação, disciplinas específicas e projetos de iniciação científica e de extensão para a saúde digital estão sendo criados e abertos para todas as áreas de formação da UFMG, o que amplia a disseminação do conhecimento e atua de forma a promover a multidisciplinaridade. E, por fim, para que a sociedade tenha visão crítica quanto às informações recebidas, saibam utilizar a tecnologia. Desta forma, são promovidos eventos, ações de extensão, cursos de curta duração, aplicativos educativos, além da interação nas mídias sociais.

Há mais de dez anos utilizando a IA e demais expertises no desenvolvimento de ações que auxiliam a sociedade e introduzem a área da saúde na formação dos profissionais de saúde e da população, os pesquisadores do CIIA-Saúde colaboram para tornar realidade a Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028 (ESD28). Tal documento apresenta a perspectiva de ações voltadas para a área nos próximos oito anos e, para alcançar os objetivos propostos, tem o apoio de entidades educacionais e de empresas públicas e privadas. Assim, consta em uma das prioridades a necessidade de capacitar e habilitar profissionais de saúde em Informática em Saúde, garantir o reconhecimento como área de pesquisa, além de reconhecer o Informata em Saúde como profissão.

De acordo com a médica, professora e coordenadora de Educação e Disseminação do conhecimento do CIIA-Saúde, Zilma Reis, as universidades são fundamentais na execução do plano de ação da ESD28. Ao mesmo tempo, ressalta que os pesquisadores da UFMG estão cientes e atuantes na formação e propagação do conhecimento em saúde digital, utilizando-se de metodologias ágeis e a colaboração de diversas áreas de formação. “Nós queremos contribuir para a criação de um ecossistema de inovação de saúde digital com transdisciplinaridade. Não é só para alunos da área da saúde, é para todos. Formar esse ambiente de trabalho em conjunto é importante para utilizar, validar e criar soluções de saúde digital”, explicou.

Com o intuito de avançar ainda mais nos propósitos do ESD28, o CIIA-Saúde está desenvolvendo diversas ações, dentre elas a criação de uma nova Formação Transversal na UFMG, um percurso formativo de 300 horas de duração que reuniu uma equipe de 16 professores de diversas áreas de formação e formou um ambiente interdisciplinar com foco na inteligência artificial em saúde.

Para conhecer mais sobre as ações desenvolvidas pela Universidade Federal de Minas Gerais, acesse os links abaixo:

YouTube IEAT UFMG: https://www.youtube.com/user/ieatufmg

Cursos à distância: https://aps.saude.gov.br/noticia/9816

Inteligência Artificial para a saúde – UFMG: https://www.instagram.com/iasaudeufmg/

Centro Colaborador do SUS – Avaliação de Tecnologias e Excelência em Saúde: http://www.ccates.org.br/en/ccates-home/

Aplicativo “Meu Pré-Natal”:  http://blog.saude.mg.gov.br/2018/12/10/tecnologia-aplicativo-meu-pre-natal-alcanca-mais-de-100-mil-downloads/

Covid-19 Você Sabia?: https://www.instagram.com/covid19ufmg/

Instagram https://www.instagram.com/iasaudeufmg/