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Soraia Raupp Musse


Soraia Raupp Musse

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Ciência da Computação

Pesquisador associado





Informações resumidas do Currículo Lattes


Currículo Lattes atualizado em 22/04/2021

Nome em citações bibliográficas: MUSSE, S. R.;Musse, Soraia Raupp;MUSSE, SORAIA R.;RAUPP MUSSE, SORAIA


Formação acadêmica

Doutorado em Doctorat En Science na Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne em 2000
Mestrado em Computação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1994
Mestrado em Cours Postgrade En Informatique Realité Virtuelle na Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne em 1997
Graduado em Bacharelado Em Informatica na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em 1990


Projetos de pesquisa em andamento

2020 a AtualLODUS : Um Framework para Dinâmica Populacional e o Impacto do Contágio
A área de simulação de multidões já apresentou vários avanços nas movimentações realistas de pessoas em pequenos, e médias grupos, tendo ainda alguns estudos em multidões de alta densidade de pessoas. O VHLAB, na PUCRS, é um grupo referência na literatura da área em simulação de multidões. Várias são as técnicas propostas que visam simular individualidades de agentes, como gênero e idade. No entanto, modelos de simulação computacional que considerem além destes fatores, dados como cultura e hábitos populacionais são ainda incipientes e requerem um profundo estudo do estado-da-arte de outras áreas do conhecimento. Neste projeto, pretendese atuar em três fases distintas. Primeiramente, aplicar métodos que já trabalhamos, no contexto de simulação de multidões, a fim de simular hábitos e culturalidade das populações em ambientes urbanos. A segunda parte visa incluir no método, um modelo para contágio nas multidões, a fim de permitir a simulação de contágio de vírus entre a população. Por fim, pretendemos aplicar os métodos desenvolvidos na dinâmica populacional e o modelo de contágio inicialmente em Porto Alegre, permitindo visualizar efeitos do lock down da população, devido a pandemia recente. Salienta-se que essa ferramenta, a ser desenvolvida, para simulação de dinâmica populacional também poderá ser útil em decisões de planejamento do espaço simulado.
Integrantes: Soraia Raupp Musse (coordenador).
2018 a AtualExpressões Faciais - Praias PSICO e CC
A proposta integra conhecimentos da Psicologia Cognitiva e recursos da Ciência da Computação visando viabilizar um produto técnico informatizado que maximize um processo cognitivo subjacente fundamental para a interação social. Assim, bancos de imagens já desenvolvidos pelo GNAT- Grupo de Pesquisa em Neurociência e Transgeracionalidade serão submetidos a um tratamento técnico visando a qualificação e validação das imagens. No segundo momento, tais imagens serão utilizadas no desenvolvimento de um programa informatizado no formato de jogo interativo. Para este programa as técnicas utilizadas incluirão psicoeducação e modelagem com ênfase principal na correção de erros relacionados ao processamento de expressões faciais e na minimização de vieses atencionais presentes na atividade de reconhecer tais expressões.
Integrantes: Adriane Arteche (coordenador), Soraia Raupp Musse.
2017 a AtualDetecção e Simulação de Culturalidade em Crowds (DeSimCC)
A área de simulação de multidões já apresentou vários avanços nas movimentações realistas de pessoas em pequenos, e médias grupos, tendo ainda alguns estudos em multidões de alta densidade de pessoas. Neste caso, individualidades já foram tratadas em poucos e recentes trabalhos, como gênero e idade. Modelos de simulação computacional que considerem além destes fatores, dados como cultura e hábitos são ainda incipientes e requerem um profundo estudo do estado-da-arte de outras áreas do conhecimento. Neste projeto, pretende-se atuar em duas fases distintas. Primeiramente, investigar e propor maneiras de extrair dados de culturalidade em sequências de vídeo. A segunda fase é responsável por propor maneiras de considera a culturalidade em modelos de simulação e animação de personagens. Aplicações como simular populações culturamente coerentes em games e simulações interativas são exemplos de possibilidades deste trabalho. Este é o projeto da minha bolsa PQ.
Integrantes: Soraia Raupp Musse (coordenador).
2016 a AtualDetecção de comportamentos culturais em Multidões
Projeto Universal
Integrantes: Soraia Raupp Musse (coordenador).
2013 a AtualSimulação de Multidões
O projeto visa melhorar o software CrowdSim desenvolvido com apoio da FINEP no projeto VISU-SD. Além disso, o projeto Simulação de Multidões também visa aplicar o CrowdSim em casos reais, através de prestação de serviços avançada.
Integrantes: Soraia Raupp Musse (coordenador).

Projetos de desenvolvimento em andamento

Veja todos os projetos no Currículo Lattes

Últimas publicações

Artigos em periódicos

Foreword to the Special Section on 33rd Conference on Graphics, Patterns and Images. (Preface)
2020. COMPUTERS & GRAPHICS-UK.
Investigating Cultural Aspects in the Fundamental Diagram using Convolutional Neural Networks and Virtual Agents Simulation
2019. COMPUTER ANIMATION AND VIRTUAL WORLDS.
CrowEst: A Method for Estimating (and not Simulating) Crowd Evacuation Parameters in Generic Environments
2019. THE VISUAL COMPUTER (INTERNET).
Development of the Youth Emotion Picture Set
2018. PERCEPTION.
Generating background NPCs motion and grouping behavior based on real video sequences
2018. ENTERTAINMENT COMPUTING.
Crowd Simulation Incorporating Thermal Environments and Responsive Behaviors
2018. PRESENCE-TELEOPERATORS AND VIRTUAL ENVIRONMENTS.
Persona: A Method for Facial Analysis in Video and Application in Entertainment
2018. Computers in Entertainment.
Detecting Personality and Emotion Traits in Crowds from Video Sequences
2018. MACHINE VISION AND APPLICATIONS.
Urban Walkability Design Using Virtual Population Simulation
2018. COMPUTER GRAPHICS FORUM.
Foreword to the Special Section on XVII Brazilian symposium on computer games and digital entertainment (SBGames 2018)
2018. COMPUTERS & GRAPHICS-UK.
Preserving the Motion Features in Nonavoiding Collision Crowds
2017. COMPUTERS IN ENTERTAINMENT.
A framework for generic facial expression transfer
2017. Entertainment Computing.
Evaluating and Optimizing Evacuation Plans for Crowd Egress
2017. IEEE COMPUTER GRAPHICS AND APPLICATIONS.
Detection of Global and Local Motion Changes in Human Crowds
2016. IEEE TRANSACTIONS ON CIRCUITS AND SYSTEMS FOR VIDEO TECHNOLOGY.
Visual Computing and the Progress of Developing Countries
2016. IEEE Computer Graphics and Applications.
Shape-Based Pedestrian Segmentation in Still Images
2016. International Journal of Semantic Computing.
Crowd Analysis Using Computer Vision Techniques
2010. IEEE Signal Processing Magazine (Print).
A Behavioral and Hierarchical Model for Real-Time Simulation of Virtual Human Crowds
2001. IEEE Transactions on Visualization and Computer Graphics.

Trabalhos completos em congressos

Can we estimate the perceived comfort of virtual human faces using visual cues?
2021. 2021 IEEE 15th International Conference on Semantic Computing (ICSC).
Computational Simulation of Evacuation in night-house ? Crowd Behavior Guided by Emergency Signaling
2021. 3rd international conference on innovative studies of contemporary sciences.
Arthur: a new ECA that uses Memory to improve Communication
2021. 16th IEEE International Conference on ​ SEMANTIC COMPUTING.
Towards Animating Virtual Humans in Flooded Environments
2020. ACM SIGGRAPH Conference Motion in Games.
Moving Virtual Agents Forward in Space and Time
2020. XIX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.
Towards a Legion of Virtual Humans: Steering Behaviors and Organic Visualization
2020. 33rd Conference on Graphics, Patterns and Images.
LODUS: A Multi-Level Framework for Simulating Environment and Population - A Contagion Experiment on a Pandemic World
2020. IEEE International Smart Cities Conference.
How Does Computer Animation Affect Our Perception of Emotions in Video Summarization?
2020. International Symposium on Visual Computing.
Investigating Emotion Style in Human Faces and Avatars
2019. Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment.
Optimal Group Distribution based on Thermal and Psycho-Social Aspects
2019. CASA - Computer Animation and Social Agents.
BioClouds: A Multi-level Model to Simulate and Visualize Large Crowds
2019. CGI: Computer Graphics International.
Cross-Media Sentiment Analysis in Brazilian Blogs
2019. International Symposium on Visual Computing.
Confidence in Programming Skills: Gender Insights From StackOverflow Developers Survey
2019. IEEE/ACM 41st International Conference on Software Engineering: Companion Proceedings ICSE.
Reinforcing Diversity Company Policies: Insights from StackOverflow Developers Survey
2019. International Conference on Enterprise Information Systems (ICEIS).
Simulating Crowds with OCEAN Personality Traits
2018. 18th ACM International Conference on Intelligent Virtual Agents.
Simulating Crowd Evacuation: From Comfort to Panic Situations
2018. 18th ACM International Conference on Intelligent Virtual Agents.
Simulating Virtual Humans Crowds in Facilities
2018. Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.
Visualization of Interactions in Crowd Simulation and Video Sequences
2018. Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.
Evaluation of Selection Techniques on a Mobile Augmented Reality Game
2018. Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.
Simulating Rescue of Agents in Crowds during Emergency Situations
2017. SBGames - Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGAMES).
Giving Emotional Contagion Ability to Virtual Agents in Crowds
2017. Intelligent Virtual Agents (IVA).
Using Big Five Personality Model to Detect Cultural Aspects in Crowds
2017. SIBGRAPI - Conference on Graphics, Patterns and Images.
Generating Cultural Characters based on Hofstede Dimensions
2017. VHCIE (Workshop of IEEE VR 2017).
Fast-Forwarding Crowd Simulations
2016. Intelligent Virtual Agents.
USING GROUP BEHAVIORS TO DETECT HOFSTEDE CULTURAL DIMENSIONS
2016. IEEE International Conference on Image Processing (ICIP).
Analyzing Egress Accuracy through the Study of Virtual and Real Crowds
2016. Proceedings of Workshop of IEEE Virtual reality (IEEE VR).
Detecting Crowd Features in Video Sequences
2016. SIBGRAPI.
Generating Background Population for Games based on Real Video Sequences
2016. SBgames.

Resumos expandidos em congressos

Species Autonomous Evolution in Games Using Player Behavior Modeling
2017. Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGAMES).
Predicting Future Crowd Motion Including Event Treatment
2017. Intelligent Virtual Agents (IVA).
An user-based framework for group re-identification in still images
2015. IEEE International Symposium on Multimedia (ISM).
An Experience-Based Approach to Simulate Virtual Crowd Behaviors Under the Influence of Alcohol
2015. International Conference on Intelligent Virtual Agents (IVA).

Resumos em congressos

How Much Do You Perceive This?
2019. the 19th ACM International Conference.
USING FEELINGS IN IMAGES TO SUPORT STORYTELLING GAMES
2018. Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.
Simulating the Evacuation of Virtual Humans Crowds in Facilities
2018. ACM International Conference on Intelligent Virtual Agents.
A Model to Compute People Disturbance in Crowds
2015. ACM Siggraph conference on motion in games (MIG).
Procedural floor plan generation from building sketches
2015. ACM SIGGRAPH 2015 Posters.

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Orientações em andamento

Mestrado

Natanael Kuniechick. Faces fake. Início: 2020. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Orientador principal)
Vitor Peres. Geração de dataset com faces espontâneas. Início: 2020. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Orientador principal)
Roberto Rosa dos Santos. Análise de padrões em placas de carros. Início: 2020. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Orientador principal)
Bruna Dalmoro. Avaliação de mídias através de aprendizado de máquinas. Início: 2020. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Orientador principal)

Doutorado

Greice Pinho. Percepção em Imagens através de features visuais. Início: 2020. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Orientador principal)
Victor Araujo. Percepção em imagens. Início: 2020. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Orientador principal)
Paulo Knob. Simulação de Multidões. Início: 2018. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Orientador principal)

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