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Sílvio César Cazella


Sílvio César Cazella

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Ciências Exatas e Sociais Aplicadas

Pesquisador associado





Informações resumidas do Currículo Lattes


Currículo Lattes atualizado em 05/05/2021

Nome em citações bibliográficas: CAZELLA, S. C.;Cazella, Silvio César;Cazella, Silvio;CAZELLA, SÍLVIO CÉSAR;CAZELLA, SÍLVIO C.;Sílvio César Cazella;Cazella, Sílvio César;CAZELLA, SILVIO CESAR;Silvio Cesar Cazella;Cesar Cazella, Silvio;CAZELLA, SÍLVIO


Formação acadêmica

Doutorado em Computing Science na University of Alberta em 2004
Doutorado em Ciência da Computação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2006
Mestrado em Ciência da Computação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1997
Graduado em Informática na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em 1993


Projetos de pesquisa em andamento

2020 a AtualDesafios relacionados à implantação de IoT aplicada à saúde nos sistemas hospitalares convencionais
O objetivo principal do projeto é avaliar os principais desaos relacionados à implantação da IoT em saúde nos sistemas hospitalares convencionais. Este estudo deverá originar uma classicação a respeito da mudança de paradigma do sistema atual de saúde para um novo sistema com a implantação de sistemas inteligentes e a presença dos recursos de IoT em saúde.
Integrantes: Sílvio César Cazella (coordenador), Analucia Schiano Morales.
2020 a AtualSistema inteligente para identificação de estresse ocupacional em equipes de saúde ? sistema de vigilância de estresse e recomendações de enfrentamento
Desenvolvimento de um modelo preditivo para vigilância inteligente para o estresse ocupacional de profissionais da saúde devido ao risco de contaminação hospitalar. Objetivos
Integrantes: Sílvio César Cazella (coordenador), Maria Lúcia Barbosa, Daniela Levandowski, Alan Baronio Menegotto, Analucia Schiano Morales, Laura Derengoski Morás.
2020 a AtualTele intervenções para detectar e minimizar o impacto emocional trans/pós o confinamento em pandemias
O projeto propõe atividades para acompanhar e informar sobre o efeito da pandemia na saúde mental de profissionais da saúde e na população vulnerável e oferecer teleatendimento com criação de sistema inovador para contato com profissionais especializados em saúde mental, para apoio e orientação.
Integrantes: Sílvio César Cazella (coordenador), Airton Tetelbom Stein, Caroline Tozzi Reppold, HELENA MARIA TANNHAUSER BARROS, ANALUIZA CAMOZZATO DE PADUA, HILDA MARIA RODRIGUES MOLEDA CONSTANT, MARGARET WEIDENBACH GERBASE, CASSANDRA BORGES BORTOLON.
2020 a AtualELABORAÇÃO DE UM MODELO DE CONSULTORIA DE ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL PARA INSTRUMENTALIZAR EQUIPES DE ENFERMAGEM EM UM HOSPITAL GERAL
Introdução: O número de pessoas acometidas por algum tipo de transtorno mental cresce exponencialmente, a nível mundial. É perceptível a crescente inserção destes pacientes em ambientes pouco especializados, junto ao convívio de pessoas que não apresentam transtornos, a exemplo para esta pesquisa: os hospitais gerais. A elaboração de um modelo de consultoria de enfermagem em Saúde Mental pode auxiliar na prática de enfermagem em unidades de internação clínica onde os profissionais enfermeiros e técnicos de enfermagem não possuem especialização na área da saúde mental. Dessa forma, uma consultoria em saúde mental auxiliaria este trabalhador a ter uma assistência mais adequada ao paciente. Objetivo: Elaborar um modelo de consultoria de enfermagem em saúde mental nas unidades de internação de um Hospital Geral da cidade de Porto Alegre Métodos: O projeto terá como abordagem a pesquisa qualitativa, descritiva, exploratória. Será realizado no Hospital Santa Clara (HSC), da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre/RS. Após as consultorias, serão convidados a participar de uma entrevista os profissionais enfermeiros assistenciais e técnicos de enfermagem, das unidades de internação do hospital. Os dados gerados durante a entrevista serão analisados por meio por meio da Análise Temática. O produto desenvolvido nesta pesquisa será um modelo de Consultoria de Enfermagem em Saúde Mental dentro do HSC que terá como base a Educação Permanente em Saúde através da Metodologia da Problematização. Resultados: Espera-se que com este estudo ocorra seja elaborado um modelo de Consultoria em Enfermagem Psiquiátrica bem como que este dispositivo de cuidado instrumentalize os profissionais de saúde para um cuidado integral aos pacientes.
Integrantes: Sílvio César Cazella (coordenador), Jaqueline Ramires Ipuchima.
2020 a AtualEnfrentamento Social COVID-19
Buscar através de um estudo interdisciplinar aspectos que colaborem para um contingenciamento dos efeitos sociais negativos causados pela pandemia do COVID-19, aumentando o bem-estar social.
Integrantes: Mellina Terres (coordenador), Sílvio César Cazella, Simoni Rohden, Agnes Altmann, Bárbara Hein, Daniel Schneider, Dieine Estela Bernieri Schiavon, Karen Magnus, Sylvia J. Long-Tolbert, Letícia Vedolim, Felix Holl, Marina Fotteler.
2020 a AtualUm Framework para Triagem e Redução de Ruído em Imagens de Tomografia Computadorizada como Apoio à Planejamentos Radioterápicos
A presença de um "artefato" na imagem tomográfica corresponde a qualquer forma de erro de reconstrução ou ruído na imagem que possa resultar em um diagnóstico impreciso. Os artefatos são resultantes de fatores físicos (como metais) ou do próprio software. A presença desses problemas pode induzir a um diagnóstico falso positivo ou mascarar sua existência, o que pode acarretar sérias consequências. Para solucionar os artefatos em tomografias computadorizadas (TCs) causados por objetos metálicos, inúmeros algoritmos foram propostos na literatura, e há métodos comerciais disponíveis no mercado, mas o problema ainda permanece em foco para pesquisa, pois não há uma solução-padrão. A partir do desenvolvimento de um framework que apresente mais de uma solução e que recomende a aplicação de algum dos métodos, espera-se que o resultado da redução do artefato metálico seja mais preciso. Além disso, o sistema representa a garantia de autonomia e poder de decisão por parte da equipe multidisciplinar no fluxo de trabalho em radioterapia.
Integrantes: Sílvio César Cazella (coordenador), Laura Derengoski Morás, Thatiane Alves Pianoschi.
2019 a AtualUMA APLICAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS SOBRE O USO RACIONAL DE DISPOSITIVOS INVASIVOS PARA A EDUCAÇÃO PERMANENTE DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Integrantes: Sílvio César Cazella (coordenador), Luzia F. Millão, Camila Piuco Preve.
2019 a AtualA formação de médicos preceptores: perspectivas de residentes de um curso de preceptoria
Introdução: O ensino por meio da vivência prática, denominado preceptoria, permite aos aprendizes buscar informações e esclarecer dúvidas junto aos preceptores, de maneira a desenvolver competências e habilidades em um ambiente de apoio e segurança, elementos essenciais ao bom aprendizado. Objetivo: Compreender as percepções e perspectivas de médicos alunos do Curso de Especialização em Preceptoria em Medicina de Família e Comunidade - UNASUS/UFCSPA acerca do papel do preceptor na formação médica e inserção em atividades acadêmicas de preceptoria. Métodos: Estudo com método misto, em abordagem sequencial explanatória, a ser realizado em duas etapas: fase quantitativa, com aplicação de questionário estruturado, e fase qualitativa com realização de entrevistas individuais. A partir de análise individual dos resultados das etapas, será realizada uma interpretação integrativa de maneira a dimensionar e explanar sobre o fenômeno estudado e suas tendências. Por meio das conclusões identificadas pelo estudo, propõem-se a elaboração de um curso de ensino à distância sobre educação médica e preceptoria. Resultados esperados: A partir da análise da conjuntura da formação de preceptores no Brasil, através da exploração das percepções e perspectivas dos alunos e egressos de um curso de formação de âmbito nacional, espera-se contribuir com o fomento de políticas públicas e iniciativas educacionais que aprimorem a qualidade da formação de preceptores e docentes no país, e consequente, na graduação e pós-graduação médicas.
Integrantes: Márcia Rosa da Costa (coordenador), Sílvio César Cazella, Iago Gonçalves Ferreira.
2019 a AtualFormação de Enfermeiros Professores com Ensino a Distância sobre Metodologias Ativas de Ensino

Integrantes: Sílvio César Cazella (coordenador), Jaqueline Luft.
2018 a AtualTRAUMA INFANTIL: PERCEPÇÃO DAS CRIANÇAS E ELABORAÇÃO DE JOGO BASEADO EM MEDIDAS DE PREVENÇÃO
Introdução: Os acidentes representam ameaças para a saúde e bem estar das crianças e, como uma ocorrência traz graves consequências, é imprescindível identificar os fatores de risco no ambiente e no dia a dia desta população, para assim desenvolver medidas educativas na Prevenção do Trauma Infantil e Promoção de Saúde. Os profissionais da saúde e educação devem trabalhar em conjunto para o controle das injúrias não intencionais com estratégias apoiadas em evidencias científicas, lembrando que o trauma chega ser responsável por 19,5% da mortalidade de crianças até a adolescência, sendo a maior causa de morte na faixa dos cinco aos 19 anos. Objetivo: Propor estratégias lúdicas para prevenção, promoção do conhecimento e mudanças de comportamento das crianças em relação ao Trauma Infantil. Métodos: estudo de caráter misto exploratório sequencial QUAL quant, através de diálogo e entrevistas em grupo, a ser desenvolvido em quatro momentos: mapeamento do conhecimento das crianças com idade de 05 a 09 anos, estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Afonso Guerreiro Lima, localizada no município de Sapucaia do Sul, sobre Trauma Infantil e seus riscos; mapeamentos dos indicadores de Trauma ocorridos na população estudada; desenvolvimento de um Jogo Educativo, Serious Game, sobre Prevenção de Trauma na Infância a partir dos principais indicadores; aplicação e avaliação da qualidade e usabilidade do Jogo Educativo. Resultados: espera-se que as práticas de metodologia ativas de ensino, bem como a aplicabilidade do Jogo Educativo de Prevenção ao Trauma, promova a redução da mortalidade infantil no Brasil, já que é uma meta a se alcançar até 2030 conforme preconiza a Organização Mundial da Saúde.
Integrantes: Márcia Rosa da Costa (coordenador), Sílvio César Cazella, Juliane Dias.
2018 a AtualDesenvolvimento de um banco de dados para integração de dados da Triagem Auditiva Neonatal no Estado do Rio Grande do Sul

Integrantes: Sílvio César Cazella (coordenador), Juliana Herbert, Felipe Becker Nunes, Daniela Levandowski, João Orestes Martins Dartora, Luíza Vernier, FELIPE DE ASIS RIBEIRO.
2017 a AtualO DETALHAMENTO ACADÊMICO PARA PROMOVER A ADESÃO AO PROTOCOLO CLÍNICO DO TRATAMENTO MEDICAMENTOSO DO HIV NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Integrantes: Sílvio César Cazella (coordenador), Airton Tetelbom Stein, Ana Amélia Bones.
2017 a AtualUM MODELO DE ANALÍTICA ACADÊMICA FOCADO EM INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE ENSINO SUPERIOR

Integrantes: Sílvio César Cazella (coordenador), Aline Lins Camargo.
2017 a AtualAPRENDIZAGEM SINGULARIZANTE: Um método para personalização de experiências de aprendizagem usando gamificação e análise de dados educacionais
Percebe-se o desgaste dos métodos tradicionais de ensino e aprendizagem centrados em processos passivos e conteudistas. Em contrapartida, emergem no mundo todo algumas iniciativas e incentivos para experiências de aprendizagem mais dinâmicas, com adoção de metodologias ativas. Estas metodologias são permeadas pelas tecnologias de informação e comunicação e com ênfase no desenvolvimento de competências na chamada Educação 4.0. Embora em ambiente profícuo de recursos, processos e pessoas, a maioria das práticas educacionais ainda reforça os processos normalizadores amplamente exercidos pela subjetivação. Há necessidade de mudanças de postura na valorização das singularidades no processo educacional, buscando desenvolver o potencial dos alunos para tornarem-se críticos e ativos. Entretanto reside a dificuldade no atendimento a essas demandas por parte dos professores e por conta da sua já tradicional sobrecarga docente. Este projeto de tese apresenta a fundamentação de práticas de aprendizagem baseada em oito preceitos norteadores. A partir dessas conjecturas teóricas, propõe-se um método de personalização em experiências de aprendizagem. Como estratégia para motivação e engajamento dos alunos, faz-se uso de gamificação e análise de dados educacionais de forma diagnóstica e prescritiva capaz de apoiar os docentes. Com o uso de Design Science Research (DSR) no processo de pesquisa e Design Thinking (DT) na concepção e desenvolvimento, busca-se verificar como este método pode auxiliar docentes na criação de experiências de aprendizagem ativas centradas na singularização dos alunos.
Integrantes: Sílvio César Cazella (coordenador), Aline de Campos.

Projetos de desenvolvimento em andamento

2021 a AtualConstrução de um protótipo M-Health para Vacinação

Integrantes: Sílvio César Cazella (coordenador), Agnes Altmann, Roberto Lemos Meyer.
Veja todos os projetos no Currículo Lattes

Últimas publicações

Artigos em periódicos

Computer-aided diagnosis of hepatocellular carcinoma fusing imaging and structured health data
2021. Health Information Science and Systems.
MODEL FOR QUALITY ANALYSIS OF NEONATAL HEARING SCREENING SOFTWARE: THEORY APPLIED
2021. INTERNATIONAL JOURNAL OF MEDICAL INFORMATICS.
Associação entre o perfil do estudante e o desempenho acadêmico em um curso de Especialização em Atenção Primária a Saúde EaD
2021. EAD EM FOCO.
Mineração de Dados Educacionais e Learning Analytics no contexto educacional brasileiro: um mapeamento sistemático
2021. INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO.
Solução de Academic Analytics focado em Instituições Comunitárias de Ensino Superior
2020. INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO.
AquaSafe: Aquaculture occupational safety and health in the palm of your hand
2020. PESQUISA AGROPECUÁRIA GAÚCHA.
M-health Applied to Vaccinal Support: A review Integrative
2020. Trends in Telemedicine & E-health.
Mineração de dados educacionais para o perfil de candidatos da prova do Encceja no Rio Grande do Sul
2020. Revista Educacional Interdisciplinar.
Instruments to assess suicide risk: a systematic review
2020. TRENDS IN PSYCHIATRY AND PSYCHOTHERAPY.
Consequências na alimentação de crianças órfãs após a morte materna: uma investigação por meio de softwares de mineração de texto
2020. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA.
Modelagem de uma Ontologia de Domínio com Foco em Competências para Sistemas de Recomendação na Educação
2020. REVISTA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO.
Academic Analytics: A Systematic Review of Literature
2019. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH.
Refinamento dos fatores motivacionais e estados de ânimo a partir do uso de Mineração de Dados Educacionais
2019. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO.
A Educação para o enfrentamento da Epidemia do HIV
2018. Interface (Botucatu. Online).
Aplicando Mineração de Textos na análise de artigos científicos sobre Sistemas de Recomendação com Mineração de Dados Educacionais e ​​Learning Analytics
2018. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO.
Artificial Intelligence technologies to manage obesity
2018. VITALLE.
O ENSINO DA ENFERMAGEM MEDIANTE O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS UMA REVISÃO INTEGRATIVA
2018. REVISTA EMREDE - REVISTA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA.
Development and Application of a System Based on Artificial Intelligence for Transcatheter Aortic Prosthesis Selection
2018. BRAZILIAN JOURNAL OF CARDIOVASCULAR SURGERY (ONLINE).
METHODOLOGY OF THE PROBLEMATIZATION IN THE DISTANCE EDUCATION ON SEPSE: A COURSE WITH THE SUPPORT OF THE ARCH OF MAGUEREZ
2018. REVISTA LATINOAMERICANA DE TECNOLOGÍA EDUCATIVA.
AQUASAÚDE: A Mobile Application for Educational Training on Prevention of Shrimp Pathogen-Associated Diseases
2018. AQUACULTURE RESEARCH (ONLINE).
Integrando Sistemas de Recomendação com Mineração de Dados Educacionais e Learning Analytics: Uma revisão sistemática da Literatura
2018. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO.
Uma solução m-Health para apoio à educação em saúde com foco na mudança de comportamento para hábitos saudáveis
2018. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO.
Estratégia de educação de jovens para a sustentabilidade: o caso da Fundação Projeto Pescar
2018. EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO.
Learning Analytics em processos de personalização de aprendizagem: uma revisão sistemática de literatura
2018. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO.
Mobile applications for the control of obesity: a systematic review of the literature
2017. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH.
Distance Learning Course for Healthcare Professionals: Continuing Education in Tuberculosis
2017. Telemedicine and e-Health.
TEORIAS DE APRENDIZAGEM APLICADAS À MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
2017. REVISTA EMREDE - REVISTA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA.
Educação permanente através de um sistema m-Health voltado ao controle da obesidade em adultos
2017. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO.
Análise de sentimento pela ótica da abordagem multimodal
2017. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO.
Envelhecer@Saudável: um material educacional digital voltado ao público idoso
2017. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO.
A Religiosidade/Espiritualidade dos Médicos de Família: Avaliação de Alunos da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS)
2017. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA (IMPRESSO).
Analyzing trends in academic papers on ubiquitous virtual worlds in education using text mining resources
2017. INTERNATIONAL JOURNAL FOR INNOVATION EDUCATION AND RESEARCH.
Text Mining as a Strategy in Profiling the Use of Influenza Virus Genome in Scientific Publications
2016. International Journal of Computer and Information Technology.
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Jogos Digitais Aplicados À Promoção Do Autocuidado Em Saúde No Escolar: Uma Revisão Integrativa
2016. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação.
Aplicativos móveis para controle da obesidade e modelagem do emagreça@saudavel
2016. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação.
Combining Data Mining Technique and Users'Relevance Opinion to Build an Efficient Recommender System
2005. Revista Tecnologia da Informação.
Avaliação do impacto dos sistemas ERP sobre variáveis estratégicas de grandes empresas no Brasil
2004. RAC. Revista de Administração Contemporânea.

Trabalhos completos em congressos

RECOACOMP: aplicativo para recomendação de objetos de aprendizagem baseado em competências
2020. Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação.
Learning Analytics and Cognitive Computing to Support Personalized Learning Experiences
2019. 2019 IEEE 19th International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT).
Um modelo para personalização de aprendizagem baseado em Gamificação e Learning Analytics
2019. Workshops do VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (WCBIE 2019).
A Model for Integrating Personality Traits into an Educational Recommender System
2019. 2019 IEEE 19th International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT).
Sistema Emagreça@Saudável para controle da obesidade em adultos
2018. XVII Workshop de Ferramentas e Aplicações (WFA 2018).
Descoberta de Conhecimento em Base de Dados sobre o perfil de estudantes brasileiros de Tecnologia da Informação
2018. V WORKSHOP DE CIÊNCIA DE DADOS EDUCACIONAIS (WCDE2018).
Mineração de Dados Educacionais nos Resultados do ENEM de 2015
2017. VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação.
APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DE MINERAÇÃO DE TEXTOS NA DESCOBERTA DE CONHECIMENTO NA ANÁLISE DE ARTIGOS CIENTÍFICOS SOBRE BRAQUITERAPIA GINECOLÓGICA
2017. Latin-American Workshop on Computational Neuroscience.
Identificando o perfil de evasão de alunos de graduação através da Mineração de dados Educacionais: um estudo de caso de uma Universidade Comunitária
2017. VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação.
Mineração de Dados Educacionais: uma análise sobre o Engajamento de Usuários em Mundos Virtuais
2016. Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação.
Intervenção Educacional na área da saúde através de objetos de aprendizagem: um relato de experiência
2016. XXII Workshop de Informática na Escola.
THE CHALLENGE OF THE CONTINUOUS LEARNING HIV COURSE CONCEIVED WITHIN THE DISTANCE EDUCATION MODE BY THE APPLICATION OF THE PROBLEMATIZATION METHODOLOGY
2016. International Technology, Education and Development Conference.
Modeling user?s opinion relevance to recommending research papers
2005. UM 2005 User Modeling: The Proceedings of the Tenth International Conference.

Resumos expandidos em congressos

Um Modelo de Recomendação de Objetos Aprendizagem Baseado em Valores Culturais dos Estudantes
2020. Anais Estendidos do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.
O DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DA EPIDEMIA DO HIV COMO FERRAMENTA PARA PROPOSIÇÃO DA ADEQUAÇÃO DA CASCATA DO CUIDADO
2019. Congresso UFCSPA: conectando saúde e sociedade.
P4.06 Ecomap: an alternative for an interdisciplinary assistance
2017. STI and HIV World Congress Abstracts, July 9-12 2017, Rio de Janeiro, Brazil.
O uso da Metodologia da Problematização na Formação Permanente de Profissionais da Atenção Primária à Saúde, Através da Modalidade de Educação à Distância.
2016. II SEMINÁRIO NACIONAL DE MESTRADOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE ENSINO DA CAPES.
JOGOS DIGITAIS EM SAÚDE: FOCO NA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL EM ESCOLARES.
2016. XXIV Congresso Brasileiro de Nutrição.

Resumos em congressos

AUXÍLIO-DIAGNÓSTICO DE CARCINOMA HEPATOCELULAR UTILIZANDO EXAMES LABORATORIAIS E EXAMES DE IMAGEM COM APRENDIZADO DE MÁQUINA PROFUNDO
2019. Congresso UFCSPA: conectando saúde e sociedade.
SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS NO DESENVOLVIMENTO DE HÁBITOS ORAIS DELETÉRIOS EM CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS: REVISÃO SISTEMÁTICA
2019. Congresso UFCSPA: conectando saúde e sociedade.
ANÁLISE DE SOFTWARES DE REGISTRO DA TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL
2019. Congresso UFCSPA: conectando saúde e sociedade.
USO DE REDES NEURAIS NA ANÁLISE DE IMAGENS DE FUNDO DE OLHO PARA A AVALIAÇÃO DE RETINOPATIA DIABÉTICA E CLASSIFICAÇÃO DE URGÊNCIA PARA O ATENDIMENTO ESPECIALIZADO
2019. Congresso UFCSPA: conectando saúde e sociedade.
SOFTWARES APLICADOS À DETECÇÃO DE RISCO DE DISFAGIA E/OU ASPIRAÇÃO LARINGOTRAQUEAL EM PACIENTES HOSPITALIZADOS: REVISÃO SISTEMÁTICA
2019. Congresso UFCSPA: conectando saúde e sociedade.
O PROCESSO DE DESCOBERTA DE CONHECIMENTO EM BASE DE DADOS SOBRE A SAÚDE DA MULHER BRASILEIRA: UM ESTUDO SOBRE O ABORTO PROVOCADO
2019. Congresso UFCSPA: conectando saúde e sociedade.
IDENTIFICAÇÃO DE PADRÕES RELACIONADOS À ADMISSÃO EM EMERGÊNCIA HOSPITALAR POR DESCOMPENSAÇÃO DA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA ATRAVÉS DO PROCESSO DE DESCOBERTA DE CONHECIMENTO EM BASES DE DADOS
2019. Anais do Congresso UFCSPA: conectando saúde e sociedade.
DETECT-S: UM APLICATIVO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA AUXILIAR NA DETECÇÃO DO RISCO DE SUICÍDIO PELOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE
2019. Congresso UFCSPA: conectando saúde e sociedade.
DEF: EXPERT SINTA E VIDEOFLUOROSCOPIA PARA O DIAGNOSTICO DA DISFAGIA PARA LÍQUIDOS
2019. Congresso UFCSPA: conectando saúde e sociedade.
BANCO DE DADOS PARA INTEGRAÇÃO DE DADOS DA TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL
2019. Congresso UFCSPA: conectando saúde e sociedade.
Aplicativo para controle de infecções: uma proposta
2018. Simpósio Internacional de Esterilização e Controle de Infecção Relacionada à Saúde.
Academic detailing as a strategy to implement a HIV guideline in primary health care
2018. 25th Cochrane Colloquium.
Applying Artificial Intelligence to enhance healthcare decision making reliability in a postgraduate course at a Brazilian Health Sciences University
2018. Association for Medical Education in Europe (AMEE).
Academic detailing: a knowledge translation strategy to implement HIV Clinical Management Guideline
2018. 25th Cochrane Colloquium.
DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO SOBRE MEDIDAS DE BLOQUEIO EPIDEMIOLÓGICO
2017. XII SUL ENCONTRO DE CONTROLE DE INFECÇÕES.
UM CURSO DE SEPSE NA MODALIDADE À DISTÂNCIA UTILIZANDO A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO: UM DESAFIO DO DESENHO À APLICAÇÃO
2017. XII SUL ENCONTRO DE CONTROLE DE INFECÇÃO.
P5.04 Academic detailing in hiv: an alternative in primary care
2017. STI and HIV World Congress Abstracts, July 9-12 2017, Rio de Janeiro, Brazil.
JOGOS DIGITAIS PARA A PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO AMBIENTE ESCOLAR BRASILEIRO
2017. XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia.
Pesquisa Qualitativa na Educação a Distância na Saúde
2016. María Pilar Isla Pera. Escola d?Infermeria..
O uso dos Cursos Online Abertos e Massivos no contexto da Educação Permanente em saúde: uma Revisão Integrativa
2016. Escola Regional de Computação Aplicada a Saúde.
Mineração de Dados como ferramenta para descoberta e validação de informações epidemiológicas sobre o virus influenza A
2016. ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO APLICADA À SAÚDE.
Elaborando um Game para Ensinar Farmácia Hospitalar
2016. ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO APLICADA À SAÚDE.

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Orientações em andamento

Mestrado

Laura Derengoski Morás. Um Framework para Triagem e Redução de Ruído em Imagens de Tomografia Computadorizada como Apoio à Planejamentos Radioterápicos. Início: 2020. Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (Orientador principal)
José Henrique Hinkel. Utilizando Data Linkage na identificação de inconsistências em casos de COVID-19 no RS. Início: 2020. Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (Orientador principal)
Jaqueline Luft. Formação de Enfermeiros Professores com Ensino a Distância sobre Metodologias Ativas de Ensino. Início: 2019. Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (Co orientador)
AGNES ALTMANN. APLICATIVO M-HEALTH PARA COBERTURA VACINAL NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE. Início: 2019. Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (Orientador principal)

Doutorado

Felipe Leite da Silva. Um Modelo de Recomendação de Objetos Digitais de Aprendizagem baseado em Valores Culturais dos Estudantes. Início: 2020. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Orientador principal)
Talita Colombo. Saude Mental em Profissionais da Saúde: Trabalho remoto e Presencial. Início: 2020. Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (Co orientador)
Bruno Luis Schaab. Aplicativo para população baseada em Psicologia Positiva. Início: 2020. Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (Co orientador)
Rafael Vescovi Bassani. Um modelo de Learning Analytics orientado pelas diretrizes de General Data Protection Regulation. Início: 2019. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Orientador principal)
Fábio Josende Paz. UM MODELO DE ANALÍTICA ACADÊMICA FOCADO EM INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE ENSINO SUPERIOR. Início: 2017. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Orientador principal)
Aline de Campos. APRENDIZAGEM SINGULARIZANTE: Um método para personalização de experiências de aprendizagem usando gamificação e análise de dados educacionais. Início: 2017. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Orientador principal)
Ana Amélia Bones. Detalhamento acadêmico sobre as diretrizes terapêuticas para o Manejo da Infecção do HIV em adultos na Atenção Primária à Saúde no Município de Porto Alegre. Início: 2017. Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (Co orientador)
LUÍZA SILVA VERNIER. DESENVOLVIMENTO DE UM BANCO DE DADOS PARA INTEGRAÇÃO DOS DADOS DA TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Início: 2017. Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (Co orientador)

Veja todas as orientações no Currículo Lattes