DCC - UFMG
+55 31 3409 5860
ciia-saude@dcc.ufmg.br

Maria de Fatima Haueisen Sander Diniz


Maria de Fatima Haueisen Sander Diniz

Universidade Federal de Minas Gerais
Hospital Borges da Costa

Collaborating Researcher





Information extracted from Lattes platform


Last update: 2021/04/15


Degrees

Ph.D. Clínica Médica na Universidade Federal de Minas Gerais em 2007
M.Sc. Medicina (Gastroenterologia) na Universidade Federal de Minas Gerais em 1999
B.Sc. Medicina na Universidade Federal de Minas Gerais em 1985


Current projects

2016 a AtualUso da web como ferramenta para diagnóstico e intervenções de hábitos de vida associados à obesidade
Trata-se de estudo randomizado controlado paralelo, com 3 braços, com objetivo de investigar a eficácia de uma plataforma online (POEmaS) para perda de peso de forma saudável, em adultos funcionários ou estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais, com sobrepeso ou obesidade.
Integrantes: Maria de Fátima Haueisen Sander Diniz (coordenador), Antônio Luiz de Pinho Ribeiro, Alline Maria Rezende Beleigoli, Roberta Sônia Rodrigues Álvares, André Queiroz de Andrade, Leonardo Queiroz de Andrade, Tiago Marinho Sizenando, Marina de Moura Nigri Hilário Ferreira, Letícia de Araújo Silva.
2014 a AtualRelação entre marcadores de adiposidade, resistência à insulina, hemoglobina glicada e função cognitiva em estudo multicêntrico brasileiro ELSA-Brasil
Transtornos cognitivos do envelhecimento representam sério problema para o bem-estar social e econômico da sociedade atual. Acumulam-se crescentes evidências de maior risco de déficit cognitivo em pacientes com excesso de peso ou que apresentem resistência à insulina, apesar dessa relação ser pouco elucidada. O objetivo deste estudo é investigar a associação dos marcadores de adiposidade (índice de massa corporal, cintura abdominal e relação cintura-altura), resistência à insulina (insulina de jejum e modelo de avaliação da homeostase HOMA IR), hemoglobina glicada e desempenho cognitivo na população na linha de base do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto ELSA-Brasil. No seguimento dos participantes ELSA-Brasil, também se investigará se os mesmos marcadores de adiposidade podem ser fatores de risco para piora do desempenho cognitivo da população.
Integrantes: Maria de Fátima Haueisen Sander Diniz (coordenador), Aline Maria Rezende Beleigoli, Sandhi Maria Barreto, Valéria Maria de Azeredo Passos, Bruce Duncan, Maria Ines Schimidt, Pedro Guatimosim Vidigal, Roberta Carvalho de Figueiredo, Enrico Antônio Colosimo, Mônica Maria Teixeira, Maria de Jesus M. Fonseca.
2014 a AtualUltrassonografia intra-operatória do compartimento cervical central na detecção de metástase linfonodal de Carcinoma Papilar da Tireóide
O Carcinoma Papilar da Tireóide (CPT) é uma neoplasia frequente e suas taxas de incidência e prevalência vem aumentando significantivamente nos últimos anos. Apesar de ter um bom prognóstico, esse tumor apresenta altas taxas de metástase regional, especialmente no compartimento central do pescoço. O objetivo do presente estudo é avaliar a utilidade da ultrassonografia intra-operatória no manejo das metástases linfonodais de CPT no compartimento central. O Porjeto foi submetido à Plataforma Brasil e aguarda a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa
Integrantes: Maria de Fátima Haueisen Sander Diniz (coordenador), Gustavo Meyer de Moraes, Bernardo Fonseca.
2013 a AtualAvaliação da qualidade de vida em longo prazo de pacientes submetidos à cirurgia bariátrica pela técnica gastroplastia em Y de Roux no Grupo Multidisciplinar de Tratamento Cirúrgico da Obesidade Mórbida
Estudo de coorte retrospectivo, com amostra de conveniência de 250 pacientes operados pela equipe do Grupo Multidisciplinar para Tratamento Cirúrgico da Obesidade Mórbida do Hospital das Clínicas da UFMG (GMTCOM-HC/UFMG) entre 1998 e 2008. Objetivo geral do estudo é investigar a qualidade de vida relacionada à saúde e seus determinantes em pacientes submetidos à gastroplastia em Y de Roux há cinco anos ou mais, no GMTCOM-HC/UFMG, através da versão brasileira do questionário Medical Outcomes Study. No ano de 2013, estão em andamento a coleta de dados do estudo com recrutamento, entrevista e exame físico dos participantes.
Integrantes: Maria de Fátima Haueisen Sander Diniz (coordenador), Marco Tulio Costa Diniz, Alline Maria Rezende Beleigoli, Alexandre Lages Savassi-Rocha, Matheus Nagib Lemos Paulo, Jacqueline D. Tibúrcio.
2013 a AtualProjeto ELSA - MG - Contribuição para o diagnóstico de Diabetes mellitus e outros distúrbios da homeostase glicêmica: dosagem de Frotosamina
O presente estudo visa comparar a dosagem de frutosamina à dosagem de HbAfc a fim de avaliá-la como um teste alternativo no diangóstico do DM. Ação desta possibilidade se faz necessária diante dos altos custos demandados pela utilização da HbA1c como teste de rastreamento, em termos de saúde pública brasileira e pelas situações clínicas nas quais sua dosagem mostra-se inadequada para a avaliação glicêmica. o projeto se iniciou em outubro com a revisão bibliográfica e as primeiras análises serão realizadas a partir de agora.
Integrantes: Maria de Fátima Haueisen Sander Diniz (coordenador), Pedro Guatimosim Vidigal, William pedrosa de Lima.
2012 a AtualA influência de alterações subclínicas da tireóide na variabilidade da frequência cardíaca e na presença de arritmias cardíacas
Um consórcio formado por seis centros brasileiros de pesquisas, incluindo a UFMG, iniciou, em 2006, um aprofundado estudo sobre doenças cardiovasculars e diabetes no país. A pesquisa, denominada "Estudo Longitudinal da Saúde do Adulto (ELSA), busca sistematizar informações para a criação de um perfil nacional da incidência dessas enfermidades na população adulta, relacionando fatores de risco, perfil sócio-demográfico e outras doenças coadjuvantes. O presente estudo pretende avaliar a associação entre presença de disfunção tireoideana subclínica e alterações da variabilidade da frequência cardíaca e a presença de arritmias ao eletrocardiograma na coorte ELSA-BRASIL. Os dados serão analisados a partir do banco de dados da primeira onda do ELSA-BRASIL. Os dados estão em fase de análise e a previsão do término no início de 2014. Trata-se de projeto de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Saúde do Adulto.
Integrantes: Maria de Fátima Haueisen Sander Diniz (coordenador), Valéria Maria de Azeredo Passos, Pedro Guatimosim Vidigal, Antônio Luiz de Pinho Ribeiro, Kamilla Maria de Araújo Brandão.
2011 a AtualAvaliação da influência do peptídeo natriurético cerebral sobre índice de massa corporal e desfechos de morbimortalidade no seguimento de dez anos do estudo de bambuí sobre saúde e envelhecimento
O peptídeo natriurético cerebral (BNP) é sintetizado pelas células miocárdicas em resposta à distensão ventricular. Os peptídeos natriuréticos são preditores de morte por causas gerais e cardiovasculares em idosos, independente da presença de insuficiência cardíaca. O estudo de Bambuí sobre Saúde e Envelhecimento é um estudo epidemiológico, de base populacional, conduzido na cidade de Bambuí, Minas Gerais, Brasil, com o objetivo de identificar preditores de mortalidade, hospitalização e déficits físicos e cognitivos em população não-urbana, com idade igual ou superior a 60 anos. Os objetivos do presente projeto são: verificar a relação entre BNP e IMC; avaliar o impacto do IMC e de suas variações ao longo do tempo, assim como o impacto dos níveis de BNP, na morbimortalidade em dez anos e avaliar a influência do BNP na evolução de dez anos dos parâmetros nutricionais, em indivíduos com 60 anos ou mais, participantes do estudo de Bambuí. O acompanhamento da evolução do IMC e medidas antropométricas pode constituir importante evidência clínica da lipólise induzida por BNP e é uma questão que merece ser estudada, devido à crescente prevalência de obesidade. A coorte de Bambuí fornece dados confiáveis para tais investigações, uma vez que, na linha de base do estudo em 1997, foram realizadas medidas antropométricas, dosagem de BNP e coleta de dados referentes a hábitos alimentares e atividade física dos participantes. As medidas antropométricas e a coleta de dados sobre hábitos de vida foram repetidas ao longo do seguimento de dez anos. No primeiro semestre de 2010, iniciou-se a análise do banco de dados da linha de base e análise estatística destes dados. Programa-se o término das análises e redação do artigo referente à linha de base até janeiro de 2011.
Integrantes: Maria de Fátima Haueisen Sander Diniz (coordenador), Antonio Luiz Pinho Ribeiro, Alline Maria Rezende Beleigoli, Maria Fernanda Lima Costa.
2010 a AtualAvaliação dos marcadores de remodelação óssea e da força muscular em indivíduos submetidos à cirurgia de Bypass gástrico
O projeto - tese de doutorado - visa avaliar a eficácia de um programa de exercício de fortalecimento muscular na composição corporal total e nos marcadores ósseos de indivíduos submetidos a cirurgia de by pass gástrico. Em 2013, a coleta de dados se encerrou e a aluna se submeteu à qualificação para defesa. Projeto em fase de reação dos resultados.
Integrantes: Maria de Fátima Haueisen Sander Diniz (coordenador), Maria Marta Sarquis Soares, Luciana C. Versiani, Adauto V. Ramos, Luiz Armando Cunha De Marco.
2006 a AtualELSA - Estudo Longitudinal da Saúde do Adulto
O projeto é um consórcio formado por seis centros brasileiros de pesquisa (USP, FIOCRUZ/UERJ, UFRGS, UFES e UFBa), incluíndo a UFMG, inicia este ano um aprofundado estudo sobre doenças cardiovasculares e diabetes no pais. A pesquisa, denominada Estudo Lontitudinal da Saúde do Idoso (ELSA), busca sistematizar informações para a crianção de um perfil nacional da incidência dessas enfermidades na população adulta, relacionando fatores de risco, perfil sociodemográfico e outras doenças coadjuvantes.
Integrantes: Sandhi Maria Barreto (coordenador), Maria de Fátima Haueisen Sander Diniz, Valéria Maria de Azeredo Passos, Adelina Martha dos Reis, Antonio Luiz Pinho Ribeiro, Bruce Duncan, Cibele Comini Cesar, Dora Chor, Eduardoi Feinstein, Jorge Gustavo Velasquez Melendez, José Geraldo Mil, Maria Del Carmen, Maria Ines Schimidt, Paulo Lotufo, Pedro Guatimosim Vidigal, Luana Giatti Gonçalves.
2004 a AtualAvaliação do controle metabólico de pacientes obesos mórbidos submetidos à cirurgia bariátrica no Hospital das Clínicas da UFMG
O trabalho objetiva levantar os dados dos prontuários dos pacientes obesos mórbidos submetidos à cirurgia bariátrica no HCUFMG, avaliando parâmetros clínicos e laboratoriais no pré-operatório e no seguimento ao longo dos anos de pós-operatório. Iniciada a coleta dos dados a partir de maio/2004, após aprovação pelo COEP e DEPE. Os resultados da linha de base estão prontos e submetidos à publicação como artigo. Os dados referentes aos primeiros cinco anos do seguimento dos pacientes operados foram analisados e resultaram na tese de doutoramento da professora Maria de Fátima (defesa em 2/8/2007), recentemente publicado na revista Obesity Surgery. Um relato de caso relativo aos dados do trabalho foi apresentado no XI Congresso Mineiro de Endocrinologia e Metabologia em outubro de 2009. A coleta de dados continua em andamento para posterior análise do seguimento de longo prazo.
Integrantes: Maria de Fátima Haueisen Sander Diniz (coordenador), Alline Maria Rezende Beleigoli, Juliana Ferreira Costa, Mariana, Ana Paula, Kamila Maria de Araújo Brandão.

Current applied research projects

See all projects in Lattes

Recent publications

Articles in journals

Markers of adiposity, insulin resistance, prediabetes and cognitive function at baseline of the Brazilian Longitudinal Study of Adult Health (ELSA - Brasil)
2020. DIABETES RESEARCH AND CLINICAL PRACTICE.
Homeostasis model assessment of insulin resistance (HOMA-IR) and metabolic syndrome at baseline of a multicentric Brazilian cohort: ELSA-Brasil study
2020. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA.
Thyroid Function and Sarcopenia: Results from the ELSA-Brasil Study
2020. JOURNAL OF THE AMERICAN GERIATRICS SOCIETY.
Association between TSH levels within the reference range and adiposity markers at the baseline of the ELSA-Brasil study.
2020. PLoS One.
Association between diabetes and cognitive function at baseline in the Brazilian Longitudinal Study of Adult Health (ELSA- Brasil)
2020. Scientific Reports.
Subclinical Thyroid Dysfunction was not Associated with Cardiac Arrhythmias in a Cross-Sectional Analysis of the ELSA-Brasil Study
2019. Arquivos Brasileiros de Cardiologia.
Accuracy of Self-Reported Weight Collected Through a Web-Based Platform in a Weight Loss Trial: Validation Study of the POEmaS Clinical Trial.
2019. STUDIES IN HEALTH TECHNOLOGY AND INFORMATICS.
Intake of selected foods and beverages and serum uric acid levels in adults: ELSA-Brasil (2008-2010)
2019. PUBLIC HEALTH NUTRITION.
Validation of Anthropometric Measures Self-Reported in a Randomized Controlled Trial of a Web-Based Platform for Weight Loss
2019. STUDIES IN HEALTH TECHNOLOGY AND INFORMATICS.
Web-Based Digital Health Interventions for Weight Loss and Lifestyle Habit Changes in Overweight and Obese Adults: Systematic Review and Meta-Analysis
2019. JOURNAL OF MEDICAL INTERNET RESEARCH.
Establishing a blood fructosamine reference range for the Brazilian population based on data from ELSA - Brasil
2018. Practical Laboratory Medicine.
Early-life nutritional status and metabolic syndrome: gender-specific associations from a cross-sectional analysis of the Brazilian Longitudinal Study of Adult Health (ELSA-Brasil)
2018. PUBLIC HEALTH NUTRITION.
Online platform for healthy weight loss in adults with overweight and obesity - the -POEmaS- project: a randomized controlled trial
2018. BMC PUBLIC HEALTH.
Relationship between heart rate variability and subclinical thyroid disorders of the Brazilian Longitudinal Study of Adult Health (ELSA-Brasil)
2018. Brazilian Journal of Medical and Biological Research (on line).
Long-Term Effects of Bariatric Surgery on Health-Related Quality of Life: A Systematic Review
2018. JOURNAL OF SURGERY.
Is the association between vitamin D, adiponectin, and insulin resistance present in normal weight or obese? A pilot study
2018. Clinical Nutrition Experimental.
Using the Behaviour Change Wheel for Designing an Online Platform for Healthy Weight Loss ? ?POEmaS?
2018. STUDIES IN HEALTH TECHNOLOGY AND INFORMATICS.
Quality of Life and Weight Loss in the Long Term After Gastric Bypass
2017. Obesity Surgery.
Insulin resistance is associated with carotid intima-media thickness in non-diabetic subjects. A cross-sectional analysis of the ELSA-Brasil cohort baseline
2017. ATHEROSCLEROSIS.
The Effect of a Muscle Weight-Bearing and Aerobic Exercise Program on the Body Composition, Muscular Strength, Biochemical Markers, and Bone Mass of Obese Patients Who Have Undergone Gastric Bypass Surgery
2017. Obesity Surgery.
Age at first childbirth and newly diagnosed diabetes among postmenopausal women: a cross-sectional analysis of the Brazilian Longitudinal Study of Adult Health (ELSA-Brasil)
2017. Sao Paulo Medical Journal.
Thyrotropin level and cognitive performance: baseline results from the ELSA-Brasil Study
2017. PSYCHONEUROENDOCRINOLOGY.
Letter: Primary Hyperparathyroidism after Roux-en-Y gastric Bypass
2016. Obesity Surgery.
Physical Activity and Lipid Profile in the ELSA-Brasil Study
2016. Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Impresso).
Adverse effects during the oral glucose tolerance test in post-bariatric surgery patients
2016. Archives of Endocrinology and Metabolism.
Factors associated with metabolically healthy status in obesity, overweight, and normal weight at baseline of ELSA-Brasil
2016. Medicine (Baltimore, Md.).
The effects of weight and waist change on the risk of long-term mortality in older adults-the Bambuí (Brazil) cohort study of aging
2016. The Journal of Nutrition, Health & Aging.
Different Criteria for Assessment of Roux-en-Y Gastric Bypass Success: Does Only Weight Matter?
2009. Obesity Surgery.
Gut-brain communication: how does it stand after bariatric surgery?
2006. Current Opinion in Clinical Nutrition and Metabolic Care.

Papers in conferences


Extended abstracts in conferences


Abstracts in conferences

Resilience, social support are determinants of quality of life after bariatric surgery:results of the 9-year follow-up of a Brazilian cohort
2018. 25th European Congress on Obesity.
Protocol of a randomized clinical trial to test the efficacy of an on line platform for weight loss in adults with overweight and obesity: POEmas Project
2018. 25th European Congress on Obesity.
Cardiovascular, metabolic and mental comorbidities in the long-term after bariatric surgery and relation to weight loss
2017. 24th European Congress on Obesity.
Long-term effects of Roux-en-Y gastric bypass surgery on quality of life in severely obese Brazilian patients
2017. 24th European Congress on Obesity.
Gender Differences in the Association between Hyperinsulinemia and Cognition in Middle-Aged Adults without Diabetes: ELSA-Brazil
2016. 76th ADA Congress.
LONG-TERM EFFECTS OF ROUX-EN-Y GASTRIC BYPASS SURGERY (GBP) ON QUALITY OF LIFE (QOL) OF SEVERELY OBESE BRAZILIAN PATIENTS
2016. 21st World Congress of International Federation for the surgery of obesity & metabolic disorders.
LONG-TERM CONTROL OF COMORBIDITIES AFTER GASTRIC BYPASS
2016. 21st World Congress of International Federation for the surgery of obesity & metabolic disorders.
EATING BEHAVIOR, PHYSICAL ACTIVITY, ALCOHOL CONSUMPTION AND QUALITY OF LIFE: ASSESSMENT IN THE PRE- AND POST-OPERATIVE BARIATRIC SURGERY
2016. 21st World Congress of International Federation for the surgery of obesity & metabolic disorders.

See all publications in Lattes

Current students

MS

Aline Isabel Rodrigues Galvão. Associação dos níveis de ácido úrico, diabetes mellitus e estados alterados de glicemia. Início: 2017. Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (Orientador principal)

PhD

Roberta Sônia Rodrigues Álvares. Avaliação da qualidade de vida em curto e longo prazo de pacientes submetidos à cirurgia bariátrica pela técnica gastroplastia em Y de Roux no Grupo Multidisciplinar de Tratamento Cirúrgico da Obesidade Mórbida. Início: 2015. Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (Orientador principal)
Mônica Maria Teixeira. Relação entre marcadores de adiposidade, resistência à insulina, hemoglobina glicada e função cognitiva em estudo multicêntrico brasileiro ELSA-Brasil. Início: 2014. Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (Orientador principal)
William Pedrosa. Projeto ELSA - MG - Contribuição para o diagnóstico de Diabetes mellitus e outros distúrbios da homeostase glicêmica: dosagem de Frotosamina. Início: 2013. Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (Co orientador)

See all students in Lattes