DCC - UFMG
+55 31 3409 5860
ciia-saude@dcc.ufmg.br

Marcos Augusto Menezes Vieira


Marcos Augusto Menezes Vieira

Universidade Federal de Minas Gerais
DCC

Pesquisador associado





Informações resumidas do Currículo Lattes


Currículo Lattes atualizado em 10/09/2022

Nome em citações bibliográficas: VIEIRA, M. A. M.;Vieira, Marcos A. M.;Vieira, Marcos A.M.;Marcos Augusto M. Vieira;Vieira, Marcos Augusto M.;VIEIRA, MARCOS;M. VIEIRA, MARCOS A.;MENEZES VIEIRA, MARCOS AUGUSTO;VIEIRA, MARCOS AUGUSTO MENEZES


Formação acadêmica

Doutorado em Ciência da Computação na University of Southern California em 2010
Mestrado em Ciências da Computação na Universidade Federal de Minas Gerais em 2004
Mestrado em Computer Science na University of Southern California em 2007
Graduado em Bacharelado em Ciencia da Computacao na Universidade Federal de Minas Gerais em 2002


Projetos de pesquisa em andamento

2021 a AtualINVASION: Internet via comunicação por luz visível sem fio
O projeto de pesquisa visa gerar conhecimento e inovação, atacando grandes pro- blemas na Internet e desenvolvendo tecnologias que viabilizem a Internet. O principal tema abordado é a Internet via comunicação por luz visível sem fio que potencialmente pode aumen- tar a vazão de dados, e é alternativa para o problema de espectro lotado. A recente pandemia causada pelo corona vírus fez com que os serviços de streaming de vídeo, como Netflix, Glo- boplay, Facebook e YouTube, reduzissem a resolução dos vídeos transmitidos para não causar impacto na Internet. Isso vem a reforçar a necessidade por tecnologias viabilizadoras da Inter- net que aumentem a largura de banda. A comunicação por luz visível sem fio se apresenta como a alternativa mais promissora, devido ao espectro que possui, potencialmente disponibilizando maior largura de banda para comunicação de dados, como vídeo. No entanto, para que isso aconteça, é necessário que a pesquisa avance nessa área, desenvolvendo modelos, algoritmos, protocolos e protótipos. Esses são os principais objetivos desse projeto de pesquisa.
Integrantes: Luiz Filipe Menezes Vieira (coordenador), Marcos Augusto Menezes Vieira, Omprakash Gnawali.
2021 a AtualSisNet: Sistema de Rede para Computação Serverless
Serverless é um novo paradigma para computação em nuvem. Neste paradigma usuários apenas implementam o núcleo da aplicação sem preocupar com a infraestrutura. Processamento de funções ocorre em servidores com CPUs x86_x64 utilizando virtualização. Essa abordagem não é eficiente, gera atrasos de processamento e sobrecarrega recursos, aumentando o custo operacional. Neste trabalho é proposto um sistema Serverless com offloading em hardware que processa pacotes independente de protocolo via programas C eBPF. Para melhorar o desempenho do sistema, realizaremos otimizações de hardware e integraremos ao OpenFaaS. O objetivo é o sistema operar em taxa de linha. Os protótipos deste sistema serão implementados nas plataformas NetFPGA SUME e Toffino para serem transformados em patentes e produtos tecnológicos. O projeto proposto baseia-se em desenvolver a pesquisa de um novo sistema em redes para melhorar o desempenho da computação em nuvem.
Integrantes: Marcos Augusto Menezes Vieira (coordenador), Luiz Filipe Menezes Vieira, José Augusto M. Nacif.
2021 a AtualProgNet: Redes com Plano de Dados Programáveis

Integrantes: Marcos Augusto Menezes Vieira (coordenador).
2015 a AtualSiCRA - Sistemas Computacionais para Redes Aquáticas
O objetivo deste projeto é desenvolver a pesquisa multidisciplinar em Sistemas Computacionais para Redes Aquáticas, causando impacto social, impacto na formação de alunos, interagindo com a comunidade, formando um núcleo de excelência de pesquisa. O projeto de Sistemas Computacionais para Redes Aquáticas ocorre em duas frente principais: através do desenvolvimento de hardware e software. O hardware é composto por nós sensores que possuem capacidade de sensoriamento, comunicação e processamento. Eles podem medir grandezas físicas (como temperatura, turbidez, poluição, etc.). Outro hardware é uma plataforma computacional que age como interface da rede (nó gateway), suportam os nós sensores na água e fazem a comunicação entre terra e água. O software é formado pela pilha de protocolos que garante a comunicação e permite a troca de dados e a cooperação de entidades computacionais em redes de sensores aquáticas, facilitando o trabalho do homem, aumentando sua produtividade e melhorando a qualidade de vida. O mérito intelectual desta proposta aparece na pesquisa fundamental para desenvolver novas teorias, algoritmos, protocolos e ferramentas causando impacto em diversas áreas da Ciência. Tendo em vista a vasta área de aplicação, como monitoração do meio ambiente e controle da qualidade água, este projeto apresenta uma forte contribuição econômica e social. Além disso, o projeto apresenta caráter multi-disciplinar, envolvendo diversas áreas da Ciência como Computação, Redes, Sistemas Embutidos, envolve parcerias interinstitucionais (UFMG, UFV, UFJF)
Integrantes: Luiz Filipe Menezes Vieira (coordenador), Marcos Augusto Menezes Vieira, Alex Borges Vieira, José Augusto Nacif.
2013 a AtualSENUREVE: Serviços na Nuvem para Redes Veiculares
Uma VANET (Vehicular Ad-hoc Network) é uma rede ad-hoc formada por veículos equipados com dispositivos de processamento, sensoriamento, comunicação sem fio e interfaces homem-máquina. Uma VANET será um grande passo para a construção de sistemas de transporte inteligentes. A computação em nuvem define um conjunto de recursos virtuais facilmente usáveis e acessíveis tais como hardware, plataformas de desenvolvimento e serviços. Estes recursos podem ser dinamicamente re-configurados para se ajustarem a uma carga variável, permitindo a otimização do uso dos recursos. O objetivo desta proposta é propor serviços de disseminação de informação para passageiros através de computação em nuvem.
Integrantes: Antônio Alfredo F. Loureiro (coordenador), Marcos Augusto Menezes Vieira.
2012 a AtualROTI - Robótica Teleimersiva
Este projeto tem por objetivo principal investigar o problema da utilização de veículos robóticos semi-autônomos em procedimentos de inspeção e monitoração de ambientes e estruturas de difícil acesso ao ser humano. Os desafios impostos por esse problema são inúmeros cujas abordagens envolvem, além da Robótica, diversas outras áreas do conhecimento. Muito embora os esforços atuais em robótica sejam direcionados para a realização de tarefas de modo totalmente autônomo, a complexidade envolvida em muitas atividades ainda requer a participação ativa de especialistas, não necessariamente em cooperação com agentes robóticos. Idealmente, deseja-se prover a esse especialista uma experiência de interação com ambiente remoto (i.e. remoto não necessariamente apenas quanto à distância física, mas quanto à possibilidade de acesso) de forma mais natural possível. Isso requer que o robô que atua em tal ambiente real possua autonomia suficiente para execução de tarefas como desvio de obstáculos, controle de trajetória e capacidade planejamento de movimento (motion planning) para que o posicionamento de sensores da carga paga (payload, ou seja, a instrumentação necessária à inspeção) comandado pelo usuário seja adequadamente coordenado com o movimento do veículo robótico. Portanto, grosso modo, o problema apresenta duas facetas principais: i) a obtenção eficiente de informação do ambiente remoto e suporte à interação física com esse ambiente e ii) a disponibilização ao usuário de um ambiente que lhe propicie a sensação mais realística possível de estar interagindo diretamente com o ambiente remoto.
Integrantes: Mario Fernando Montenegro Campos (coordenador), Marcos Augusto Menezes Vieira.
2011 a AtualAquaNode: Prototipação de um nó sensor para rede de sensores aquáticas
O objetivo desta pesquisa é desenvolver um protótipo de hardware para tratar a comunicação e a cooperação de entidades computacionais em redes de sensores aquáticas, facilitando o trabalho do homem, aumentando sua produtividade e melhorando a qualidade de vida. Como instância inicial deste projeto, será tratado o problema de desenvolvimento de um protótipo específico permitindo o desenvolvimento das redes de sensores aquáticas. O mérito intelectual desta proposta aparece na pesquisa fundamental para desenvolver novas teorias, algoritmos, protocolos e ferramentas causando impacto em diversas áreas da ciência. Tendo em vista a vasta área de aplicação como exploração de gás e petróleo, monitoração do meio ambiente, controle da qualidade água, este projeto apresenta uma forte contribuição econômica e social.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Marcos Augusto Menezes Vieira (coordenador).

Projetos de desenvolvimento em andamento

Veja todos os projetos no Currículo Lattes

Últimas publicações

Artigos em periódicos

Chaining-Box: A Transparent Service Function Chaining Architecture Leveraging BPF
2022. IEEE Transactions on Network and Service Management.
SplitPath: High throughput using multipath routing in dual-radio Wireless Sensor Networks
2022. Computer Networks.
Sensing the Sensor: Estimating Camera Properties with Minimal Information
2022. ACM Transactions on Sensor Networks.
Synthesis of Large-Scale Instant IoT Networks
2021. IEEE TRANSACTIONS ON MOBILE COMPUTING.
Dual Radio Networks: Are Two Disjoint Paths Enough?
2021. IEEE Internet of Things Magazine.
A cooperative protocol for pervasive underwater acoustic networks
2021. WIRELESS NETWORKS.
OpenFlow data planes performance evaluation
2021. PERFORMANCE EVALUATION.
UW-SEEDEX: a pseudorandom-based MAC protocol for underwater acoustic networks
2021. IEEE TRANSACTIONS ON MOBILE COMPUTING.
A dynamic network coding MAC protocol for power line communication
2021. TELECOMMUNICATION SYSTEMS.
Geometric greedy router in Quantum-dot Cellular Automata
2021. AEU-INTERNATIONAL JOURNAL OF ELECTRONICS AND COMMUNICATIONS.
Performance evaluation of AODV over CSMA and TSCH
2021. Internet Technology Letters.
Intra and inter-flow link aggregation in SDN
2021. TELECOMMUNICATION SYSTEMS.
On Braess's paradox and routing algorithms
2021. Internet Technology Letters.
Cellular automata-based byte error correction in QCA
2020. Nano Communication Networks.
Gray-code adder with parity generator - a novel quantum-dot cellular automata implementation
2020. IET Circuits Devices & Systems.
Optimal transmission range and charging time for Qi-Compliant systems
2020. IEEE Transactions on Power Electronics.
Wireless control using reinforcement learning for practical web QoE
2020. COMPUTER COMMUNICATIONS.
CAPTAIN: A Data Collection algorithm for underwater optical-Acoustic sensor networks
2020. Computer Networks.
BloomTime: space-efficient stateful tracking of time-dependent network performance metrics
2020. TELECOMMUNICATION SYSTEMS.
Fast Packet Processing with eBPF and XDP
2020. ACM COMPUTING SURVEYS.
Localization Using Ultra Wideband and IEEE 802.15.4 Radios with Nonlinear Bayesian Filters: a Comparative Study
2020. JOURNAL OF INTELLIGENT & ROBOTIC SYSTEMS (DORDRECHT. ONLINE).
Ethanol: A Software-Defined Wireless Networking architecture for IEEE 802.11 networks
2020. COMPUTER COMMUNICATIONS.
DYRP-VLC: A Dynamic Routing Protocol For Wireless Ad-Hoc Visible Light Communication Networks
2019. Ad Hoc Networks.
Visible Light Communication: Concepts, Applications and Challenges
2019. IEEE Communications Surveys and Tutorials.
Software-defined networking with services oriented by domain names
2019. TELECOMMUNICATION SYSTEMS.
FWB: Funneling Wider Bandwidth algorithm for high performance data collection in Wireless Sensor Networks
2019. COMPUTER COMMUNICATIONS.
Topology Control in Underwater Sensor Networks using Cellular Automata
2019. Journal of Cellular Automata.
Water Ping: ICMP for the Internet of Underwater Things
2019. Computer Networks.
Integer Linear Programming Formulations for the Variable Data Rate and Variable Channel Bandwidth Scheduling Problem in Wireless Networks
2019. Computer Networks.
The Internet of Light: Impact of Colors in LED-to-LED Visible Light Communication Systems
2019. Internet Technology Letters.
3DVS: Node Scheduling in Underwater Sensor Networks using 3D Voronoi Diagrams
2019. Computer Networks.
Autonomous Wireless Lake Monitoring
2018. COMPUTING IN SCIENCE & ENGINEERING.
Advances in Mobile Networking for IoT Leading the 4th Industrial Revolution
2018. MOBILE INFORMATION SYSTEMS.
Hybrid multicriteria algorithms applied to structural design of wireless local area networks
2018. APPLIED INTELLIGENCE.
Mobile Matrix: Routing under Mobility in IoT, IoMT, and Social IoT
2018. Ad Hoc Networks.
Matrix: Multihop Address allocation and dynamic any-To-any Routing for 6LoWPAN
2018. Computer Networks.
CGR: Centrality-based green routing for Low-power and Lossy Networks
2017. Computer Networks.
Embedded IoT Systems: Network, Platform, and Software
2017. MOBILE INFORMATION SYSTEMS.
CodeDrip: Improving data dissemination for wireless sensor networks with network coding
2017. Ad Hoc Networks.
The Tenet architecture for tiered sensor networks
2010. ACM Transactions on Sensor Networks.
Scalable and practical pursuit-evasion with networked robots
2009. Intelligent Service Robotics.

Trabalhos completos em congressos

Quadrant: A Cloud-Deployable NF Virtualization Platform
2022. 13th ACM Symposium on Cloud Computing.
Dyssect: Dynamic Scaling of Stateful Network Functions
2022. IEEE International Conference on Computer Communications (INFOCOM).
Calisto: Sistema para processamento rápido de pacotes com baixa latência em centro de dados
2021. XXVI Workshop de Gerência e Operação de Redes e Serviços (WGRS) do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC 2021).
eQUIC Gateway: Maximizing QUIC Throughput Using a Gateway Service Based on eBPF + XDP
2021. 26th IEEE Symposium on Computers and Communications (IEEE ISCC 2021).
Data Center TCP com Histerese em Switches P4
2021. Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC 2021).
Danian: Redução da latência de cauda de aplicações em rede através de um escalonador O(1)
2021. Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC 2021).
Sistema de Detecção de Intrusão Serverless em uma SmartNIC
2021. Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC 2021).
Application Layer Packet Classifier in Hardware
2021. IFIP/IEEE International Symposium on Integrated Network Management (IM).
TSCH-LBV: Alocaçao dinâmica de canais com largura de banda variável em redes TSCH
2021. XI Simpósio Brasileiro de Engenharia de Sistemas Computacionais.
Danian: Tail Latency Reduction of Networking Application Through an O(1) Scheduler
2021. 26th IEEE Symposium on Computers and Communications (IEEE ISCC 2021).
eQUIC Gateway: Maximizando a vazão de pacotes do protocolo QUIC através de um serviço de gateway utilizando eBPF + XDP
2021. XI Simpósio Brasileiro de Engenharia de Sistemas Computacionais.
Data Collection and Medium Access Control Solutions for Underwater Wireless Sensor Networks
2021. Concurso de Teses e Dissertações do do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (CTD - SBRC).
Ubiquitous Wireless Power Transfer for Multiple Mobile Devices
2021. Concurso de Teses e Dissertações do do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (CTD - SBRC).
A Proposal of a Dynamic Routing Multicast Protocol for Visible Light Communication Networks
2021. Latin-American Symposium on Dependable Computing (LADC) - WSENSING - Workshop on Security, Privacy and Reliability on Wireless Sensing Networks.
Pac-Man Is Overkill
2020. International Conference on Intelligent Robots and Systems (IROS).
Tamanho Ótimo do Pacote em Comunicação por Luz Visível Sem Fio
2020. XXXVIII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC).
Mobile Robot Localization under Non-Gaussian Noise using Correntropy Similarity Metric
2020. International Conference on Intelligent Robots and Systems (IROS).
Sistema de processamento de pacotes serverless
2020. XXXVIII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC).
Meeting SLOs in Cross-Platform NFV
2020. CoNEXT 2020 - International Conference on emerging Networking EXperiments and Technologies.
Rapid Top-Down Synthesis of Large-Scale IoT Networks
2020. 2020 29th International Conference on Computer Communications and Networks (ICCCN).
Planejamento Multiobjetivo de Redes Locais sem Fio Utilizando Algoritmos Híbridos
2019. Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente.
Aplicações de monitoramento de tráfego utilizando redes programáveis eBPF
2019. XXXVII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC).
Automatic Quality of Experience Management for WLAN Networks using Multi-Armed Bandit
2019. IEEE/IFIP International Symposium on Integrated Management (IM).
Alocação dinâmica de largura de banda para redes sem fio infraestruturadas
2019. XXXVII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC).
Cadeia-Aberta: Arquitetura para SFC em Kernel Usando eBPF
2019. XXXVII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC).
Um Protocolo de Roteamento Dinâmico para Redes de Comunicação por Luz Visível
2019. XXXVII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC).
PAC-A e PAC-I : Protocolos de Árvore de Coleta para Plataformas com Dois Rádios
2019. XXXVII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC).
DCTP-A and DCTP-I: Collection Tree Protocols for Dual Radio Platforms
2019. Proceedings of the 22nd International ACM Conference on Modeling, Analysis and Simulation of Wireless and Mobile Systems (ACM MSWIM).
Localização de Controladores em Redes Definidas por Software com Orientação Financeira
2019. XXXVII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC).
Multipath Routing for Dual-Radio Wireless Sensor Networks
2018. Concurso de Teses e Dissertações (CTD) do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC).
HomeNetRescue: An SDN Service for Troubleshooting Home Networks
2018. IEEE/IFIP Network Operations and Management Symposium (NOMS).
Comparison of Data Center Traffic Division Policies Using SDN
2018. IEEE/IFIP Network Operations and Management Symposium (NOMS).
Dynamic Bandwidth Allocation for Home and Soho Wireless Networks
2018. IEEE Symposium on Computers and Communications.
COPPER: Increasing Underwater Sensor Network Performance Through Nodes Cooperation
2018. IEEE Symposium on Computers and Communications.
Dynamic Link Aggregation in Software Defined Networking
2018. IEEE Symposium on Computers and Communications.
FWB: Funneling Wider Bandwidth Algorithm for High Performance Data Collection in Wireless Sensor Networks
2018. ACM International Conference on Modeling, Analysis and Simulation of Wireless and Mobile Systems (MSWIM).
ProCoopa: Um Protocolo Cooperativo para Redes de Sensores Sem Fio Aquáticas
2018. Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC).
CoROA: Algoritmo para Coleta de Dados em Redes de Sensores Aquáticas Óptico-Acústicas
2018. Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC).
Roteador SDN em hardware independente de protocolo com análise, casamento e ações dinâmicas
2018. Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC).
Minimizando a Latência entre Dois Caminhos em Plataformas com Dois Rádios
2018. The Brazilian Symposium on Computing Systems Engineering (SBESC).
Comunicação por luz visível: redução da latência via combinação de pacotes
2018. The Brazilian Symposium on Computing Systems Engineering (SBESC).
Análise do impacto de diferentes cores na transmissão de dados por luz visível em dispositivos embarcados baseados em LEDs
2018. The Brazilian Symposium on Computing Systems Engineering (SBESC).
Network Coding for 5G Network and D2D Communication
2017. ACM International Symposium on QoS and Security for Wireless and Mobile Networks (Q2SWINET).
Mobile Matrix: A Multihop Address allocation and Any-To-Any Routing in Mobile 6LoWPAN
2017. ACM International Symposium on QoS and Security for Wireless and Mobile Networks (Q2SWINET).
Modeling, Analysis and Simulation of Wireless Power Transfer
2017. ACM Symposium on Design and Analysis of Intelligent Vehicular Networks and Applications - DIVANET.
Scheduling Nodes in Underwater Networks using Voronoi Diagram
2017. International Conference on Modeling, Analysis and Simulation of Wireless and Mobile Systems (MSWIM).
STEIN: Sistema de Transferência de Energia para Internet das coisas
2017. Brazilian Symposium on Computing Systems Engineering.
Um Protocolo Cooperativo para Acesso ao Meio em Redes de Sensores Aquáticas Sem Fio
2017. VII Worksop on Autonomic Distributed Systems (WoSiDA).
Agregação Dinâmica de Enlaces em Ambientes de Redes Definidas por Software
2017. XXII Workshop de Gerência e Operação de Redes e Serviços (WGRS).
A biased random-key genetic algorithm for the Multi-period, Multi-rate and Multi-channels with variable bandwidth Scheduling Problem
2017. Metaheuristics International Conference.
Um Serviço SDN para Detecção e Solução de Problemas em Redes Domésticas
2017. XXII Workshop de Gerência e Operação de Redes e Serviços (WGRS).
Maximizando Vazão Através de Múltiplos Caminhos em Plataformas com Dois Rádios
2017. Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC).
Pingo d'água: ICMP para Internet das Coisas Aquáticas
2017. Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC).
Comparação de Políticas de Divisão de Tráfego em Data Center empregando SDN
2017. Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC).
Escalonamento de Nós em Redes Aquáticas Estratificadas utilizando Voronoi
2017. Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC).
Survey on Wireless Sensor Network Devices
2003. ETFA2003.

Resumos expandidos em congressos


Resumos em congressos

Cadeia-Aberta: A Transparent SFC Architecture Leveraging eBPF
2019. The Latin American Student Workshop on Data Communication Networks (LANCOMM 2019).
Integracao de Ferramentas de Projeto de Sistemas Digitais
2002. X Semana da Iniciacao Cientifica.
OSCAR, Um Ambiente Integrado para Especificacao de Sistemas Digitais
2002. XI Semana de Iniciacao Cientifica.

Veja todas as publicações no Currículo Lattes

Orientações em andamento

Mestrado

Lucas Andrey Bleme. Processamento Rápido de Pacotes. Início: 2022. Universidade Federal de Minas Gerais (Orientador principal)
THIAGO ALEXANDRIA SPÓSITO. Robótica. Início: 2021. Universidade Federal de Minas Gerais (Orientador principal)
MARLON DA CRUZ CARVALHO. Scheduling for IoT 6tish. Início: 2020. Universidade Federal de Minas Gerais (Orientador principal)
Jean Henrique Ferreira Freire. Dispositivos para Internet das Coisas. Início: 2019. Universidade Federal de Minas Gerais (Orientador principal)
Julio Cesar Tadeu Guimarães. Redes Sem Fio e Redes Definidas por Software. Início: 2016. Universidade Federal de Minas Gerais (Orientador principal)

Doutorado

Renato Santos. Applying Probabilistic Model Checking for Robotics. Início: 2018. Universidade Federal de Minas Gerais (Orientador principal)
Racyus Delano Garcia Pacífico. Roteador SDN em hardware independente de protocolo com análise, casamento e ações dinâmicas. Início: 2017. Universidade Federal de Minas Gerais (Orientador principal)
ELERSON RUBENS DA SILVA SANTOS. Wireless Communication Backbone Deployment. Início: 2017. Universidade Federal de Minas Gerais (Orientador principal)

Veja todas as orientações no Currículo Lattes