DCC - UFMG
+55 31 3409 5860
ciia-saude@dcc.ufmg.br

Manuel Menezes de Oliveira Neto


Manuel Menezes de Oliveira Neto

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Departamento de Informática Aplicada

Associated researcher





Information extracted from Lattes platform


Last update: 2021/04/09


Degrees

Ph.D. PhD in Computer Science na The University of North Carolina at Chapel Hill em 2000
M.Sc. Computer Science na The University of North Carolina at Chapel Hill em 1998
M.Sc. Computação na Instituto de Informática em 1992
B.Sc. Bacharelado Em Ciência da Computação na Fundação Universidade Regional de Blumenau em 1994
B.Sc. TECNOLOGIA EM PROCESSAMENTO DE DADOS na Universidade Federal do Ceará em 1987


Current projects

2012 a AtualSimulação e Animação Realística de Fluidos Incompressíveis em Cenas Dinâmicas Utilizando Sobreposição de Grids Curvilíneos
Animações realísticas de fluidos são um importante componente em diversas aplicações de computação gráfica, incluindo efeitos especiais para produções cinematográficas, animações tridimensionais, e jogos de computador. O objetivo deste projeto é desenvolver uma técnica para simulação de fluidos para uso em computação gráfica que permita satisfazer as exigências por simulações realísticas com suporte a cenas dinâmicas, e com desempenho interativo.
Integrantes: Manuel Menezes de Oliveira Neto (coordenador), Vinicius da Costa de Azevedo.
2010 a AtualEfficient Methods for High-Dimensional Filtering
We are developing new and efficient algorithms for performing filtering in high-dimensional spaces. Such filters have applications on several real-time image and video processing tasks including edge-preserving filtering, depth-of-field effects, stylization, recoloring, colorization, detail enhancement, and tone mapping.
Integrantes: Manuel Menezes de Oliveira Neto (coordenador), Eduardo Simões Lopes Gastal.
2010 a AtualAlpha Matting de Vídeos Naturais
A extração e composição de objetos em vídeos é uma tarefa fundamental em diversas aplicações. Exemplos incluem composição de cenas (gravadas em estúdio) contra outros cenários; composição de vídeos para anúncios publicitários; e inserção de informações visuais em telejornais. O processo de extração de objetos em primeiro plano, entretanto, é uma tarefa não trivial quando as imagens ou vídeos apresentam fundos heterogêneos. Para este caso, as técnicas propostas até recentemente apresentam alto custo computacional e requerem interação do usuário. Isto inviabiliza seus usos em aplicações de tempo real e em particular na composição de vídeos contendo cenas naturais. O objetivo deste projeto é investigar uma nova formulação matemática e desenvolver algoritmos que permitam a realização de composições a partir de vídeos naturais em tempo real, garantindo coerência temporal. As atividades de pesquisa aqui propostas se beneficiam dos recentes avanços obtidos pelo grupo do proponente na aceleração do processo de alpha matting. Os resultados a serem gerados com a execução deste projeto deverão viabilizar uma série de novas aplicações, e estimular pesquisas e desenvolvimentos em diversas áreas, incluindo computação gráfica, processamento de imagens e vídeos, e visão computacional.
Integrantes: Manuel Menezes de Oliveira Neto (coordenador), Eduardo Simões Lopes Gastal.
2009 a AtualNovos Métodos e Equipamentos para Avaliação da Qualidade da Visão Humana
O objetivo deste projeto, que dá continuidade ao Projeto NETRA, é desenvolver tecnologias de apoio à monitoração da qualidade da visão humana pelo próprio paciente. Neste sentido, buscamos desenvolver equipamentos de baixo custo e algoritmos que permitam o diagnóstico de diversas condições oculares como miopia, astigmatismo, e hipermetropia, além de avalição presbiopia e catarata. O projeto também visa o desenvolvimento de protótipos de topógrafos de córnea e novos testes para avaliação da qualidade da visão humana.
Integrantes: Manuel Menezes de Oliveira Neto (coordenador), Vitor Fernando Pamplona, André Luis Beling da Rosa, Cleóbulo Sales Neto, Matheus Luan Krueger.
2008 a AtualDetecção Automática de Alinhamentos em Conjuntos de Dados Multidimensionais
A capacidade de identificar alinhamentos em conjuntos de dados experimentais é um fator fundamental para o avanço científico e tecnológico. Por exemplo, formas geométricas como retas, círculos e elipses emergem como estruturas importantes em dados coletados em experimentos envolvendo difração de elétrons, aceleradores de partículas, e ensaios clonogênicos, respectivamente. À medida que o volume de dados aumenta, métodos automáticos para detecção de alinhamentos se tornam indispensáveis para a análise destes dados. Portanto, a acuracidade, generalidade, e robustez destes métodos têm uma importância considerável para o desenvolvimento científico e tecnológico. Este projeto objetiva desenvolver uma abordagem geral para detecção de alinhamentos em conjuntos de dados multidimensionais, não ordenados e contendo incerteza. Por geral, entenda-se que o método a ser desenvolvido deverá ser definido sobre um único equacionamento capaz de detectar diferentes tipos de estruturas geométricas (e.g., retas, círculos, seções cônicas, planos, esferas, entre outras) em conjuntos de dados de entrada contendo diferentes tipos de primitivas (e.g., pontos, direções, retas, círculos, ou combinação desses). Além disso, a solução deverá ser independente da dimensionalidade do espaço de representação, e ser ótimo em termos da quantidade de parâmetros necessários para tal representação. Os resultados desenvolvidos com a realização deste projeto deverão beneficiar diversas áreas que se utilizam de detecção de alinhamentos em conjuntos de dados. Em computação, os resultados serão imediatamente aplicáveis a áreas como processamento de imagens, visão computacional e computação gráfica. Tais resultados deverão impactar também algoritmos de mineração de dados.
Integrantes: Manuel Menezes de Oliveira Neto (coordenador), Fernandes, Leandro A. F..
2007 a AtualProjeto Daltonismo
A deficiência na percepção de cores (DPC), comumente chamada de daltonismo, é uma condição genética que acomete approximadamente 200 milhões de indivíduos em todo o mundo. A impossibilidade de distinguir certas cores impacta de maneira significativa a vida destes indivíduos. Decisões tomadas com base em informações ambíguas podem ter conseqüências indesejáveis e isto afeta diretamente a capacidade destes indivíduos de exercer de modo eficiente diversas atividades profissionais. O desenvolvimento de ferramentas capazes de minimizar as limitações enfrentadas por portadores de DPC é, além de um desafio social que precisa ser enfrentado, uma oportunidade com grande potencial econômico e capaz de alavancar o desenvolvimento científico e tecnológico. O objetivo deste projeto é preencher esta importante lacuna, desenvolvendo modelos de simulação para a visão daltônica, bem como técnicas e ferramentas de software eficientes que permitam a recoloração automática de imagens e vídeos em tempo real. Com esta iniciativa, buscamos oferecer a portadores de DPC a possibilidade de diferenciar cores para eles antes indistinguíveis. Os modelos de simulação resultantes permitirão uma melhor compreensão da visão daltônica e a produção técnicas que permitam que os conteúdos das várias mídias visuais (e.g., imagens e videos) disponíveis em formato digital possam ser adequadamente interpretados por portadores de DPC. As ferramentas resultantes deverão propiciar a estes indivíduos uma malhor qualidade de vida, permitindo que venham a desempenhar suas atividades de maneira mais confortável e inclusiva.
Integrantes: Manuel Menezes de Oliveira Neto (coordenador), Giovane Roslindo Kuhn, Fernandes, Leandro A. F., Gustavo M. Machado.
2005 a AtualUso de Processadores Gráficos Programáveis em Aplicações de Tempo Real
Este projeto explora a utilização de processadores gráficos programáveis (GPUs) em aplicações de tempo real. Isto inclui tanto aplicações de computação gráfica como aplicações de protósito geral. Em ambos os casos, busca-se acelerar tais aplicações explorando o grande poder computacional das GPUs.
Integrantes: Manuel Menezes de Oliveira Neto (coordenador), Marcos Paulo Berteli Slomp, Fernando Trebien, Diego Inácio Patrício, Eduardo Gonçalves Pons Dias da Costa, Rafael Pacheco Kovaleski.
2004 a AtualRenderização de Detalhes de Superfícies em Tempo Real
Neste projeto desenvolvemos novas técnicas de computação gráfica para representação realística de detalhes de superfícies baseadas no uso de texturas, bem novos algoritmos para visualização em tempo real das superfícies resultantes, utilizando processadores gráficos programáveis (GPUs). Com isto, obtemos representações simplificadas de objetos que preservam suas caracterísitcas visuais, resultando em maior performance em aplicações intensivas como jogos de computadores e outras que exigem visualização em tempo real.
Integrantes: Manuel Menezes de Oliveira Neto (coordenador), Fabio Policarpo.

Current applied research projects

See all projects in Lattes

Recent publications

Articles in journals

Synthesizing Camera Noise Using Generative Adversarial Networks
2021. IEEE TRANSACTIONS ON VISUALIZATION AND COMPUTER GRAPHICS.
Video Folding: Increased Framerate for Semi-Repetitive Sequences
2020. IEEE TRANSACTIONS ON VISUALIZATION AND COMPUTER GRAPHICS.
Prefilters for Sharp Image Display
2020. COMPUTER GRAPHICS FORUM.
Connectivity-based Cylinder Detection in Unorganized Point Clouds
2020. PATTERN RECOGNITION.
A Robust Statistics Approach for Plane Detection in Unorganized Point Clouds
2020. PATTERN RECOGNITION.
esiCancer: Evolutionary in silico Cancer Simulator
2019. Cancer Research.
A PatchMatch-based Approach for Matte Propagation in Videos
2019. COMPUTER GRAPHICS FORUM.
Mobile Campimetry
2018. COMPUTERS & GRAPHICS-UK.
A framework for developing and benchmarking sampling and denoising algorithms for Monte Carlo rendering
2018. VISUAL COMPUTER.
Deep Joint Design of Color Filter Arrays and Demosaicing
2018. COMPUTER GRAPHICS FORUM.
Spectral remapping for image downscaling
2017. ACM TRANSACTIONS ON GRAPHICS.
Artistic relighting of paintings and drawings
2017. The Visual Computer (Internet).
Humans Are Easily Fooled by Digital Images
2017. COMPUTERS & GRAPHICS-UK.
Image forgery detection confronts image composition
2017. COMPUTERS & GRAPHICS-UK.
Preserving geometry and topology for fluid flows with thin obstacles and narrow gaps
2016. ACM Transactions on Graphics.
Independent color-channel adjustment for seamless cloning based on Laplacian-membrane modulation
2016. Computers & Graphics.
Domain Transform for Edge-Aware Image and Video Processing
2011. ACM Transactions on Graphics.
A Physiologically-based Model for Simulation of Color Vision Deficiency
2009. IEEE Transactions on Visualization and Computer Graphics.
Real-time Line Detection Through an Improved Hough Transform Voting Scheme
2008. Pattern Recognition.

Papers in conferences

Efficient High-Dimensional Filtering for Image and Video Processing
2020. XXIX Concurso de Teses e Dissertações da SBC.
A PatchMatch-based Approachfor Matte Propagation in Videos
2020. Concurso de Teses e Dissertações da SBC.
Towards Reverse Engineering of Industrial Site Plants
2020. Concurso de Teses e Dissertações da SBC.
SelfieArt: Interactive Multi-Style Transfer for Selfies and Videos with Soft Transitions
2020. SIBGRAPI Conference on Graphics, Patterns and Images.
End-to-end Bone Age Assessment with Residual Learning
2018. SIBGRAPI Conference on Graphics, Patterns and Images.
Scene Conversion for Physically-based Renderers
2018. SIBGRAPI Conference on Graphics, Patterns and Images.
Personalized Visual Simulation and Objective Validation of Low-Order Aberrations of the Human Eye
2016. SIBGRAPI Conference on Graphics, Patterns and Images.
Real-Time Relief Mapping on Arbitrary Polygonal Surfaces
2005. ACM SIGGRAPH 2005 Symposium on Interactive 3D Graphics and Games.
Relief Texture Mapping
2000. ACM SIGGRAPH 2000.

Extended abstracts in conferences

Panoramic e-learning videos for non-linear navigation
2014. SIGGRAPH Asia 2014 Technical Briefs.

Abstracts in conferences

Are retinal vessels calibers instantaneously affected by blood pressure measured by ambulatory blood pressure monitoring?
2011. European Society of Cardiology Congress 2011.
Real-Time Relief Mapping on Arbitrary Polygonal Surfaces
2005. ACM SIGGRAPH 2005.

See all publications in Lattes

Current students

MS

Rafael Bruno Albuquerque de Sousa. Oral Cancer Screening Using Convolutional Neural Networks. Início: 2019. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Orientador principal)
Vitor de Godeiro Marques. Object Detection in Non-Structured Point Clouds. Início: 2019. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Orientador principal)

PhD

See all students in Lattes