Luciana de Gouvêa Viana

Ph.D. Biologia Celular e Molecular na Fundação Oswaldo Cruz em 2005
M.Sc. Biologia Celular e Molecular na Fundação Oswaldo Cruz em 1997
B.Sc. Medicina na Universidade Federal de Minas Gerais em 1990

2019 a AtualPerfil de resultados de exames laboratoriais de uma população de idosos frágeis
Trata-se de um projeto em desenvolvimento no Centro Mais Vida de Atenção ao Idoso do Hospital das Clínicas da UFMG com o objetivo de Identificar e descrever resultados de exames laboratoriais em idosos em diferentes estratos de classificação clínico-funcional, avaliando a possibilidade de construção de um indicador único de classificação de fragilidade, combinando os exames laboratoriais com parâmetros clínicos.
Integrantes: LETÍCIA MARIA HENRIQUES RESENDE (coordenador), Luciana de Gouvêa Viana, Carla Jorge Machado, Edgar Nunes de Moraes, André Aguiar Souza Furtado.
2018 a AtualRedução do tempo de internação de pacientes admitidos na Unidade de Clínica Médica de um hospital universitário utilizando-se das metodologias de Lean Seis Sigma e Red2Green
Trata-se de uma pesquisa em desenvolvimento na Unidade de Clínica Médica do Hospital das Clínicas da UFMG tendo como objetivo geral reduzir o tempo de internação dos pacientes internados na referida unidade utilizando-se as metodologias "Lean Seis Sigma? e ?Red2Green days?, sem impactar os indicadores de qualidade técnico-assistenciais.
Integrantes: Mariana Benevides Machado (coordenador), Luciana de Gouvêa Viana, Marcus Vinicius Melo de Andrade.

COVID-19 nas instituições de longa permanência para idosos: Estratégias de rastreamento laboratorial e prevenção da propagação da doença
2020. Ciência & Saúde Coletiva.
Evaluation of accuracy of IHI Trigger Tool in identifying adverse drug events: a prospective observational study
2018. BRITISH JOURNAL OF CLINICAL PHARMACOLOGY.
Cytokines in preterm newborns using blood samples collected on filter paper: correlation with unfavorable clinical outcomes
2017. REVISTA MÉDICA DE MINAS GERAIS.
Challenges of the Unified Health System: present status of public laboratory services in 31 cities of Minas Gerais, Brazil
2014. Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Impresso).
Estudo de viabilidade de implantação de rede de apoio diagnóstico laboratorial para a atenção primária à saúde do estado de Minas Gerais
2013. Gerais: Revista de Saúde Pública do SUS/MG.
Combined diagnostic methods identify a remarkable proportion of asymptomatic Leishmania (Leishmania) chagasi carriers who present modulated cytokine profiles
2008. TRANSACTIONS OF THE ROYAL SOCIETY OF TROPICAL MEDICINE AND HYGIENE.
Comparative evaluation of direct agglutination test, rK39 and soluble antigen ELISA and IFAT for the diagnosis of visceral leishmaniasis
2008. TRANSACTIONS OF THE ROYAL SOCIETY OF TROPICAL MEDICINE AND HYGIENE.

Perfil de resultados de exames laboratoriais de uma população de idosos frágeis: Índice de Fragilidade Laboratorial (IF-Lab)
2019. X Congresso de Geriatria e Gerontologia de Minas Gerais.
Situação atual da assistência laboratorial pública em municípios participantes de um consórcio intermunicipal de saúde no estado de Minas Gerais.
2008.  1º Congresso Nacional de Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG.
2000. II Bienal de Pesquisa da Fiocruz.
Investigação de infecções assintomáticas e sub-clínicas por Leishmania chagasi na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Brasil.
2000. XVI Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e IV Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses.
Estudo da prevalência da infecção por Leishmania (Leishmania) chagasi em doadores de sangue e portadores de hemofilia atendidos na Fundação HEMOMINAS, Belo Horizonte, Minas Gerais
2000. VIII Reunião Anual de Iniciação Científica da Fiocuz.

Mariana Benevides Paiva Machado. REDUÇÃO DO TEMPO DE INTERNAÇÃO DE PACIENTES ADMITIDOS NA UNIDADE DE CLÍNICA MÉDICA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO UTILIZANDOSE DAS METODOLOGIAS LEAN SEIS SIGMA E RED2GREEN. Início: 2018. Universidade Federal de Minas Gerais (Co orientador)