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Lester de Abreu Faria


Lester de Abreu Faria

Centro Universitário FACENS
ACRTS

Pesquisador associado





Informações resumidas do Currículo Lattes


Currículo Lattes atualizado em 07/05/2022

Nome em citações bibliográficas: FARIA, L. A.;Lester A. Faria;Lester Faria;Abreu Faria, Lester;Lester Abreu Faria;FARIA, LESTER ABREU;FARIA, LESTER A.;FARIA, LESTER DE ABREU;DE FARIA, LESTER ABREU;DE ABREU FARIA, LESTER


Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia Eletrônica e Computação na Instituto Tecnológico de Aeronáutica em 2014
Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação na Instituto Tecnológico de Aeronáutica em 2010
Graduado em Graduação em Engenharia Eletronica na Instituto Tecnológico de Aeronáutica em 2004
Graduado em Bacharelado em Ciências Aeronáuticas na Academia da Força Aérea em 1993


Projetos de pesquisa em andamento

2021 a AtualCentro de Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial para a Evolução das Indústrias para o Padrão 4.0 - Plataforma IASMIN
o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo S/A (IPT), em conjunto com Universidades, Institutos de Pesquisa e importantes empresas do setor industrial, apresenta o plano de pesquisa do Centro de Pesquisa Aplicada (CPA) emInteligência Artificial na Indústria. Esse CPA estará inserido dentro de um ecossistema de inovação focado em tornar a indústria brasileira mais competitiva internacionalmente. Esta proposta irá atuar ativamente em pesquisa básica e aplicada, níveis de maturidade tecnológica TRL 03 a TRL 061, em Inteligência Artificial (IA) com o objetivo de atender às necessidades do setor industrial para atingir o nível conhecido como Indústria 4.0.Desta forma, propomos atuar dentro de um ciclo de desenvolvimento de tecnologias aplicadas focado no ambiente industrial. Para tanto, será aplicado o conhecimento de processos e de produção interconectados com agentes de inteligência artificial, os quais utilizarão a coleta de dados oriundos de diversas fontes, tais como: dispositivos de IoT, máquinas-ferramentas e outros elementos ciberfísicos. Finalmente, culminando na transferência tecnológica e no aumento de competitividade das empresas. Com alicerces na legislação de inovação, no ano de 2019, o Instituto implementou a iniciativa denominada como IPT Open Experience.Essa iniciativa tem como objetivo apoiar as empresas brasileiras no desenvolvimento de novas tecnologias e soluções inovadoras que aumentem a produtividade da indústria nacional e melhorem a qualidade de vida e o bem-estar social dos brasileiros por meio do desenvolvimento econômico e social resultante do progresso tecnológico.Lançado pelo Governo do Estado de São Paulo, o IPT Open Experiencerepresenta o início de uma nova era de desenvolvimento para o ecossistema de inovação brasileiro e representa a primeira fase do projeto Centro Internacional de Tecnologia e Inovação (CITI). O CITI tem como foco o desenvolvimento e aplicação de tecnologias de alta intensidade tecnológica na região que envolve a maior densidade de capital intelectual e financeiro da América Latina e do Hemisfério Sul.O Centro de Pesquisas Aplicadas em Inteligência Artificial voltada para a indústria, em conjunto com o ecossistema de inovação já criado no campus do IPT, terão reflexos e impactos positivos na atividade industrial, pois essas iniciativas possuem sinergia e justificam os investimentos feitos pelo governo e a iniciativa privada ao se aproveitar o arcabouço criado por fontes de financiamento pré-existentes, iniciativas internacionais como a instauração do escritório do Fórum Econômico focado na indústria, além da unidade EMBRAPII de Materiais de Alto Desempenho; e da unidade EMBRAPII de Desenvolvimento e Escalonamento de Processos Biotecnológicos.
Integrantes: Lester de Abreu Faria (coordenador), Jefferson de Oliveira Gomes, Nilson Mascarenhas de Moraes Almada, Izabel Fernanda Machado, Paulo Eigi Miyagi, Flávio Soares Correa da Silva, Lilian Berton, Alexandre da Silva Simões, Marcos Simplício Júnior, Rui Tadashi Yoshino, Ronnie Rodrigo Rego, Rodrigo de Araujo Teixeira, Maria Cristina Machado Domingues.
2021 a AtualCentro de Inovação e Inteligência Artificial para a Saúde (CIIA-Saúde)
O Centro de Inovação e Inteligência Artificial para a Saúde (CIIA-Saúde) tem a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) como instituição sede e Universidade Federal do Amazonas(UFAM), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Fundação deVigilância em Saúde do Amazonas (FVS/AM), Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Centro Universitário FACENS e Centro Universitário Newton Paiva como instituições associadas. Além dessas instituições, o Centro apresenta a UNIMED-MG como empresa parceira e as empresas Kunumi, SPLICE e Intel como parceiros de desenvolvimento e financiadores adicionais.
Integrantes: Lester de Abreu Faria (coordenador), Virgílio Almeida, Antonio Luiz Pinho Ribeiro, Gilberto Ribeiro, Zilma Silveira Nogueira Reis, karen abraão.
2019 a AtualModelo físico-teórico dos resultados e procedimento experimental
O projeto consta de uma avaliação teórica, por meio de equações e comportamentos físico de semicondutores a fim de gerar modelos matemáticos e simulacionais para o silício a temperaturas criogênicas. A partir de experimentação em laboratórios e câmeras criogênicas, o comportamento de tais semicondutores, avaliados a partir de transistires, serão caracterizados eletricamente e confrontados com as análises matemáticas e físcias realizadas, refinando o modelo. Por fim, as características de trade-off do efeito da dopagem e temperatura serão confrontados, gerando-se um ambiente otimizado de operação dos semicondutores e circuitos eletrônicos
Integrantes: Lester de Abreu Faria (coordenador), Alexandre Marcello Cavalca de Almeida.
2016 a AtualReal Time Electronics and Computing for Highly Computer Intensive Real Time Systems (PJ_RTECI)
O Projeto PJ_RTECI consiste na pesquisa, concepção, projeto e desenvolvimento de um circuito integrado composto de parte analógica ( sensor), parte digital ( processamento digital, prototipado em um FPGA) e parte wireless ( transmissor / receptor e antena) com o apoio da Royal Institute of Technology ( KTH, Estocolmo, Suécia) , da Linkoping University (LiU, Linkoping, Suécia) e da empresa SAAB, Suécia. OS recursos serão do Offset Indireto Projeto F-X2 ( Grippen) ,para o deslocamento de 06 professores e pesquisadores especialistas da Suécia , que ministrarão cursos de microeletrônica voltada à concepção , projeto e desenvolvimento desse chip. Uma sala será equipada para teleconferência no caso de cursos on-line para esse mesmo objetivo. Após os cursos e feito o projeto do chip, um grupo de aproximadamente 10 pesquisadores e professores passarão 6 meses na Suécia, para a conclusão do chip. O chip deverá ser fabricado em uma foundry europeia e será caracterizado e validado no ITA, pelo grupo de pesquisa mencionado .
Integrantes: Osamu Saotome (coordenador), Lester de Abreu Faria, Duarte, L.O., DAMORE, ROBERTO.

Projetos de desenvolvimento em andamento

2022 a AtualDesenvolvimento de um Sistema Passivo e Universal de Gerenciamento de Baterias para Aplicações em Veículos Automotores (BMS-Auto)
O cenário global de distribuição e uso de eletricidade se encontra em plena evolução e criou uma área de elevada importância focada em sistemas de armazenamento de energia (ESS). O elemento mais conhecido e difundido desse complexo sistema é a Bateria, entretanto, além desta, um elemento-chave para quaisquer sistemas de armazenamento de energia é o BMS (Battery Management System), o qual torna possível monitorar, controlar e otimizar o desempenho de um ou de vários módulos da mesma, bem como viabiliza a capacidade de controlar a desconexão destes em caso de condições anormais. Dessa forma, um BMS seguro é o pré-requisito essencial para operar um sistema elétrico. Os Sistemas de Gerenciamento de Bateria (BMS), também conhecidos como o ?cérebro? da bateria, são responsáveis pela eficiência, segurança e longevidade das mesmas, contando com funções importantes como: Balanceamento celular, Monitoramento da corrente e tensão de entrada/saída, Controle de carga/descarga, Determinação do estado da carga (SOC), Determinação do estado de saúde (SOH), e Controle da temperatura de operação. Tais funções são extremamente complexas, o que nos faz entender alguns dos principais motivos de não termos, até o presente momento, o desenvolvimento de um sistema BMS nacional, deixando a nossa indústria automotiva refém e dependente tecnologicamente dos fornecedores estrangeiros. Como a indústria nacional ainda se encontra em um estágio bastante prematuro no que diz respeito ao desenvolvimento de componentes e sistemas de alta complexidade e de alto valor agregado, os OEMs automotivos, de nível 1 e 2, demandam (desejam) BMSs de alta qualidade por um custo que seja competitivo, o que nos conduz ao desejo de desenvolver tal componente/sistema, atingindo uma relação custo-benefício que os atenda e que proporcione um equilíbrio ideal entre baixo custo e alta qualidade. Dessa forma, existe uma grande e importante oportunidade de pesquisa colaborativa dos pesquisadores vinculados a instituições de ciência e tecnologia (ICTs) públicas e privadas (ITA e Facens), localizadas no território nacional, para desenvolver pesquisas que visem ao desenvolvimento dessas tecnologias nacionais e diferenciadas, bem como uma oferta ao mercado de um produto diferenciado que impacte o mesmo, gerando diferencial competitivo para as empresas, em particular a parceira nessa pesquisa (E-MOB Center) adequando-se e customizando os produtos ao contexto brasileiro de infraestrutura de abastecimento, promovendo o desenvolvimento da indústria nacional, menor custo ao consumidor e redução da emissão dos gases de efeito estufa, na medida em que favorecerá o mercado dos EV e, com isso, diminuirá os veículos a combustão. Dessa forma, o presente projeto de desenvolvimento de um Sistema de Gerenciamento de Bateria que seja passivo e universal, consistindo do conceito mestre-escravo, está plenamente alinhado com os objetivos do Programa ROTA2030, mostrando-se como diferencial para a indústria automotiva nacional, qualificando mão de obra, desenvolvendo tecnologia, promovendo parcerias entre ICT e empresas e gerando fluxo de economia e desenvolvimento social para o Brasil
Integrantes: Marcus Henrique Victor Júnior (coordenador), Lester de Abreu Faria, Paulo Sergio dos Santos, Kariston Henrique de Oliveira, Andrés Mauricio Oviedo Pinzón, Pedro Ivan Ribeiro Fernandes, Lucas Tadeu de Andrade, João Paulo Leite de Lima Souza, Eli Ana Costa Camargo, Tobias Morato Portilho, Arthur Ramos Ferroni, Leonardo Facurri Ferretti, Sofia Fernandes Cerqueira, Gabriel Bortoletto Molz, Diogo Franco Filho, Guilherme Tenório de Souza Santos, Gabriel Pereira Francischetti.
2020 a AtualDetecção de motocicletas no ponto cego do veículo utilizando sensor radar
Segundo o DPVAT,seguro obrigatório contra danos pessoais causados por acidentes veiculares,duzentas mil pessoas morreram no Brasil devido a acidentes com motocicletasentre 2009 e 2018[1]. A aproximação de motocicletas pelo corredor é uma das causas destes acidentes, principalmente quando estas se encontram no ponto cego deum automóvel. A fim de mitigaro númerodeacidentesdesta natureza, uma possível solução é a utilização de um radar automotivo para realizar a detecção das motos nesta situação crítica, colaborando com o desenvolvimento de sistemas ADAS(Advanced Driver-Assistance Systems).Sistemas avançados de assistência ao motorista(ADAS)sãoamplamente desenvolvidos em âmbito internacional para quetragam conforto ao motorista e segurançaao trânsito, sendo que ofator segurança move as pesquisas na Europa. Seguindo esta tendência, este projeto tem foco na melhoria da segurança automotivaem cenários típicos brasileiros com parceiros nacionais dealtarelevância: Ford, Bosche Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Além disso, um parceiro internacional,cuja expertise épesquisa em sistemas de segurançapara carros altamente automatizados: Technische Hochschule Ingolstadt, da Alemanha.Neste projeto, um sistema de detecção de motocicletas e alerta para o motorista será desenvolvido ?baseado em uma aplicação com radares automotivos e algoritmos de inteligência artificial ?e implementado em um veículo de teste.Além disso, um grande estudo sobre a assinatura de radar será realizado, bem como o desenvolvimento de um modelo de radar baseado em inteligência artificial.O projeto será coordenado e desenvolvido ao longo de doisanos porpesquisadoresda FACENS,THI e ITA,cujas linhas de pesquisa são definidas em dois subprojetos, que se complementamtécnicae tematicamente. O primeirosubprojetotem foco naexecuçãode testescom motocicletas no ambiente virtual e no desenvolvimento de um modelo de radar automotivo baseado em inteligência artificial para geração de dados sintéticos de assinatura deobjetos. Já osegundo subprojeto tem seu foco no entendimento da assinatura de radar gerada pelaincidência de ondas eletromagnéticas em uma moto real. Além disso,visa odesenvolvimento de um sistema de alerta ao motoristapara o caso de motocicletas que se aproximam pelo corredor.
Integrantes: Lester de Abreu Faria (coordenador), Osamu Saotome, Samuel Souza Alcântara Queiroz, Bruno Mori, Rafael Ramos, Werner Huber, André de Mari Barros, Diogo Wachtel Granado, Emanuel Huber, Fabio Reway, Guilherme Chaguri, Johannes Von Lochter, José Gustavo Zagato Rosa, Leimar Mafort, Luccas Schardt, Maikol Drechsler, Paulo Sergio dos Santos, Pietro Lo Presti Campos, Wilson Medina Bricio Junior, Carlos V. S. Augusto, Robson POrto de Souza.
Veja todos os projetos no Currículo Lattes

Últimas publicações

Artigos em periódicos

A novel four-quadrant/one-quadrant multiplier circuit
2021. AEU-INTERNATIONAL JOURNAL OF ELECTRONICS AND COMMUNICATIONS.
A PWM Nie-Tan Type-Reducer Circuit for a Low-Power Interval Type-2 Fuzzy Controller
2021. IEEE Access.
Improving Teaching-Learning Process in MIL-STD-1553B Bus Classes Using a New Hybrid Web-Lab Methodology
2020. IEEE TRANSACTIONS ON EDUCATION.
Low power membership function generator for interval type-2 fuzzy system
2019. JOURNAL OF INTELLIGENT & FUZZY SYSTEMS.
Low-Power Current-Mode Interval Type-2 Fuzzy Inference Engine Circuit
2019. IEEE TRANSACTIONS ON CIRCUITS AND SYSTEMS I-REGULAR PAPERS.
A novel fully-programmable analog fuzzifier architecture for interval type-2 fuzzy controllers using current steering mirrors
2018. JOURNAL OF INTELLIGENT & FUZZY SYSTEMS.
Synthesis of QDI Combinational Circuits using Null Convention Logic Based on Basic Gates
2018. Advances in Science, Technology and Engineering Systems Journal (ASTESJ).
GPS Jamming Signals Propagation in Free-Space, Urban and Suburban Environments
2018. JOURNAL OF AEROSPACE TECHNOLOGY AND MANAGEMENT (ONLINE).
Susceptibility of GPS-Dependent Complex Systems to Spoofing
2018. JOURNAL OF AEROSPACE TECHNOLOGY AND MANAGEMENT (ONLINE).
Implementation of Locally-Clocked XBM State Machines on FPGAs Using Synchronous CAD Tools
2017. IEEE Transactions on Circuits and Systems. I, Regular Papers (Print).
Design and characterization of a CMOS preamplifier for quantum well infrared photodetectors
2012. Analog Integrated Circuits and Signal Processing (Dordrecht. Online).
PAD capacitance nulling circuit for QWIP-ROIC hybridisation
2012. Electronics Letters.

Trabalhos completos em congressos

Detecção e Processamento de Imagem Utilizando Sensor Ultrassônico
2021. Simpósio de Aplicações Operacionais em Áreas de Defesa (SIGE).
Artificial Intelligence for Radar Signal Generation
2021. Simpósio de Aplicações Operacionais em Áreas de Defesa (SIGE).
A framework to evaluate the environmental quality and simulate future scenarios of urban forests: atlantic forest case study
2020. 2020 IEEE International Smart Cities Conference (ISC2).
Pesquisa de nêutrons térmicos em aeronaves através de medidores embarcados e sua contribuição para a validação de resultados computacionais
2020. XXII Simpósio de Aplicações Operacionais em Áreas de Defesa (XXII SIGE (2020)).
Projeto de Sensores Infravermelhos de Baixo Ruído e alta dynamic range para aplicações Militares
2020. XXII Simpósio de Aplicações Operacionais em Áreas de Defesa (XXII SIGE (2020)).
Cruzeiro Launch Campaign: First Brazilian Scramjet Flight Test
2020. 23rd AIAA International Space Planes and Hypersonic Systems and Technologies Conference.
Robustecimento/Endurecimento a radiação ionizante por técnicas de design de circuito em célula unitária de Circuitos Condicionadores de Sinais (ROICs)
2019. Simpósio de Aplicações Operacionais em Áreas de Defesa - SIGE 2019.
Circuito CMOS de Máximo e Mínimo em Modo Corrente para Aplicações Fuzzy
2018. Simpósio de Aplicações Operacionais em Áreas de Defesa (SIGE).
Virtual reality model for effectiveness evaluation of directed infrared countermeasures against infrared seekers
2018. SPIE Security + Defence 2018.
CMOS Inverter Based Voltage Level Sensor
2018. Simpósio de Aplicações Operacionais em Áreas de Defesa (SIGE).
Analysis of Open-Loop DIRCM Jamming Effects on First Generation Infrared Seekers
2018. Simpósio de Aplicações Operacionais em Áreas de Defesa (SIGE).
A Tools Flow for Synthesis of Asynchronous Control Circuits from Extended STG Specifications
2017. IBERCHIP XXIV Workshop.
Robust Architecture for Locally-Clocked Extended Burst-Mode Circuits without Timing Assumption
2017. IEEE XXIV International Congress on Electronics, Electrical Engineering and Computing ? INTERCON 2017.
A Low-Latency Asynchronous Wrapper for GALS Systems Design
2017. IBERCHIP XXIII workshop.
Análise de um Sensor Barométrico para o VANT Prometheus
2017. DINCON ? Conferência Brasileira de Dinâmica, Controle e Aplicações.
Synthesis of Auto-Synchronous FSMs from Synchronous Specification using FPGAs
2017. IBERCHIP XXIII workshop.
OTG: A Target Specification for Design of Synchronous Digital Systems in the RTL Style
2017. IBERCHIP XXIII workshop.
Veículos Elétricos e Geração Distribuída em Sistema de Distribuição de Energia Elétrica:
2017. Brazilian Technology Symposium (BTSym).
Design of a Low-Latency Robust Asynchronous Interface for Globally-Asynchronous Locally-Synchronous (GALS) Systems
2017. XIX Simpósio de Aplicações Operacionais em Áreas de Defesa.
A novel NULL Convention Logic (NCL) Gates Architecture based on Basic Gates
2017. IEEE XXIV International Congress on Electronics, Electrical Engineering and Computing ? INTERCON 2017.
The Design of Low-Power Transition-Signaling Asynchronous Pipelines
2017. IBERCHIP XXIII workshop.
A Design Tools Flow and New Architecture for Low-Power Gated-clock Synchronous Controllers
2017. XIX Simpósio de Aplicações Operacionais em Áreas de Defesa.
Synthesis of QDI AFSMs from XBM Specifications
2017. Second Latin-American Conference on PhD Research in Microelectronics and Electronics (LA- PRIME 2018).
Modelo matemático de um circuito ativo capaz de cancelar capacitâncias parasitas em circuitos semicondutores híbridos
2017. XIX Simpósio de Aplicações Operacionais em Áreas de Defesa.
Analysis of a redundant input stage for mitigating radiation effects on a two-stages Miller compensated OpAmp
2017. XIX Simpósio de Aplicações Operacionais em Áreas de Defesa.
A Novel Tool for Synthesis by Direct Mapping of Asynchronous Circuits from Extended STG Specifications
2017. 31st International Conference on VLSI Design (VLSID 2018).
A Novel State Assignment Method for XBM AFSMs without the Essential Hazard Assumption
2017. 9th IEEE Latin American Symposium on Circuits and Systems.
FPGA Implementation of High-Performance Asynchronous Pipelines with Robust Control
2017. 9th IEEE Latin American Symposium on Circuits and Systems.
A Design Flow of Asynchronous Burst-Mode Circuits without Fundamental-Mode Timing Assumption
2017. 9th IEEE Latin American Symposium on Circuits and Systems.
Estudo dos efeitos de DIRCM em Mísseis Infravermelhos de Primeira Geração
2017. XIX Simpósio de Aplicações Operacionais em Áreas de Defesa.

Resumos expandidos em congressos

Implementação em hardware analógico de um módulo de processamento de saída de controlador Fuzzy tipo-2 intervalar segundo o método Nie-Tan
2016. IV CBSF - Quarto Congresso Brasileiro de Sistemas Fuzzy.
Fuzzificador Analógico baseado em Lógica Fuzzy Tipo-2 Intervalar utilizando ?current steering?
2016. IV CBSF - Quarto Congresso Brasileiro de Sistemas Fuzzy.

Resumos em congressos


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Orientações em andamento

Mestrado

Robson Porto de Souza. Limites de detecção de radar automotivo utilizando câmera e algoritmos de Inteligência Artificial para geração de referências. Início: 2020. Instituto Tecnológico de Aeronáutica (Co orientador)
SAMUEL SOUZA ALCÂNTARA QUEIROZ. Desenvolvimento de um modelo de radar capaz de gerar dados sintéticos e realistas baseado em inteligência artificial. Início: 2020. Instituto Tecnológico de Aeronáutica (Orientador principal)
Carlos V. S. Augusto. Desenvolvimento de um software de alerta ao motorista em situações de segurança críticaenvolvendo motocicletas. Início: 2020. Instituto Tecnológico de Aeronáutica (Orientador principal)
Rodrigo Zandoná. DEsenvolvimneto de módulo canceladorde capacitâncias parasitas em circuitos condicionadores de sinal (ROIC). Início: 2020. Instituto Tecnológico de Aeronáutica (Orientador principal)
Maycon Gonçalves Pereira. A definir ainda. Início: 2020. Instituto Tecnológico de Aeronáutica (Orientador principal)
Nicholas Yukio Menezes Sugimoto. Desenvolvimento e fabricação de uma célula de condicionamento de sinal analógico com elevada faixa dinâmica. Início: 2017. Instituto Tecnológico de Aeronáutica (Orientador principal)
Brunno Brendon Cortes de Oliveira. Projeto e análise de uma célula unitária robustecida à radiação ionizante para aplicação em Focal Plane Arrays (FPAs) de Circuitos Condicionadores de Sinais (ROICs) para sensores de uso espacial. Início: 2016. Instituto Tecnológico de Aeronáutica (Orientador principal)

Doutorado

Alfredo Almeida de Araujo. A implantação de contramedidas de guerra eletrônica na comunicação de dados via satélite, operados nas bandas Ka e X.. Início: 2020. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Co orientador)
Rodrigo Bispo dos Santos. CONTROLADOR NEBULOSO ANALÓGICO PARA APLICAÇÕES DE BAIXA POTÊNCIA. Início: 2017. Instituto Tecnológico de Aeronáutica (Orientador principal)

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