DCC - UFMG
+55 31 3409 5860
ciia-saude@dcc.ufmg.br

Isabel Harb Manssour


Isabel Harb Manssour

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
PPGCC - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação

Collaborating Researcher





Information extracted from Lattes platform


Last update: 2021/04/16


Degrees

Ph.D. Computação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2002
M.Sc. Computação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1996
B.Sc. Informática na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em 1992


Current projects

2021 a AtualAnálise qualitativa de dados advindos de transmissões de vídeos identificados por meio de picos de postagens no Twitter
Transmissões de televisão e de internet ao vivo, além da audiência às transmissões em si, têm gerado um grande fluxo de comentários em redes sociais (antes, durante e depois das transmissões). Neste âmbito, são necessárias ferramentas de apoio à análise desta diferente forma de comunicação entre a audiência e os eventos/programas sendo transmitidos e entre a própria audiência durante as transmissões. Neste contexto, temos trabalhado no desenvolvimento de uma ferramenta interativa, o PeakVis, que é baseada na ideia de se analisar o tráfego online gerado em resposta a transmissões televisivas. Para isso, ele utiliza duas fontes de dados: um arquivo de gravação de vídeo de uma determinada transmissão e um conjunto de dados de tweets com registro de data e hora correspondentes ao tempo de execução do vídeo fornecido. Com estas fontes de dados, o PeakVis sincroniza a gravação de vídeo fornecida com diferentes visualizações dos conteúdos em questão, incluindo destaque para picos de tráfego, que podem ser interpretados como os momentos mais atraentes ou mais comentados pela audiência. Na versão atual do projeto, o objetivo é explorar alternativas de análise qualitativa destes dados, tais como análise de sentimentos, identificação de entidades nomeadas e reconhecimento facial, dentre outros.
Integrantes: Milene Selbach Silveira (coordenador), Isabel Harb Manssour, Roberto Tietzmann, Lorenzo Pooch Leuck, Carlos Roberto G. Teixeira, Gabriela Birnfeld Kurtz, Pedro Henrique Morais Sanvido, Diego Freitas Iribarrem Icart Furtado, Claiton Marques Correa, Arthur Henrique Henz, Juan Sebastian Pacheco Riveros.
2021 a AtualViDaS ? Visual Analytics aplicado a Data Science
Estamos vivendo na era da informação, com uma sociedade cada vez mais orientada a dados. Ao mesmo tempo que aumentou a quantidade de dados coletados, gerados e armazenados (Big Data), aumentou também a necessidade de analisar estes dados a fim de extrair conhecimento e insights significativos para auxiliar na tomada de decisão. Entretanto, durante o processo de descoberta de conhecimento, os analistas de dados passam a maior parte do tempo em atividades de pré-processamento, como a verificação da integridade e conformidade da qualidade dos dados. Não importa quão robusto seja o algoritmo de mineração de dados ou inteligência artificial, se os dados estiverem apresentando problemas, isso poderá levar à identificação de padrões errados e consequentemente mal-entendidos. Sendo assim, surge a oportunidade de explorar o uso de técnicas de visualização que sejam mais atraentes e compreensíveis, tanto na fase de pré-processamento da análise de dados, como para auxiliar no seu entendimento por parte dos usuários. Portanto, esta pesquisa está relacionada com Visual Analytics aplicado a Data Science, tendo como principal objetivo desenvolver tecnologias que possibilitem obter um melhor conhecimento dos dados sob análise, tanto para obter insights a partir de um conjunto de dados coletados, como para auxiliar na detecção de problemas na qualidade dos dados que são importantes de serem ajustados nas primeiras fases da análise de dados.
Integrantes: Isabel Harb Manssour (coordenador).
2021 a AtualDetecção de Eventos à Mão Armada: Pesquisa de Técnicas de Visão Computacional para Câmeras de Segurança
Segurança sempre foi uma grande preocupação do ser humano dentro da sociedade, levando a implementação de diversas medidas, sendo a mais comum o monitoramento a partir de câmeras de segurança. Embora o uso destas câmeras apresente vantagens, como registrar um acontecimento para que possa ser analisado mais tarde, uma grande desvantagem é a constante necessidade de supervisão. Neste contexto, o principal objetivo deste projeto é pesquisar as técnicas de visão computacional existentes para identificar eventos de ameaça sobre mão-armada em vídeos capturados por câmeras de segurança, visando verificar quais melhorias e inovações podem ser feitas para que sejam aplicáveis em cenários reais. Ao identificar que um evento de perigo está começando, é possível notificar os responsáveis pelo monitoramento do ambiente que podem, então, alertar as autoridades para que tomem uma ação imediata, evitando o aumento do risco e preservando a segurança dos inocentes envolvidos.
Integrantes: Isabel Harb Manssour (coordenador), Murilo Santos Regio, Adílson Junior Alves Medronha.
2020 a AtualInteligência Artificial na Avaliação da Síndrome Respiratória Aguda Grave
Em resposta à pandemia do COVID-19, os hospitais devem entender sua capacidade atual e futura de cuidar de pacientes com doenças graves, como a síndrome respiratória aguda. Portanto, através do uso de inteligência artificial na avaliação dos exames de tomografia computadorizada dos pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado de COVID-19, estima-se fornecer uma base robusta de projeções para os gerentes hospitalares quanto às admissões em potencial pelo hospital para pacientes que necessitam de hospitalização por COVID-19 (leitos de terapia intensiva). Além disso, a avaliação de fatores preditores de prognóstico contribuirá para elucidar o potencial tratamento e curso da doença. O objetivo principal do presente estudo é estimar a quantidade de leitos para tratamento de pacientes com síndrome respiratória aguda, com auxílio da inteligência artificial aplicada à tomografia computadorizada de tórax. Além disso, avaliar os fatores preditores de mortalidade, internações e sequelas pulmonares nos pacientes através de algoritmos de inteligência artificial. Trata-se de um estudo de coorte retrospectivo. Através da verificação do registro médico eletrônico, serão incluídos pacientes com síndrome respiratória aguda grave, atendidos no Hospital São Lucas da PUCRS, Porto Alegre, Brasil. Serão revisados arquivos de imagens de Tomografia Computadorizada, bem como o histórico dos pacientes, incluindo vacinas tomadas, antecedentes pessoais, histórico familiar e hábitos de vida. Serão utilizadas técnicas de visualização para auxiliar na análise da qualidade dos dados e no seu pré-processamento. O processamento e análise de imagens de Tomografia Computadorizada será realizado através de inteligência artificial, via Redes Neurais Profundas.
Integrantes: Bruno Hochhegger (coordenador), Isabel Harb Manssour, Márcio Sarroglia Pinho, Felipe Rech Meneguzzi, Rodrigo Barros, Renata Vieira, Duncan Dubugras Alcoba Ruiz, Rafael Bordini, Daniel Rodrigo Marinowic, Denise Cantarelli Machado, Gabriele Carra Forte, Graciane Radaelli, Fernanda Majolo, Andressa Barros, Fabiano Ramos, Gabriele Goulart Zanirati, Gutierre Neves de Oliveira, Jaderson Costa da Costa, Nathalia Bianchini Esper, Ivo Moraes Cadaval Jr..

Current applied research projects

2019 a AtualUso de técnicas de visualização de dados no suporte a exploração inicial e pré-processamento em Data Science
A capacidade de coletar e gerar dados através de diferentes sistemas, faz com que grandes conjuntos de dados (Big Data) sejam armazenados. Neste contexto, aumentou a necessidade de analisar estes dados a fim de extrair conhecimento e insights significativos para auxiliar na tomada de decisão, o que levou ao surgimento da área de pesquisa de Data Science. Assim, aumentou a demanda por técnicas de visualização mais atraentes e compreensíveis para permitir a análise de dados por parte dos usuários. Como os cientistas de dados passam a maior parte do tempo em atividades de pré-processamento, identificamos oportunidades de explorar o uso de técnicas de visualização durante esta fase da análise de dados. Portanto, o objetivo deste projeto é prover técnicas de visualização combinadas com métodos de exploração, estatísticos e/ou de mineração, para revelar propriedades comuns dos dados brutos, fomentando um melhor conhecimento e auxiliando na detecção de problemas na qualidade destes dados.
Integrantes: Isabel Harb Manssour (coordenador).
2019 a AtualAnálise Visual de Grandes Conjuntos de Dados Multivariados no Contexto Geoespacial
Com a popularidade dos telefones celulares, GPS e outras tecnologias, houve um aumento na quantidade de dados multivariados geoespaciais gerados, como dados abertos do governo, dados meteorológicos e dados de redes sociais. A visualização destes dados facilita na análise de como diferentes atributos se correlacionam geograficamente, mas esta não é uma tarefa trivial, sobretudo quando o volume de dados gerado é maior que a capacidade de processamento. Por isso, soluções e alternativas de computação de alto desempenho são necessárias. O objetivo deste projeto é integrar dois sistemas para oferecer uma solução mais robusta e completa: GeoMultiVis (permite a análise visual de dados multivariados geoespaciais) e GMaVis (permite processar um grande volume de dados geoespaciais de forma simplificada). Contribuições esperadas: identificar o estado da arte nesta área; desenvolver um protótipo para visualização de grandes volumes de dados multivariados geoespaciais e usá-lo em um estudo de caso.
Integrantes: Isabel Harb Manssour (coordenador), Luiz Gustavo Fernandes, Dalvan Griebler.
See all projects in Lattes

Recent publications

Articles in journals

Visualization in the preprocessing phase: Getting insights from enterprise professionals
2020. Information Visualization.
Visual Analysis for Monitoring Students in Distance Courses
2019. INTERNATIONAL JOURNAL OF DISTANCE EDUCATION TECHNOLOGIES.
Crosswalk localization from low resolution satellite images to assist visually impaired people
2016. IEEE COMPUTER GRAPHICS AND APPLICATIONS.

Papers in conferences

Compressão de Dados em Multicores com Flink ou SPar?
2021. Escola Regional de Alto Desempenho (ERAD).
Preprocessing Profiling Model for Visual Analytics
2020. Workshop of Theses and Dissertations (WTD-SIBGRAPI).
Uso de visualização de dados para auxiliar na análise e pré-processamento de dados categóricos
2020. Workshop of Undergraduate Works (WUW-SIBGRAPI).
Braille character detection using deep neural networks for an educational robot for visually impaired people
2020. Workshop de Visão Computacional (WVC).
Visual Analytics System for Energy Data in Smart Cities and Buildings
2020. IEEE International Smart Cities Conference (ISC2).
Reinforcing Diversity Company Policies: Insights from StackOverflow Developers Survey
2019. International Conference on Enterprise Information Systems (ICEIS).
Cross-Media Sentiment Analysis in Brazilian Blogs
2019. International Symposium on Visual Computing (ISVC).
GeoMultiVis: helping decision-making through Interactive Visualizations from Geospatial Multivariate Data
2019. Americas Conference on Information Systems (AMCIS).
Automatically Dataset Augmentation Using Virtual Human Simulation
2019. International Conference on Computer Animation and Social Agents - Workshop on Crowd Analysis and Applications: simulations meet video analytics.
Polls, plans and tweets: an analysis of the candidates' discourses during the 2018 Brazilian presidential election
2019. Annual International Conference on Digital Government Research (DGO).
Real-Time Detection of Pedestrian Traffic Lights for Visually-Impaired People
2018. International Joint Conference on Neural Networks (IJCNN).
Humor, support and criticism: a taxonomy for discourse analysis about political crisis on Twitter
2018. Annual International Conference on Digital Government Research (DGO).
Interacting with Data to Create Journalistic Stories: A Systematic Review
2018. International Conference on Human-Computer Interaction (HCII).
'Moro num País Tropical': A Crise Política Brasileira e Humor no Twitter
2018. I Congresso Internacional em Humanidades Digitais.
Suporte ao Processamento Paralelo e Distribuído em uma DSL para Visualização de Dados Geoespaciais
2018. Simpósio em Sistemas Computacionais de Alto Desempenho (WSCAD).
Recognition of Doors and Stairs Using Convolutional Neural Networks to Assist Visually Impaired Persons
2018. Workshop de Visão Computacional (WVC).
Análise Visual Interativa: Utilizando Dados Abertos de Acidentes de Trânsito
2018. Conference on Graphics,Patterns and Images - Workshop of Undergraduate Works (WUW-SIBGRAPI).
Media Professionals? Opinions about Interactive Visualizations of Political Polarization during Brazilian Presidential Campaigns on Twitter
2017. Hawaii International Conference on System Sciences (HICSS).
Teaching Robot Programming Activities for Visually Impaired Students: a Systematic Review
2017. International Conference on Universal Access in Human-Computer Interaction (UAHCI).
A High-Level DSL for Geospatial Visualizations with Multi-core Parallelism Support
2017. IEEE International Conference on Computers, Software and Applicatins (COMPSAC).
Donnie Robot: Towards a Robot Programming Environment for Visually Impaired People
2017. Latin American Robotics Symposium (LARS).
Analyzing Design Strategies for Narrative Visualization
2017. Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC).
Can visualization techniques help journalists to deepen analysis of Twitter data? Exploring the ?Germany7x1 Brazil? case
2016. Hawaii International Conference on System Sciences (HICSS).
A new approach to turbid water surface identification for autonomous navigation
2016. International Conferences in Central Europe on Computer Graphics, Visualization and Computer Vision (WSCG).
Developing Apps for Visually Impaired People: Lessons Learned from Practice
2016. Hawaii International Conference on System Sciences (HICSS).
User Impressions about Distinct Approaches to Layout Design of Personalized Content
2016. International Conference on Information Technology: New Generations (ITNG).
A New Approach for Automatic Detection of Tactile Paving Surfaces in Sidewalks
2016. International Conference on Computational Science (ICCS).
Multi-touch Interaction with Information Visualization Techniques: An Analysis Using Twitter Data
2016. International Conference on Human-Computer Interaction (HCII).
Support model for navigation on sidewalks for visually impaired persons
2016. Conference on Graphics,Patterns and Images - Workshop of Theses and Dissertations (WTD-SIBGRAPI).
Automatic Detection of Tactile Paving Surfaces in Indoor Environments
2016. Conference on Graphics,Patterns and Images - Workshop of Undergraduate Works (WUW-SIBGRAPI).

Extended abstracts in conferences

Confidence in Programming Skills: Gender Insights From StackOverflow Developers Survey
2019. International Conference on Software Engineering (ICSE).
An automatic method for identification of cystine crystals in urine sediment
2017. ACM Symposium on Applied Computing (SAC).
Visualização e Análise de Dados de Mídias Sociais: estudos preliminares sobre a percepção de analistas de dados
2016. Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC).
7x1-PT: um Corpus extraído do Twitter para Análise de Sentimentos em Língua Portuguesa
2015. Brazilian Symposium in Information and Human Language Technology (STIL).
Visualization Techniques for the Analysis of Twitter Users? Behavior
2013. International AAAI Conference on Weblogs and Social Media (ICWSM).

Abstracts in conferences

Detecção de Portas para Auxiliar o Deslocamento de Deficientes Visuais em Ambientes Internos
2017. Seminário Interno de Avaliação de Iniciação Científica CNPq/FAPERGS.
Visualização Dinâmica de Dados de Redes Sociais e sua Inclusão em Rotinas de Produção Jornalística
2017. Salão de Iniciação Científica da PUCRS.
Detecção de Piso Tátil em Ambientes Internos para Apoio à Navegação de Deficientes Visuais
2016. Seminário Interno de Avaliação de Iniciação Científica CNPq/FAPERGS.
Detecção de Piso Tátil em Ambientes Internos para Apoio à Navegação de Deficientes Visuais
2016. Salão de Iniciação Científica da PUCRS.
Aplicação de Odometria Visual Monocular em Plataformas Robóticas
2016. Salão de Iniciação Científica da PUCRS.
Coleta e Visualização de Tweets para Auxiliar as Rotinas de Produção Jornalística
2016. Salão de Iniciação Científica da PUCRS.

See all publications in Lattes

Current students

MS

Têmis Machado de Medeiros. Visualização de Dados. Início: 2021. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Orientador principal)
Leandro de Oliveira Alfonso. Visualização de Dados. Início: 2021. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Orientador principal)
Murilo Santos Regio. A Model for Identifying Firearm Threats in Videos. Início: 2020. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Orientador principal)
Lucas Bertoglio Ciocari. Visualização de Dados. Início: 2020. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Orientador principal)
Fernando Lunardelli. Visualização do percurso acadêmico de estudantes ao longo do ensino superior. Início: 2019. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Orientador principal)
Daiane Rodrigues. Visual Analytics para Modelos de Credit Scoring. Início: 2019. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Orientador principal)
Diego Gonçalves. A Visual Analytics Model for Massive Traffic Trajectory Data. Início: 2018. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Orientador principal)
Pedro Henrique Morais Sanvido. A Visual Analytics Dashboard for Virtual Learning Environments. Início: 2018. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Orientador principal)

PhD

See all students in Lattes