DCC - UFMG
+55 31 3409 5860
ciia-saude@dcc.ufmg.br

Beatriz D’Agord Schaan


Beatriz D’Agord Schaan

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Programa de pós graduação em endocrinologia e programa de pós graduação em doenças cardiovasculares

Associated researcher





Information extracted from Lattes platform


Last update: 2021/05/03


Degrees

Ph.D. Medicina: Ciências Médicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1999
M.Sc. Medicina: Ciências Médicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1993
B.Sc. Medicina na Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre em 1985


Current projects

2020 a AtualControle glicêmico intraparto e hipoglicemia neonatal em gestações complicadas por diabetes tipo 1, tipo 2 e gestacional em atendimento em serviço de referência do Sul do Brasil
Especula-se que níveis elevados de glicose materna intraparto associam-se com hipoglicemia neonatal, um desfecho fetal desfavorável, entretanto, essa relação foi inconsistente entre os estudos, com o controle glicêmico rígido não se mostrando constantemente superior. Há escassez de evidências de alta qualidade sobre este tema, assim, este estudo pretende determinar se o controle glicêmico intraparto das gestantes com DM1, DM2 e diabetes gestacional, acompanhadas no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, está associado à hipoglicemia neonatal.
Integrantes: Beatriz D'Agord Schaan (coordenador), Letícia Schwerz Weinert, Angela Reichelt, Roberta de Pádua Borges, Maria Lúcia da Rocha Oppermann.
2019 a AtualAvaliação dos Níveis de HbA1C em Pacientes Idosos Com Diabetes Mellitus Tipo 2: Estratégia de Individualização de Tratamento na Atenção Primária e na Atenção Terciária
As recomendações para controle glicêmico em pacientes idosos orientam que a decisão entre otimizar ou desintensificar a estratégia de tratamento seja individualizada levando em conta aspectos como comorbidades e expectativa de vida de cada paciente. Poucos estudos avaliaram se essa recomendação é efetiva e se as condutas terapêuticas adotadas estão sendo adequadas. Será realizado um estudo retrospectivo com o objetivo de analisar a adequação das decisões terapêuticas propostas durante o acompanhamento de pacientes idosos levando em conta a expectativa de vida e de comparar as condutas adotadas em centro primário vs centro terciário de atenção à saúde.
Integrantes: Gabriela Teló (coordenador), Beatriz D'Agord Schaan, Janine Alessi.
2019 a AtualEnsaio clinico randomizado de 12 semanas para avaliar desfechos relacionados com a reutilização de seringas e agulhas descartáveis em pacientes com diabetes mellitus tipo 2
Há um debate atual, confrontando os posicionamentos do Ministério da Saúde, permitindo a reutilização de agulhas e da Sociedade Brasileira de Diabetes, que não recomenda a reutilização do insumo para aplicação de insulina. Sabe-se que o Ministério da Saúde deve prover ao paciente com diabetes os insumos necessários para a aplicação adequada dos medicamentos. Porém, o fornecimento de insumos muitas vezes não é suficiente e a população acaba reutilizando agulhas e lancetas. O objetivo deste estudo é avaliar através de ensaio clínico randomizado (ECR), desfechos relacionados como equimoses, infecção, lipodistrofia, dor e controle glicêmico a reutilizar ou não agulhas de aplicação de insulina em pacientes com DM2 usuários de insulina.
Integrantes: Beatriz D'Agord Schaan (coordenador), Teló, Gabriela H., Gabriela Berlanda, Michele Barreto de Freitas, Agnes Nogueira Gossenheimer.
2019 a AtualEnsaio clinico randomizado de 12 semanas para avaliar desfechos relacionados com a reutilização de seringas e agulhas descartáveis em pacientes com diabetes mellitus tipo 2
Há um debate atual, confrontando os posicionamentos do Ministério da Saúde, permitindo a reutilização de agulhas e da Sociedade Brasileira de Diabetes, que não recomenda a reutilização do insumo para aplicação de insulina. Sabe-se que o Ministério da Saúde deve prover ao paciente com diabetes os insumos necessários para a aplicação adequada dos medicamentos. Porém, o fornecimento de insumos muitas vezes não é suficiente e a população acaba reutilizando agulhas e lancetas. O objetivo deste estudo é avaliar através de ensaio clínico randomizado (ECR), desfechos relacionados como equimoses, infecção, lipodistrofia, dor e controle glicêmico a reutilizar ou não agulhas de aplicação de insulina em pacientes com DM2 usuários de insulina.
Integrantes: Beatriz D'Agord Schaan (coordenador), Gabriela Teló, Gabriela Berlanda, Michele Barreto de Freitas, Agnes Nogueira Gossenheimer.
2019 a AtualVariabilidade glicêmica como preditor de comportamentos de risco em simulador de direção em pacientes com diabetes mellitus tipo 1
Estudos de laboratório em simulador de direção com portadores de diabetes mellitus tipo 1 (DM1) mostraram que a hipoglicemia induzida com administração de insulina intravenosa levava a pior desempenho nos testes de simulação como maiores desvios da pista e velocidade inapropriada. O estudo tem por objetivo avaliar se portadores de DM1 com variações reais na glicemia (hipoglicemia ou hiperglicemia não induzidos artificialmente) também apresentam alterações de desempenho em simulador de direção e, em caso positivo, determinar quais os pontos de corte na glicemia que representam essa mudança na performance.
Integrantes: Beatriz D'Agord Schaan (coordenador), Teló, Gabriela H., Rafaela Fenalti Salla, Flávio Pechansky, Marie Claude Ouimet, Thomas Brown.
2018 a AtualRastreamento da retinopatia diabética em pacientes com diabetes mellitus: validação de método inovador (machine learning)
Dentre as complicações crônicas microvasculares mais temidas do DM está a retinopatia diabética. Considerando o número reduzido de oftalmologistas disponíveis e os piores desfechos associados ao baixo índice do rastreio da retinopatia, uma alternativa pode ser a interpretação das retinografias por softwares com sistema de avaliação automatizado, que tem demonstrado sensibilidade e especificidade aceitáveis em estudos publicados com populações europeias. O nosso projeto visa a construção de um algoritmo por meio de tecnologia inovadora (machine learning) e a avaliação do seu desempenho em comparação a médicos oftalmologistas na interpretação de retinografias na população brasileira, testando sua acurácia para propor o uso em larga escala no rastreamento.
Integrantes: Beatriz D'Agord Schaan (coordenador), Maria Inês Schmidt, Mateus Augusto dos Reis, Francis Birck Moreira, Marcelo Rodrigues Gonçalves, Philippe Olivier Alexandre Navaux.
2018 a AtualAdaptação Transcultural e Validação do Questionário Risk Assessment of Diabetic Drivers Scale em Pacientes com Diabete Melito Tipo 1
Pessoas com diabetes mellitus tipo 1 (DM1) apresentam episódios de hipoglicemia como consequência do tratamento com insulina. Sabidamente, a hipoglicemia pode levar a redução do nível de consciência e a ocorrência desses eventos no trânsito é preocupante. Dessa forma, foi desenvolvido nos EUA um questionário para detecção de motoristas portadores de DM1 com risco de hipoglicemia no trânsito. O estudo tem por objetivo adaptação transcultural para o português brasileiro e validação no país.
Integrantes: Beatriz D'Agord Schaan (coordenador), Gabriela Teló, Júlia Salmoria David, Larissa Schneider, Rafaela Fenalti Salla, Balduíno Tschiedel.
2018 a AtualAssociação entre o índice de qualidade da dieta e fatores de risco cardiometabólico entre adolescentes: Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (ERICA)
A adesão a padrões alimentares de baixa qualidade está relacionada ao aumento do risco de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) e mortalidade por todas as causas na população em geral. Os métodos mais utilizados para avaliar esses padrões alimentares são os índices de qualidade da dieta. Para a avaliação de adolescentes brasileiros, o Índice de Qualidade da Dieta para Adolescentes adaptado para Brasileiros (IQDA-BR) foi criado. Em resumo, a qualidade da dieta entre essa população é baixa e com pequena variação entre os grupos com escores mais baixos e mais altos do IQDA-BR. Entretanto, a relação entre qualidade da dieta e perfil metabólico entre adolescentes brasileiros não foi investigada em uma amostra nacionalmente representativa. Além disso, a aplicabilidade do IQDA-BR em relação aos resultados de saúde ainda não foi avaliada. Portanto, o objetivo deste estudo é investigar a associação entre qualidade da dieta, avaliada pelo IQDA-BR, e marcadores cardiometabólicos em adolescentes brasileiros de 12 a 17 anos.
Integrantes: Beatriz D'Agord Schaan (coordenador), Teló, Gabriela H., Felipe Vogt Cureau, Julianna Ritter.
2017 a AtualEfeito do treinamento físico combinado sobre o controle glicêmico em idosos portadores de diabetes mellitus tipo 2: um ensaio clínico randomizado
Ensaio clínico randomizado, paralelo, de superioridade, controlado por não-intervenção. Serão comparados três grupos (G300, G150 e controle), expostos a 24 semanas de intervenção, sendo a HbA1c de 24 semanas o desfecho primário do presente estudo, com um n total de 144 pacientes idosos (idade > 60 anos). Delimitou-se um acrônimo para a identificação do estudo: The Exercise dose-response for diabetes in the elderly: a randomized clinical trial - estudo EDDIE. Os grupos G300 e G150 realizarão treinamento físico combinado supervisionado (exercício aeróbico e exercício resistido) em duas diferentes doses semanais (300 minutos e 150 minutos respectivamente), enquanto o grupo controle seguirá com a manutenção do estilo de vida prévio. Serão avaliados também desfechos secundários relacionados à capacidade funcional, aptidão cardiorrespiratória, composição corporal, função autonômica, saúde vascular e saúde emocional. WEBGPPG: 17-0303
Integrantes: Daniel Umpierre (coordenador), Beatriz D'Agord Schaan, Ruy Moraes, Gabriela Teló, Patricia Martins Bock, Ronei Silveira Pinto, Lucas Helal, Lucas Porto dos Santos, Mariana Brutto de Pinho, Cintia Ehlers Botton.
2017 a AtualEfeitos da estimulação elétrica neuromuscular sobre o perfil glicêmico de pacientes com diabetes mellitus tipo 2
Trata-se de um ensaio clínico randomizado. A amostra será composta por 28 indivíduos com DM, idade maior de 30 anos, hemoglobina glicada (HbA1c)< 9%. Estes pacientes serão submetidos à avaliação laboratorial (glicose e HbA1c), exame físico e avaliação autonômica na primeira visita. A avaliação do controle glicêmico será realizada através da monitorização contínua de glicose (CGMS) durante demais dias de protocolo. Os pacientes serão randomizados para realizar uma sessão de EENM com contração muscular ou EENM-placebo (com intensidade mínima para fornecer um estímulo sensorial, mas insuficiente para provocar uma contração muscular tetânica). O protocolo de intervenção será realizado em 3 visitas (1° Visita- colocação do CGMS, 2° Visita- EENM ou EENM-placebo durante 60 minutos e no 3° Visita- retirada do CGMS). Durante a intervenção, além da avaliação com o CGMS, será realizado registro da pressão arterial e da frequência cardíaca a cada 5 minutos e avaliação de desfechos microvasculares de oxigenação tecidual e fluxo sanguíneo serão avaliados através da videocapilaroscopia e Near Infrared Spectroscopy (NIRS), respectivamente e desfechos macrovasculares através da medida da função endotelial.
Integrantes: Beatriz D'Agord Schaan (coordenador), Aline Chagastelles Pinto de macedo.
2017 a AtualCapacidade cardiopulmonar e qualidade de vida em pacientes com insuficiência cardíaca crônica submetidos a treinamento funcional: um ensaio clínico randomizado
Ensaio clínico randomizado unicêntrico, do tipo paralelo, cegado (avaliadores dos testes e analistas de dados), com análise por intenção de tratar e por protocolo. Serão recrutados 40 indivíduos com diagnóstico de insuficiência cardíaca crônica (ICC), em classe funcional II e III (segundo a New York Heart Association -NYHA), residentes da região metropolitana de Porto Alegre, de ambos os gêneros, com idade ≥ 18 anos, provenientes do Ambulatório de Insuficiência Cardíaca do Hospital de Clínicas de Porto Alegre/ Rio Grande do Sul. Os participantes serão randomizados para 2 grupos de treinamento físico: Treinamento Funcional e Treinamento de Força. Os treinamentos serão realizados 2 vezes por semana, totalizando 14 semanas de treinamento. As seguintes variáveis serão analisadas antes e após os treinamentos: capacidade cardiopulmonar, por meio do teste de esforço cardiopulmonar; qualidade de vida, por meio do Minnesota Living With Heart Failure Questionnaire (MLHFQ) (Anexo III); funcionalidade, por meio do questionário Duke Activity Status Index (DASI) (Anexo IV) e do Teste de Velocidade da Marcha; força de preensão palmar (FPP), por dinamometria pressão inspiratória máxima (PI máx), por manovacuometria; função endotelial, por ultrassonografia da artéria braquial; e massa corpórea magra (MCM), pela medida da circunferência muscular do braço (CMB). WEBGPPG: 17-0291
Integrantes: Beatriz D'Agord Schaan (coordenador), Nadine Clausell, Lucas Helal, Lucas Porto dos Santos, Daniela Meirelles do Nascimento, Anderson Donelli da Silveira, Livia Adams Goldraich.
2017 a AtualObesidade e fatores de risco cardiometabólicos em adolescentes brasileiros
A prevalência mundial de sobrepeso e obesidade durante a juventude vem aumentando de maneira alarmante nas últimas décadas, podendo levar a sérias conseqüências à saúde na vida adulta. Muitos estudos observacionais relatam essa taxa em crianças e adolescentes brasileiros; no entanto, poucas estimativas compiladas são encontradas, especialmente com representatividade regional do país e mostrando modificações temporais. A relação entre o grau de severidade da obesidade e comorbidades associadas também ainda não é bem esclarecida em jovens brasileiros. Objetivos: - Estimar a prevalência de obesidade em adolescentes brasileiros e sua distribuição regional e temporal por meio de revisão sistemática e metanálise; - Investigar a associação entre grau de severidade da obesidade e fatores de risco cardiometabólicos, como disglicemia e pressão arterial aumentada, em adolescentes brasileiros participantes do estudo ERICA.
Integrantes: Beatriz D'Agord Schaan (coordenador), Teló, Gabriela H., Felipe Vogt Cureau, Mariana Sbaraini.
2017 a AtualEfeitos da estimulação elétrica neuromuscular sobre o perfil glicêmico de pacientes com diabetes mellitus tipo 2
A estimulação elétrica neuromuscular já apresentou efeitos benéficos sobre o controle glicêmico e resistência a insulina em pacientes com DM2, entretanto seus efeitos sobre a variabilidade glicêmica e micro vascularização ainda não foram estudados.Objetivo: Avaliar os efeitos da EENM sobre o perfil glicêmico de indivíduos com DM2.
Integrantes: Beatriz D'Agord Schaan (coordenador), Aline Chagastelles Pinto de macedo, Patricia Martins Bock, Daniela Nascimento, Marco Saffi.
2016 a AtualEstudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes: A abordagem longitudinal Coorte do ERICA
Este projeto visa dar continuidade, por meio da criação de um estudo de coorte, ao Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (ERICA), cujo principal objetivo foi estimar a prevalência de diabetes, hipertensão arterial, e síndrome metabólica entre outros fatores de risco cardiovasculares em adolescentes. O objetivo principal do presente projeto é, a partir de uma subamostra do ERICA, correspondente aos adolescentes que compõem o biorrepositório do estudo, conduzir estudo de coorte (em aproximadamente 6.000 adolescentes) para avaliar a incidência e persistência de alguns dos fatores de risco cardiovasculares já pesquisados. O projeto em questão dá continuidade ao ERICA, permitindo, através de estudo multicêntrico de coorte a investigação de múltiplos fatores de risco cardiovascular clássicos e emergentes, sua mudança ao longo do tempo e seus possíveis determinantes. Pretende-se com este projeto implementar o primeiro estudo multicêntrico longitudinal em adolescentes com foco em saúde cardiovascular e doenças crônicas degenerativas conduzido no Brasil
Integrantes: Katia Vergetti Bloch (coordenador), Beatriz D'Agord Schaan, Felipe Vogt Cureau, Moyses Szklo, Karen Sparrenberger, Mariana Sbaraini.
2016 a AtualOtimização de atendimento a pacientes ambulatoriais com diabetes mellitus tipo 2 no Hospital de Clínicas de Porto Alegre através de Oficina Multidisciplinar de Autocuidado ao Diabetes: um ensaio clínico randomizado
Ensaio clínico randomizado, unicêntrico com o objetivo de aprimorar o atendimento ambulatorial usual dos pacientes com diabetes mellitus tipo 2 (DM2) através de uma Oficina Multidisciplinar de Autocuidado ao DM2. Os pacientes serão randomizados a manter o tratamento usual ou participar da oficina. A oficina é constituída de encontros individuais, com equipe multidisciplinar (graduandos e pós-graduandos da medicina, enfermagem, farmácia, nutrição, educação física, fisioterapia e serviço social) em que serão abordados temas de educação e autocuidado objetivando a formação de conhecimentos e habilidades necessárias para o autocuidado do paciente. A oficina será oferecida em 3 módulos diferentes com 2 a 4 semanas de diferença entre eles. Será avaliada a variação da hemoglobina glicada na entrada do estudo, 6 e 12 meses após, assim como aspectos associados ao autocuidado, adesão e satisfação ao tratamento. WEBGPPG: 16-0646
Integrantes: Beatriz D'Agord Schaan (coordenador), Teló, Gabriela H., Karen Sparrenberger, Carina Andriatta Blume, Sheila Piccoli Garcia, Josiane Schneiders, Leonardo Grabinski Bottino, Mariana Migliavacca Madalosso.
2016 a AtualTreinamento físico combinado e educação em saúde para idosos com hipertensão arterial: um ensaio clínico randomizado e multicêntrico
Ensaio clínico randomizado e multicêntrico comparando o efeito de uma intervenção de treinamento físico combinado com uma intervenção de educação para a saúde, durante 12 semanas, na pressão arterial ambulatorial e em variáveis funcionais, fisiológicas e sanguíneas de idosos hipertensos. WEBGPPG: 17-0044
Integrantes: Daniel Umpierre (coordenador), Beatriz D'Agord Schaan, Lucas Helal, Lucas Porto dos Santos.
2015 a AtualIMPACTO DO EXERCÍCIO FÍSICO AERÓBICO SOBRE AS CÉLULAS PROGENITORAS ENDOTELIAIS CIRCULANTES NO DIABETES TIPO 1 COM FOCO NOS MECANISMOS ENVOLVIDOS
A resposta aguda das EPCs ao exercício no diabetes tipo 1 é associada com alterações quantitativas nas EPCs e com efeitos antiinflamatórios, ambos relacionados com o papel protetor cardiovascular. Os indivíduos com diabetes tipo 1 apresentam respostas diferentes de indivíduos não diabéticos em relação à mobilização e função das EPCs, porém os mecanismos relacionados a estas diferenças não são conhecidos. A hipótese deste trabalho é que as EPCs de indivíduos com diabetes tipo 1 possuem uma resposta menos acentuada que as EPCs de indivíduos sem a doença em relação a ação do VGEF, assim estas células produzem menos NO. Simultaneamente, os indivíduos com diabetes apresentam maior estresse oxidativo, reduzindo a disponibilidade de NO, o que prejudica a função das EPCs.
Integrantes: Beatriz D'Agord Schaan (coordenador), Patricia Martins Bock.
2010 a AtualEstudo de riscos cardiovasculares em adolescentes
Objetivo: Estimar a prevalência de diabetes mellitus, obesidade, fatores de risco cardiovascular e de marcadores de resistência à insulina e inflamatórios em adolescentes de 12 a 17 anos que freqüentam escolas em cidades brasileiras com mais de 100 000 habitantes. Desenho e População do Estudo: Será realizado um estudo seccional multicêntrico nacional de base escolar. Serão elegíveis todos os adolescentes, de ambos os sexos, de 12 a 17 anos, que freqüentam escolas públicas e privadas das cidades brasileiras com mais de 100000 habitantes selecionadas para participar do estudo. Os critérios de exclusão para participação do estudo serão: adolescentes portadores de deficiência física que impossibilite a avaliação antropométrica; adolescentes grávidas e adolescentes portadores de obesidade endógena ou secundária. Os resultados do estudo contribuirão para o conhecimento sobre fatores de risco para aterosclerose em uma população jovem, ainda escassos em países como o Brasil. Poderão ser utilizados na orientação dos adolescentes e responsáveis em relação a medidas preventivas e subsidiar o desenvolvimento de Políticas de Saúde que envolvam diferentes setores da sociedade. A pesquisa facilitará parcerias entre instituições acadêmicas, Secretarias Municipais de Saúde e de Educação e Unidades de Pesquisa Clínica e seus resultados serão importantes na geração de propostas efetivas de prevenção e controle dos fatores de risco para diabetes e aterosclerose em adolescentes bem como outras doenças crônicas.
Integrantes: Beatriz D'Agord Schaan (coordenador), Nadine Clausell, Bruce Duncan, Maria Inês Schmidt, Sandra Costa Fuchs, Maria Angélica Nunes.

Current applied research projects

See all projects in Lattes

Recent publications

Articles in journals

Heterogeneous contributions of change in population distribution of body mass index to change in obesity and underweight
2021. eLife.
Association between diet quality index and cardiometabolic risk factors among adolescents: ERICA study
2021. NUTRITION.
Caring for caregivers: the impact of the COVID-19 pandemic on those responsible for children and adolescents with type 1 diabetes
2021. Scientific Reports.
Telehealth strategy to mitigate the negative psychological impact of the COVID-19 pandemic on type 2 diabetes: A randomized controlled trial
2021. ACTA DIABETOLOGICA.
The rational treatment of diabetes mellitus in older adults: the adequacy of treatment decisions based on individualized glycemic targets in primary and tertiary care.
2021. JOURNAL OF DIABETES AND ITS COMPLICATIONS.
Hypoglycemia frequency and treatment satisfaction in patients receiving insulin analogues for treatment of type 1 diabetes mellitus
2021. Archives of Endocrinology Metabolism.
Association between body weight perception and diet quality in Brazilian adolescents
2020. REVISTA PAULISTA DE PEDIATRIA (ONLINE).
Validation to Brazilian Portuguese of the Self-Care Inventory-revised for adults with type 2 diabetes
2020. Archives of Endocrinology Metabolism.
Severity of obesity is associated with worse cardiometabolic risk profile in adolescents: Findings from a Brazilian national study (ERICA)
2020. NUTRITION.
Prevalence and factors associated with hypovitaminosis D in adolescents from a sunny country: Findings from the ERICA survey
2020. JOURNAL OF STEROID BIOCHEMISTRY AND MOLECULAR BIOLOGY.
Adaptations in GLUT4 Expression in Response to Exercise Detraining Linked to Downregulation of Insulin-Dependent Pathways in Cardiac but not in Skeletal Muscle Tissue
2020. INTERNATIONAL JOURNAL OF SPORT NUTRITION AND EXERCISE METABOLISM.
Acute inspiratory muscle exercise effect on glucose levels, glucose variability and autonomic control in patients with type 2 diabetes: A crossover randomized trial
2020. AUTONOMIC NEUROSCIENCE-BASIC & CLINICAL.
Neonatal Outcomes of Pregnancy Following Roux-en-Y Gastric Bypass: a Matched Case-Control Study
2020. OBESITY SURGERY.
Cardiopulmonary exercise capacity and quality of life of patients with heart failure undergoing a functional training program: study protocol for a randomized clinical trial
2020. BMC Cardiovascular Disorders.
Surgery scheduling heuristic considering OR downstream and upstream facilities and resources
2020. BMC HEALTH SERVICES RESEARCH.
The effect of probiotics, prebiotics or synbiotics on metabolic outcomes in individuals with diabetes: a systematic review and meta-analysis
2020. DIABETOLOGIA.
Diabetes-Specific Questionnaires Validated in Brazilian Portuguese: A Systematic Review
2020. Archives of Endocrinology Metabolism.
Mental health in the Era of COVID-19: Prevalence of Psychiatric Disorders in a Cohort of Patients with Type 1 and Type 2 Diabetes during the Social Distancing
2020. Diabetology & Metabolic Syndrome.
Dexamethasone in the era of COVID-19: friend or foe? An essay on the effects of dexamethasone and the potential risks of its inadvertent use in patients with diabetes
2020. Diabetology & Metabolic Syndrome.
Man vs. machine: Predicting hospital bed demand from an emergency department
2020. PLoS One.
Reducing Central Vein Catheterization Complications with a Focused Educational Program: a retrospective cohort study
2020. Scientific Reports.
Inspiratory Muscle Training on Glucose Control in Diabetes: A Randomized Clinical Trial
2020. INTERNATIONAL JOURNAL OF SPORT NUTRITION AND EXERCISE METABOLISM.
Evaluation of severe hypoglycemia and common mental disorders in patients receiving insulin analogues for treatment of type 1 diabetes
2020. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia.
Development and Validation of a Predictive Model of Success in Bariatric Surgery
2020. OBESITY SURGERY.
Height and body-mass index trajectories of school-aged children and adolescents from 1985 to 2019 in 200 countries and territories: a pooled analysis of 2181 population-based studies with 65 million participants
2020. LANCET.
Overview of meta-analyses on prevention and treatment of childhood obesity
2019. Jornal de Pediatria.
Short-acting insulin analogues versus regular human insulin on postprandial glucose and hypoglycemia in type 1 diabetes mellitus: a systematic review and meta-analysis
2019. Diabetology & Metabolic Syndrome.
Prevalence of type 2 diabetes among adolescents in Brazil: findings from Study of Cardiovascular Risk in Adolescents (ERICA)
2019. PEDIATRIC DIABETES.
Diet quality index for Brazilian adolescents: the ERICA study
2019. EUROPEAN JOURNAL OF NUTRITION.
C-reactive protein and blood pressure variability in type 2 hypertensive diabetic patients
2019. BLOOD PRESSURE MONITORING.
FUNCTIONAL CAPACITY IN CHILDREN AND ADOLESCENTS WITH CONGENITAL HEART DISEASE
2019. REVISTA PAULISTA DE PEDIATRIA (IMPRESSO).
Quality indicators in type 2 diabetes patient care: analysis per care-complexity level
2019. Diabetology & Metabolic Syndrome.
The Hypertension Approaches in the Elderly: a Lifestyle study multicenter, randomized trial (HAEL Study): rationale and methodological protocol
2019. BMC PUBLIC HEALTH.
Higher adiponectin concentrations are associated with reduced metabolic syndrome risk independently of weight status in Brazilian adolescents
2019. Diabetology & Metabolic Syndrome.
ESTUDO DE RISCOS CARDIOVASCULARES EM ADOLESCENTES (ERICA): RESULTADOS PRINCIPAIS E PERSPECTIVAS
2019. REVISTA DA SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO (SOCESP).
Effect of exercise on glucose variability in healthy subjects:randomized crossover trial
2019. BIOLOGY OF SPORT.
Unhealthy snack intake modifies the association between screen-based sedentary time and metabolic syndrome in Brazilian adolescents
2019. International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity.
Associations of multiple unhealthy lifestyle behaviors with overweight/obesity and abdominal obesity among Brazilian adolescents: A country-wide survey
2018. NUTRITION METABOLISM AND CARDIOVASCULAR DISEASES.
Correlation between Very Short and Short-Term Blood Pressure Variability in Diabetic-Hypertensive and Healthy Subjects
2018. Arquivos Brasileiros de Cardiologia.
Metformin effect on TSH in subclinical hypothyroidism: randomized, double-blind, placebo-controlled clinical trial
2018. ENDOCRINE.
Effect of metformin on blood pressure in patients with hypertension: a randomized clinical trial
2018. ENDOCRINE.
Adiponectin levels in Brazilian adolescents: Distribution and associated factors in ERICA survey
2018. CLINICA CHIMICA ACTA.
Prevalence and correlates of screen time among Brazilian adolescents: findings from a country-wide survey.
2018. Applied Physiology Nutrition and Metabolism.
Physical activity but not sedentary time is associated with vitamin D status in adolescents: study of cardiovascular risk in adolescents (ERICA)
2018. EUROPEAN JOURNAL OF CLINICAL NUTRITION.
Impact of flaxseed and soy nuts as dietary supplements on lipid profile, insulin sensitivity and GLUT4 expression in ovariectomized rats
2018. Applied Physiology Nutrition and Metabolism.
Prevalence of excessive screen time and TV viewing among Brazilian adolescents: a systematic review and meta-analysis
2018. Jornal de Pediatria.
HEMODYNAMIC CHANGES AND AUTONOMIC NERVOUS SYSTEM AFTER ACUTE MYOCARDIAL INFARCTION IN RATS SUBMITTED TO LEFT CORONARY ARTERY LIGATION
2018. CLINICAL AND BIOMEDICAL RESEARCH.
Impact of treatment with glibenclamide or vildagliptin on glucose variability after aerobic exercise in type 2 diabetes: a randomized controlled trial
2018. DIABETES RESEARCH AND CLINICAL PRACTICE.
Association of Maternal Roux-en-Y Gastric Bypass with Obstetric Outcomes and Fluid Intelligence in Offspring
2018. OBESITY SURGERY.
Self-perceived body image, dissatisfaction with body weight and nutritional status of Brazilian adolescents: a nationwide study
2018. Jornal de Pediatria.
Does the Mediterranean Diet Protect against Stress-Induced Inflammatory Activation in European Adolescents? The HELENA Study
2018. Nutrients.
A Six Sigma Approach to Analyze Time-to-Assembly Variance of Surgical Trays in a Sterile Services Department
2018. Journal for Healthcare Quality.
Diabetes and cardiovascular events in high-risk patients: Insights from a multicenter registry in a middle-income country
2017. DIABETES RESEARCH AND CLINICAL PRACTICE.
Complications of central venous catheter insertion in a teaching hospital
2017. Revista da Associacao Medica Brasileira.
Challenges for conducting blood collection and biochemical analysis in a large multicenter school-based study with adolescents: lessons from ERICA in Brazil
2017. Cadernos de Saude Publica.
Prevalence of high HbA1c levels in Brazilian adolescents: the Study of Cardiovascular Risk in Adolescents
2017. Diabetes Research and Clinical Practice (Print).
Text mining approach to predict hospital admissions using early medical records from the emergency department
2017. INTERNATIONAL JOURNAL OF MEDICAL INFORMATICS.
Functional Capacity in Congenital Heart Disease: A Systematic Review and Meta-Analysis
2017. Arquivos Brasileiros de Cardiologia.
Common Mental Disorders in Adolescents with and without Type 1 Diabetes: Reported Occurrence from a Countrywide Survey
2017. DIABETES RESEARCH AND CLINICAL PRACTICE.
C-reactive protein in Brazilian adolescents: distribution and association with metabolic syndrome in ERICA survey
2017. EUROPEAN JOURNAL OF CLINICAL NUTRITION.
Weight-loss interventions and gut microbiota changes in overweight and obese patients: a systematic review
2017. Obesity Reviews.
Brazilian guidelines on prevention of cardiovascular disease in patients with diabetes: a position statement from the Brazilian Diabetes Society (SBD), the Brazilian Cardiology Society (SBC) and the Brazilian Endocrinology and Metabolism Society (SBEM)
2017. Diabetology & Metabolic Syndrome.
Mesenchymal stem cells from sternum: the type of heart disease, ischemic or valvular, does not influence the cell culture establishment and growth kinetics
2017. Journal of Translational Medicine.
Low Levels of Usual Physical Activity Are Associated with Higher 24 h Blood Pressure in Type 2 Diabetes Mellitus in a Cross-Sectional Study
2017. Journal of Diabetes Research.
DIRETRIZ BRASILEIRA BASEADA EM EVIDÊNCIAS SOBRE PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES EM PACIENTES COM DIABETES: POSICIONAMENTO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES (SBD), DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA (SBC) E DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA (SBEM)
2017. Arquivos Brasileiros de Cardiologia.
Exercise on progenitor cells in healthy subjects and patients with type 1 diabetes
2016. Medicine and Science in Sports and Exercise.
Blood pressure variability and its association with echocardiographic parameters in hypertensive diabetic patients
2016. BMC Cardiovascular Disorders (Online).
Are glucose levels, glucose variability and autonomic control influenced by inspiratory muscle exercise in patients with type 2 diabetes? Study protocol for a randomized controlled trial
2016. Trials (London).
Cardiometabolic Effects of CASCADE Trial Explained by Mediterranean Diet
2016. Annals of Internal Medicine.
ERICA: leisure-time physical inactivity in Brazilian adolescents
2016. Revista de Saúde Pública (Online).
ERICA: prevalence of metabolic syndrome in Brazilian adolescents
2016. Revista de Saúde Pública (Online).
Lifestyle INtervention for Diabetes prevention After pregnancy (LINDA-Brasil): study protocol for a multicenter randomized controlled trial
2016. BMC Pregnancy and Childbirth (Online).
ERICA: prevalences of hypertension and obesity in Brazilian adolescents
2016. REVISTA DE SAÚDE PÚBLICA (ONLINE).
Glycemic reductions following water- and land-based exercise in patients with type 2 diabetes mellitus
2016. Complementary Therapies in Clinical Practice.
Short-Term Detraining does not Change Insulin Sensitivity and RBP4 in Rodents Previously Submitted to Aerobic Exercise
2016. Hormone and Metabolic Research.
Does body mass index modify the association between physical activity and screen time with cardio-metabolic risk factors in adolescents? Findings from a countrywide survey
2016. International Journal of Obesity.
Comparison between adherence assessments and blood glucose monitoring measures to predict glycemic control in adults with type 1 diabetes: a cross-sectional study
2016. Diabetology & Metabolic Syndrome.
Prevalence of diabetes in Brazil over time: a systematic review with meta-analysis
2016. Diabetology & Metabolic Syndrome.
Forecasting Daily Volume and Acuity of Patients in the Emergency Department
2016. Computational and Mathematical Methods in Medicine (Print).
Whey Protein Supplementation Enhances Body Fat and Weight Loss in Women Long After Bariatric Surgery: a Randomized Controlled Trial
2016. Obesity Surgery.
Volume of supervised exercise training impacts glycaemic control in patients with type 2 diabetes: a systematic review with meta-regression analysis
2013. Diabetologia (Berlin).
Aerobic and Combined Exercise Sessions Reduce Glucose Variability in Type 2 Diabetes:Crossover Randomized Trial
2013. Plos One.
Physical Activity Advice Only or Structured Exercise Training and Association With HbA1c Levels in Type 2 Diabetes: A Systematic Review and Meta-analysis
2011. JAMA (Chicago, Ill.).
Effect of Antihyperglycemic Agents Added to Metformin and a Sulfonylurea on Glycemic Control and Weight Gain in Type 2 Diabetes: A Network Meta-analysis.
2011. Annals of Internal Medicine.
Increased renal glut1 abundance and urinary tgf-b1 in streptozotocin-induced diabetic rats: implications for the development of nephropathy complicating diabetes
2001. Hormone and Metabolic Research.

Papers in conferences

Utilização de mineração de textos na previsão de internações hospitalares com base em registros médicos da emergência hospitalar
2018. Simpósio brasileiro de pesquisa operacional.

Extended abstracts in conferences

Mecanismos moleculares envolvidos na nefropatia diabética
2008. *º Congresso Paulista de Diabetes e Metabolismo.

Abstracts in conferences

Effects of Roux-en-Y gastric bypass on type 2 diabetes mellitus
2021. ENDO 2021.
Greater adherence to treatment after bariatric surgery by the implementation of a standadized protocol for delivery care
2021. ENDO 2021.
Tele-health strategy to mitigate the negative psuchological impact of the COVID-19 pandemic in type 2 diabetes: a randomized controlle trial
2020. 34 Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia (eCBEM).
The impact of the COVID-19 pandemic on those responsible for children and adolescents with type 1 diabetes
2020. 34 Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia (eCBEM).
The adequacy of treatment decisions based on individualized glycemic targets in older adults
2020. 34 Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia (eCBEM).
Impacto da resolução na detecção de retinopatia diabética com uso de deep learning
2020. XX Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde.
Complicações de punções venosas centrais em um hospital escola
2019. 39ª Semana Científica do HCPA.
Instituição do daily huddle no serviço de emergência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre
2019. 39ª Semana Científica do HCPA.
Unhealthy snack intake modifies the association between screen-based sedentary time and metabolic syndrome in Brazilian adolescents: findings from a country-wide survey
2019. ENDO 2019.
Increasing Values of Cardiometabolic Risk Markers Are Associated with Severity of Obesity in Adolescents: Findings from the ERICA Study
2019. ENDO 2019.
Associação entre gravidade da obesidade e risco cardiometabólico em adolscentes brasileiros: Resultados de estudo de base populacional (ERICA)
2019. 74º Congresso Brasileiro de Cardiologia.
Time de altas hospitalar: uma iniciativa do núcleo interno de regulação do HCPA para promover melhorar o uso dos leito de enfermaria
2019. 39ª Semana Científica do HCPA.
Elaboração do mapa de fluxo de valor (MFV) do serviço de emergência adulto do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA)
2019. 39ª Semana Científica do HCPA.
Resultados de um ano da implantação do sistema de regulação de pacientes no HCPA
2019. 39ª Semana Científica do HCPA.
Perfil pré-operatório de pacientes submetidos à Derivação Gastrojejunal em Y-de-Roux no Hospital de Clínicas de Porto Alegre
2019. 39ª Semana Científica do HCPA.
Criação da unidade de decisão médica no serviço de emergência do HCPA
2019. 39ª Semana Científica do HCPA.
Aplicação da ferramenta 5S no serviço de emergência do HCPA
2019. 39ª Semana Científica do HCPA.
Perfil de saúde bucal em pacientes com Diabetes Mellitus tipo 2 atendidos no ambulatório de diabetes do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA)
2019. 39ª Semana Científica do HCPA.
Otimização de atendimento a pacientes ambulatoriais com Diabetes Mellitus tipo 2 em hospital terciário através da oficina multidisciplinar de autocuidado ao diabetes
2019. 39ª Semana Científica do HCPA.
Validação do Questionário Risk Assessment of Diabetic Drivers Scale em pacientes com Diabetes Melito tipo 1
2019. 39ª Semana Científica do HCPA.
Perfil dos pacientes atendidos na oficina multidisciplinar do diabetes e resultados preliminares da melhoria da qualidade
2019. 39ª Semana Científica do HCPA.
The impact of cardiovascular disease family history on drug adherence in patients with hypertension and type 2 diabetes
2018. 54th EASD Annual Meeting.
INDICADORES DE QUALIDADE NO CUIDADO AO PACIENTE COM DIABETES MELITO TIPO 2: UMA ANÁLISE POR NÍVEL DE COMPLEXIDADE DE ATENDIMENTO
2018. 33º Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia.
Resistance training improves neuromuscular health in the elderly with type 2 diabetes: a randomised clinical trial
2018. 54th EASD Annual Meeting.
Adherence to drug treatment in diabetic-hypertensive patients does not interfere with future blood pressure levels nd cardiovascular events incidence: a cohort study
2018. Congresso SOCERGS 2018.
Impacto da história familiar de doença cardiovascular e diabetes na adesão ao tratamento em pacientes com hipertensão e diabetes tipo 2
2018. 73 Congresso Brasileiro de Cardiologia.
Association Between Screen Time and Physical Activity with Sufficient Vitamin D Status in Brazilian Adolescents: The Study of Cardiovascular Risks in Adolescents (ERICA)
2017. ENDO 2017.
Associação entre atividade física e níveis de vitamina D de acordo com o sexo: uma análise do Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes
2017. 14º Encontro de endocrinologia feminina ENDOFEMININA.
Adiponectin Is Associated with Metabolic Syndrome Independently of Obesity in Adolescents: Results from a National School-Based Study in Brazil
2017. ENDO 2017.
Association between physical activity with sufficient vitamin D status in brazilian adolescents: The study of cardiovascular risks in adolescents (ERICA)
2017. 24th European Congress on Obesity.
Associação do tempo entre a derivação gastrojejunal em Y-de-Roux e o início da gestação com desfechos obstétricos e perinatais
2017. 14º Encontro de endocrinologia feminina ENDOFEMININA.
Distribuição da adiponectina por sexo em adolescentes brasileiros - ERICA
2017. 14º Encontro de endocrinologia feminina ENDOFEMININA.
Validation to brazilian portuguese of a measuring adherence survey for adults with type 2 diabetes
2017. 77th Scientific session of the American diabetes association.
Perfil de adesão ao tratamento de pacientes com diabetes mellitus em acompanhamento no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA)
2017. 37ª Semana Científica do HCPA.
FREQUENCY OF HYPOGLYCEMIA AND DIABETES TREATMENT SATISFACTION IN ADULTS WITH TYPE 1 DIABETES IN USE OF LONG-ACTING INSULIN ANALOGUES
2017. XXI Congresso da Sociedade Brasileira de Diabetes.
PREVALENCE OF TYPE 2 DIABETES AMONG BRAZILIAN ADOLESCENTS: FINDINGS FROM THE ERICA SURVEY
2017. XXI Congresso da Sociedade Brasileira de Diabetes.
QUESTIONNAIRES ON DIABETES MELLITUS VALIDATED TO BRAZILIAN PORTUGUESE: A SYSTEMATIC REVIEW
2017. XXI Congresso da Sociedade Brasileira de Diabetes.
Glucose and glucose variability after and acute session of inspiratory muscle exercise in patients with type 2 diabetes
2017. IDF 2017 Congress.
Prevalence of high HbA1c levels among brazilian adolescents participating in the study of cardiovascular risk in adolescents (ERICA)
2016. 98th Annual Meeting of the Endocrine Society - ENDO 2016.
Social and emotional challenges in adolescents with and without type 1 diabetes in Brazil: reported occurrence in a national survey
2016. 76th Scientific Sessions - American Diabetes Association.
Common mental disorders screening in adolescents with and without type 2 diabetes: reported occurrence in a national survey in Braziil
2016. 32 Congresso brasileiro de endocrinologia e metabologia.

See all publications in Lattes

Current students

MS

Roberta de Pádua Borges. Controle glicêmico intraparto e hipoglicemia neonatal em gestações complicadas por diabetes tipo 1, tipo 2 e gestacional em atendimento em serviço de referência do Sul do Brasil. Início: 2020. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Orientador principal)
Janine Alessi. Avaliação dos Níveis de HbA1C em Pacientes Idosos Com Diabetes Mellitus Tipo 2: Estratégia de Individualização de Tratamento na Atenção Primária e na Atenção Terciária. Início: 2020. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Orientador principal)

PhD

Josiane Schneiders. Proposta de cuidado ao paciente com diabetes mellitus tipo 2 em nível ambulatorial com base no cuidado centrado no paciente: Um projeto de melhoria a partir de dados da atenção primária e terciária. Início: 2019. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Orientador principal)
Mateus Augusto dos Reis. Rastreamento da retinopatia diabética em pacientes com diabetes mellitus: validação de método inovador (machine learning). Início: 2019. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Orientador principal)
Gabriela Berlanda. Ensaio clinico randomizado de 12 semanas para avaliar desfechos relacionados com a reutilização de seringas e agulhas descartáveis em pacientes com diabetes mellitus tipo 2. Início: 2019. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Orientador principal)
Carina Blume. Avaliação do custo-efetividade da suplementação de micronutrientes em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica pelo Sistema Único de Saúde. Início: 2018. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Orientador principal)
Mariana Sbaraini. INVESTIGAÇÃO DE MÉTODOS SIMPLES DE RASTREAMENTO PARA IDENTIFICAÇÃO DE ADOLESCENTES EM RISCO DE OBESIDADE E DISGLICEMIA. Início: 2017. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Orientador principal)
Sheila Piccoli Garcia. Otimização de atendimento a pacientes ambulatoriais com Diabetes Mellitus tipo 2 no Hospital de Clínicas de Porto Alegre através de Oficina Multidisciplinar de Autocuidado ao Diabetes: um ensaio clínico randomizado. Início: 2016. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Orientador principal)

See all students in Lattes