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Anderson Maciel


Anderson Maciel

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Informática Aplicada

Pesquisador associado





Informações resumidas do Currículo Lattes


Currículo Lattes atualizado em 12/02/2021

Nome em citações bibliográficas: MACIEL, A.;Maciel, Anderson


Formação acadêmica

Doutorado em Ciência da Computação na Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne em 2005
Mestrado em Computação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2001
Mestrado em Virtual Reality And Multimodal Interaction na Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne em 2002
Graduado em Ciência da Computação na Universidade de Caxias do Sul em 1998


Projetos de pesquisa em andamento

2017 a AtualComunicação Háptica para Interação Humano-Computador
Depois da ampla difusão das interfaces gráficas na comunicação humano computador, os estímulos hápticos passaram a ser experimentados como meio de complementar ou substituir os estímulos visuais e sonoros. A variedade dos estímulos hápticos, no entanto, é muito extensa, abrangendo todas sensações percebidas pela pele (textura, calor, vibração, pressão), chamadas tato, e também aquelas percebidas por músculos e articulações (peso, força, torque), chamadas propriocepção. Apesar de existirem dispositivos e técnicas que combinados produzem simulações satisfatórias de vários fenômenos hápticos, muitos problemas ainda estão abertos. A maior parte das soluções proprioceptivas existentes se concentra em dispositivos desktop do tipo Phantom, que oferecem retorno de força. Em relação ao tato, motores de vibração e outros atuadores eletromecânicos adaptados em luvas e cintos são maioria. Nesta proposta destacam-se três situações onde a tecnologia háptica ainda não alcançou resultados definitivos. A primeira está no contexto dos ambientes virtuais imersivos (realidade virtual). A função de retorno de força desempenhada pelo Phantom e seus similares é adequada, mas como o dispositivo depende de estar fixo a um substrato, não permite a livre movimentação do usuário no ambiente. Isso elimina a possibilidade de aplicações móveis e com HMD, sendo uma limitação importante principalmente com a aparição do Oculus Rift. A segunda está em uma área onde os dispositivos de retorno de força estão muito desenvolvidos, a simulação de cirurgia. Ali, no entanto, o tato ainda é drasticamente desprezado, apesar de ser tão importante quanto a força para o usuário interpretar corretamente a resposta háptica dos diferentes tecidos vivos. A terceira situação envolve interfaces fora dos ambientes virtuais. Diz respeito a usar estímulos táteis para comunicar informações entre usuários em ambientes físicos reais. O principal problema aqui é a expressividade dos estímulos. Os mesmos devem ser simples para serem facilmente compreendidos ao mesmo tempo que comunicam quantidade suficiente de informações. O objetivo principal da presente proposta, portanto, é encontrar respostas para os três problemas em aberto elencados acima, na forma de interfaces móveis de retorno de força, combinação de resposta de força com resposta tátil para simuladores de cirurgia e linguagens táteis para interfaces móveis em ambientes físicos.
Integrantes: Anderson Maciel (coordenador), Marcelo Walter, Nedel, Luciana, Victor Adriel Oliveira, Jerônimo Gustavo Grandi, Leandro Totti Cavazzola, Gabrielle Almeida de Souza, David Steeven Villa Salazar, Laura Amaya Torres, Aimee Sousa Calepso.
2015 a AtualAnnelida: Projeto de Desenvolvimento de um Robô para Operação em Dutos de 4? a 10?
Projeto de um robô conectado a um umbilical que se locomove dentro de dutos submarinos afim de desobstruir êmbolos de hidrato. Sistema e interface de operação, comunicação e armazenamento e visualização de dados desenvolvido pela equipe do Inst. Informática e sistema mecânico de tração desenvolvido pela Escola de Engenharia.
Integrantes: Dante Augusto Couto Barone (coordenador), Anderson Maciel, Nedel, Luciana, Eduardo André Perondi, Rafael Antônio Comparsi Laranja, Fabiano Disconzi Wildner.

Projetos de desenvolvimento em andamento

Veja todos os projetos no Currículo Lattes

Últimas publicações

Artigos em periódicos

Augmented situated visualization methods towards electromagnetic compatibility testing
2020. COMPUTERS & GRAPHICS-UK.
Visualization, Interaction and Simulation Lab at UFRGS
2020. Comunicações em Informática.
Altering the Stiffness, Friction, and Shape Perception of Tangible Objects in Virtual Reality Using Wearable Haptics
2020. IEEE Transactions on Haptics.
Appearance Modelling of Living Human Tissues
2019. COMPUTER GRAPHICS FORUM.
Diagnostic concordance between mobile interfaces and conventional workstations for emergency imaging assessment
2018. INTERNATIONAL JOURNAL OF MEDICAL INFORMATICS.
Heat-Based Bidirectional Phase Shifting Simulation using Position-Based Dynamics
2018. COMPUTERS & GRAPHICS-UK.
Assessment of an Articulatory Interface for Tactile Intercommunication in Immersive Virtual Environments
2018. COMPUTERS & GRAPHICS-UK.
Designing a Vibrotactile Head-Mounted Display for Spatial Awareness in 3D Spaces
2017. IEEE TRANSACTIONS ON VISUALIZATION AND COMPUTER GRAPHICS.
Efficient Surgical Cutting with Position-Based Dynamics
2017. IEEE COMPUTER GRAPHICS AND APPLICATIONS.
A laparoscopy-based method for BRDF estimation from in vivo human liver
2016. Medical Image Analysis (Print).
Good Vibrations: Haptic Interaction in Virtual Environments
2016. TENDÊNCIAS E TÉCNICAS EM REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA.
Efficient medical image access in diagnostic environments with limited resources
2016. RESEARCH ON BIOMEDICAL ENGINEERING.
Representação Gráfica de Tecidos Orgânicos Humanos Vivos
2016. Journal on Advances in Theoretical and Applied Informatics.
Using Immersive Virtual Reality to Reduce Work Accidents in Developing Countries
2016. IEEE Computer Graphics and Applications.
Efficient Collision Detection within Deforming Spherical Sliding Contact
2007. IEEE Transactions on Visualization and Computer Graphics.

Trabalhos completos em congressos

The Effect of Virtual Reality on Knowledge Transfer and Retention in Collaborative Group-Based Learning for Neuroanatomy Students
2020. 2020 22nd Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR).
Augmented Situated Visualization for Spatial and Context-Aware Decision-Making
2020. AVI '20: International Conference on Advanced Visual Interfaces.
Comparing Physical and Immersive VR Prototypes for Evaluation of an Industrial System User Interface
2020. Computer Graphics International.
E-mpathy and the Phantom Limb Sensation: A Multisensory Experience for Embodiment of Amputation
2020. XChange Reality!.
A Proposal for Augmented Situated Visualization Towards EMC Testing
2020. XChange Reality!.
Instant Rephotography
2019. INTERACT.
Phys-Sketch: Sketching 3D Dynamic Objects in Immersive Virtual Reality
2019. Computer Graphics International.
Characterizing Asymmetric Collaborative Interactions in Virtual and Augmented Realities
2019. 2019 IEEE Conference on Virtual Reality and 3D User Interfaces (VR).
Towards Moving Virtual Arms Using Brain-Computer Interface
2019. Computer Graphics International.
Development and Usability Analysis of a Mixed Reality GPS Navigation Application for the Microsoft HoloLens
2019. Computer Graphics International.
The Effects of Physiologically-Adaptive Virtual Environment on User?s Sense of Presence
2018. 2018 20th Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR).
Evaluation of Visual, Auditory and Vibro-Tactile Alerts in Supervised Interfaces
2018. 2018 20th Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR).
Assessing Articulatory Modalities for Intercommunication Using Vibrotactile HMDs
2018. EUROHAPTICS.
Anti-Veering Vibrotactile HMD for Assistance of Blind Pedestrians
2018. EUROHAPTICS.
Design and Assessment of a Collaborative 3D Interaction Technique for Handheld Augmented Reality
2018. 2018 IEEE Conference on Virtual Reality and 3D User Interfaces (VR).
Design and Evaluation of a Handheld-based 3D User Interface for Collaborative Object Manipulation
2017. the 2017 CHI Conference.
A Case-based Study with Radiologists Performing Diagnosis Tasks in Virtual Reality
2017. Medinfo.
Spatial discrimination of vibrotactile stimuli around the head
2016. 2016 IEEE Haptics Symposium (HAPTICS).
A Levels-of-Precision Approach for Simulating Multiple Physics-Based Soft Tissues
2016. 2016 29th SIBGRAPI Conference on Graphics, Patterns and Images (SIBGRAPI).
A Study for Postural Evaluation and Movement Analysis of Individuals
2016. 2016 XVIII Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR).
Proactive haptic articulation for intercommunication in collaborative virtual environments
2016. 2016 IEEE Symposium on 3D User Interfaces (3DUI).
Tactile Treasure Map: Integrating Allocentric and Egocentric Information for Tactile Guidance
2016. Asia Haptics.
Localized Magnification in Vibrocatile HMDs for Accurate Spatial Awareness
2016. Eurohaptics.

Resumos expandidos em congressos


Resumos em congressos

A Usability Assessment Of Augmented Situated Visualization
2020. 2020 IEEE Conference on Virtual Reality and 3D User Interfaces Abstracts and Workshops (VRW).
3DUI and the Phantom Limb: multisensory experience for embodiment of amputation
2020. 2020 IEEE Conference on Virtual Reality and 3D User Interfaces Abstracts and Workshops (VRW).
POSTER: Augmented Situated Visualization for Spatially Aware Decision-Making
2019. XXI Symposium on Virtual and Augmented Reality.
3DAthlon: 3D Gestural Interfaces to Support a 3-Stage Contest in VR
2018. 2018 IEEE Conference on Virtual Reality and 3D User Interfaces (VR).
Collaborative manipulation of 3D virtual objects in augmented reality scenarios using mobile devices
2017. 2017 IEEE Symposium on 3D User Interfaces (3DUI).
Experiencing guidance in 3D spaces with a vibrotactile head-mounted display
2017. 2017 IEEE Virtual Reality (VR).
Medical imaging VR: can immersive 3D aid in diagnosis?
2016. ACM Conference on Virtual Reality Software and Technology.
Speaking Haptics: Proactive haptic articulation for intercommunication in virtual environments
2016. 2016 IEEE Virtual Reality (VR).
Do Not Guess It, Just Feel It: Experiencing Vibrotactile Guidance on a Head-mounted Display
2016. Eurohaptics.
Collaborative 3D manipulation using mobile phones
2016. 2016 IEEE Symposium on 3D User Interfaces (3DUI).

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Orientações em andamento

Mestrado

Gustavo Henrique Cunha da Rosa. Highly Parallel Position-based Dynamics Solver. Início: 2020. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Orientador principal)
Franklin Giovani Bastidas. Multi-frequency Haptic Response in 3D Interaction. Início: 2020. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Orientador principal)
Vladimir Soares da Fontoura. Acuidade Visual em Ambientes de Realidade Aumentada e Realidade Virtual. Início: 2018. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Orientador principal)
Gabrielle Almeida de Souza. Interfaces supervisionadas para teleoperação. Início: 2017. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Orientador principal)

Doutorado

Pedro Garcia. Hapto-graphic Hysteroscopy Simulation. Início: 2020. Universidade Federal de Pelotas (Co orientador)
Andrei La Rosa. Anticipating head movement based on neuromuscular signals. Início: 2020. Universidade Federal de Pelotas (Co orientador)

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