DCC - UFMG
+55 31 3409 5860
ciia-saude@dcc.ufmg.br

Aristóteles Ges-Neto


Aristóteles Ges-Neto

Universidade Federal de Minas Gerais
Microbiologia

Pesquisador colaborador





Informações resumidas do Currículo Lattes


Currículo Lattes atualizado em 24/04/2021

Nome em citações bibliográficas: GÓES-NETO, A.;GOES-NETO, A.;Neto, A.G.;Goes-Neto, Aristoteles;Neto, Aristoteles Goes;Góes-Neto, Aristóteles;Goés-Neto, Aristóteles;Góes Neto, Aristóteles;Go'es-Neto, Aristo'teles;Aristóteles Góes-Neto;NETO, ARISTÓTELES GÓES;NETO, ARISTÓTELES GÔES;Goes-Neto, Aristóteles;Goes-Neto, A;GÓES-NETO;GES-NETO, ARISTTELES;GOÉS'NETO, ARISTÓTELES;GÓES'NETO, ARISTÓTELES


Formação acadêmica

Doutorado em Botânica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2001
Graduado em Ciências Biológicas na Universidade Federal da Bahia em 1994


Projetos de pesquisa em andamento

2020 a AtualFunga da Ilha de Trindade: revelando a diversidade escondida
Os fungos estão entre os organismos mais diversos do planeta e tem importante função ecológica na colonização e manutenção de ecossistemas, podendo ser sapróbios ou estar envolvidos em relações simbióticas, como comensais, mutualistas e parasitas em diferentes nichos ecológicos. Funga é o termo geral aplicado para a diversidade de organismos doReino Fungi de um determinado ambiente. Embora extremamente relevantes para a vida na terra, os fungos são majoritariamente desconhecidos, o que é mais preocupante quando se leva em consideração ambientes mais vulneráveis como, por exemplo, as ilhas oceânicas que, além de vulneráveis, têm potencial para abarcar biotas particulares. Nesse contexto, a funga da Ilha de Trindade urge em ser reconhecida, visto que esses organismos representam uma grande lacuna relacionada ao conhecimento da biota na Ilha. Logo, a presente proposta tem como objetivo principal caracterizar a diversidade taxonômica e aspectos ecológicos da comunidade de fungos da Ilha de Trindade. Para tanto será utilizada a abordagem de metabarcoding a partir de amostras ambientais do solo e do ar. A principal contribuição científica desta proposta é revelar a funga da Ilha de Trindade, sendo que o reconhecimento dessa biodiversidade virá associado ao entendimento dos fatores que influenciam a ocorrência e distribuição das espécies de fungos na ilha, bem como fornecerá conhecimento sobre a colonização de ambientes isolados e recentes por espécies de fungos. Além disso, será gerada informação sobre um grupo de organismos com grande potencial de aplicabilidade, o que inclui utilidade para eventuais estratégias de manejo de solo e reflorestamento com espécies nativas na ilha e permitirá o monitoramento da aplicabilidade, o que inclui utilidade para eventuais estratégias de manejo de solo e reflorestamento com espécies nativas na ilha e permitirá o monitoramento da diversidade de fungos na ilha a longo prazo. Do ponto de vista acadêmico espera-se até o fim da execução do projeto a publicação de dois artigos em periódicos internacionais com alto fator de impacto bem como apresentação de resultados em eventos científicos nacionais (1) e internacionais (1).
Integrantes: Aristóteles Góes Neto (coordenador), Elisandro Ricardo Drechsler-Santos, Diogo Henrique Costa-Rezende, Marcela Monteiro, Genivaldo Alves da Silva.
2020 a AtualDo meio do oceano para a nuvem digital: Bio e Ecoinformática da Funga da Ilha da Trindade, Brasil.
Os fungos estão entre os organismos mais diversos do planeta e tem importante função ecológica na colonização e manutenção de ecossistemas, podendo ser sapróbios ou estar envolvidos em relações simbióticas, como comensais, mutualistas e parasitas em diferentes nichos ecológicos. Funga é o termo geral aplicado para a diversidade de organismos do Reino Fungi de um determinado ambiente. Embora extremamente relevantes para a vida na terra, os fungos são majoritariamente desconhecidos, o que é mais preocupante quando se leva em consideração ambientes mais vulneráveis como, por exemplo, as ilhas oceânicas que, além de vulneráveis, têm potencial para abarcar biotas particulares. Nesse contexto, a funga da Ilha da Trindade urge em ser reconhecida, visto que esses organismos representam uma grande lacuna relacionada ao conhecimento da biota na Ilha. Logo, a presente proposta tem como objetivo principal caracterizar a diversidade taxonômica e aspectos ecológicos da comunidade de fungos da Ilha da Trindade. Para tanto será utilizada a abordagem de metabarcoding a partir de amostras ambientais do solo e do ar. A principal contribuição científica desta proposta é revelar a funga da Ilha da Trindade, sendo que o reconhecimento dessa biodiversidade virá associado ao entendimento dos fatores que influenciam a ocorrência e distribuição das espécies de fungos na ilha, bem como fornecerá conhecimento sobre a colonização de ambientes isolados e recentes por espécies de fungos. Além disso, será gerada informação sobre um grupo de organismos com grande potencial de aplicabilidade, o que inclui utilidade para eventuais estratégias de manejo de solo e reflorestamento com espécies nativas na ilha e permitirá o monitoramento da diversidade de fungos na ilha a longo prazo.
Integrantes: Aristóteles Góes Neto (coordenador), Elisandro Ricardo Drechsler-Santos, Diogo Henrique Costa-Rezende.
2019 a AtualEstudo integrado de Metaômicas e cultivo de micro-organismos causadores de biocorrosão em dutos de petróleo
A biocorrosão é o processo em que a presença e a atividade metabólica de microrganismos causa e/ou acelera eventos de corrosão de superfícies metálicas, sendo esse um problema encontrado em vários equipamentos que compõem a infraestrutura da indústria de petróleo e gás. A abordagem mais utilizada para diagnóstico e monitoramento da biocorrosão utiliza técnicas baseadas no cultivo em laboratório, contudo a proporção de microrganismos que conseguem crescer em condições de laboratório é extremamente baixa (menos de 1% do total de linhagens presentes em amostras ambientais), o que sugere uma alta incidência de falsos negativos. Desse modo, o presente projeto compreende um esforço exploratório de caracterização mais aprofundada da comunidade microbiana presente em amostras brutas de ambientes da indústria de petróleo e gás suscetíveis à biocorrosão, bem como em cultivos de laboratório utilizando essas amostras brutas como inóculo. Essa caracterização será realizada em diferentes níveis de análise (química, metagenômica, metatranscritômica, metaproteômica e metabolômica), com a finalidade de: (1) determinar a composição da comunidade microbiana em amostras brutas; (2) determinar o quanto da biodiversidade presente nas amostras brutas é recuperada nos seus respectivos cultivos em laboratório; e (3) indicar parâmetros que podem estar correlacionados com a ocorrência de biocorrosão e que poderiam ser incluídos nos protocolos de diagnóstico e monitoramento.
Integrantes: Aristóteles Góes Neto (coordenador), Vasco Ariston de Carvalho Azevedo, henrique César Pereira Figueiredo.
2017 a AtualNexus: Integração Caatinga-Sisal
O projeto propõe desenhos e/ou redesenhos de Sistemas Produtivos Eficientes e Sustentáveis para o sisal integrado à Caatinga, com faixas de diversidade vegetal, com o manejo do banco de sementes nativas e com a introdução de espécies vegetais da Caatinga selecionadas pelo potencial medicinal, melífero e frutífero, com técnicas de conservação de solo e água, acrescentando-se a apicultura aos sistemas produtivos, mediante a instalação de pasto apícola e colônias de abelhas estudadas para esse agroecossistemas. Também se propõe o desenho de um agroecossistema para o sisal com faixas de adubos verdes adaptados ao bioma Caatinga e o estudo de fixação biológica de nitrogênio no sentido de incrementar o aporte de nitrogênio e de biomassa no solo. Adicionalmente serão realizada a coleta de plantas de sisal em diferentes municípios produtores, no sentido de implantar um banco de germoplasma de sisal, com maior variabilidade genética, para estudos de genômica e fisiologia da planta
Integrantes: Aristóteles Góes Neto (coordenador), Gonçalo Amarante Gonçalves Pereira, Cássio van den Berg, Ana Cristina Fermino Soares.
2017 a AtualMIneração e Análises Sistêmicas de Microbiomas (MIN.A.S Microbiomas)
A Rede MIN.AS Microbioma é uma continuidade da já consolidada Rede Genoma de Minas Gerais. Neste novo projeto, propomos trabalhar voltado para um eixo temático integrador e interdisciplinar, envolvendo aproximadamente 77 profissionais de diferentes áreas do conhecimento como Genética, Bioquímica, Microbiologia e Bioinformática de sete Instituições de ensino e pesquisa, explorando o estudo sistêmico de microbiomas oriundos de diferentes ambientes. Com o advento das novas tecnologias de sequenciamento de DNA, o estudo de microbiomas teve um grande avanço ao longo dos últimos anos, permitindo a caracterização mais ampla das comunidades de microorganismos quando comparadas aos métodos tradicionais de cultivo. Microbiomas são fonte de prospecção de atividades de compostos bioativos, associações aos estados de saúde ou doença dos hospedeiros, dentre tantos outros objetivos biotecnológicos. Assim, é possível a análise comparativa da abundância, diversidade e características funcionais de diversos ecossistemas microbiológicos. Além disso, a formação de massa crítica especializada em cada uma das ICTs participantes da Rede tem impacto não só na pesquisa dos componentes da equipe, mas na qualidade da pesquisa das Instituições como um todo. A rede conta com especialistas em cada uma dessas áreas e propõe a realização de cursos e workshops para a formação intelectual. Todo o projeto está sendo planejado para que haja rápida transferência de experiência na especificidade do tema e os recursos a serem aplicados venham a garantir resultados rápidos e com muito potencial de exploração. Muitos dos membros da Rede são pesquisadores docentes em Programas de Pós-Graduação em Bioinformática, Microbiologia e Genética, de excelência internacional (CAPES, conceitos 6 e 7) e pesquisadores bolsistas de produtividade científica do CNPq níveis 1 e 2 e tem liderança acadêmica e larga experiência em Gestão e Participação de Redes Cooperativas de Pesquisa Nacionais e Internacionais.
Integrantes: Vasco Ariston de Carvalho Azevedo (coordenador), Aristóteles Góes Neto, Gabriel da Rocha Fernandes.
2017 a AtualCaracterização do Senecavirus A e de outros vírus em amostras de suínos provenientes de surtos de doenças vesiculares ocorridos no Brasil utilizando técnicas independentes de isolamento
Desde fevereiro de 2015 houve um aumento de surtos de doenças vesiculares em granjas suínas brasileiras, eventos estes obrigatoriamente notificados ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). As amostras destes surtos foram enviadas para avaliação junto ao Laboratório Nacional Agropecuário de Minas Gerais (MAPA LANAGRO-MG). O único agente encontrado nessas amostras até o presente momento foi o Senecavirus A, tendo sido detectado por RT-PCR. Este vírus foi descoberto em 2002 em células humanas PER.C6 e hoje sabe-se que pode induzir doença vesicular em suínos, sendo de grande importância para o diagnóstico diferencial da Febre Aftosa, doença de notificação compulsória, sob controle estrito do MAPA e da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). O Senecavirus A é a espécie protótipo do gênero Senecavirus pertencente à Família Picornaviridae, e, nunca havia sido relatado no Brasil, tendo sido detectado oficialmente no LANAGRO em 2015. O objetivo deste trabalho é verificar a presença do Senecavirus A e de outros patógenos que podem estar associados a surtos de doenças vesiculares envolvendo granjas de suínos de diferentes estados brasileiros utilizando a abordagem metagenômica com o seqüenciamento pela plataforma MiSeq Illumina. O RNA e o DNA das amostras recebidas durante o surto (epitélio e soro suíno) será extraído e a PCR digital será utilizada para verificar a eficiência das extrações, quantificar o número de moléculas alvos dos agentes virais e do hospedeiro. Além desta abordagem, será realizado o sequenciamento completo do Senecavirus A de amostras brasileiras bem como o estabelecimento da epidemiologia molecular dos achados. O presente trabalho contribuirá para a validação da abordagem metagenômica nos laboratórios de referência governamental para utilização especialmente em situações de surtos de doenças vesiculares, mas, também na vigilância epidemiológica de agentes virais em espécies animais de importância no cenário nacional.
Integrantes: Aristóteles Góes Neto (coordenador), EDEL FIGUEIREDO BARBOSA STANCIOLI, ANTÔNIO AUGUSTO FONSECA JÚNIOR, MARCELO FERNANDES CAMARGOS, ANAPOLINO MACEDO DE OLIVEIRA, Tatiana Flávia Pinheiro de Oliveira.
2014 a AtualRede cooperativa de pesquisa internacional em biodiversidade de fungos endofíticos em árvores neotropicais nativas
Este projeto tem como objetivo geral consolidar a cooperação acadêmica entre a UEFS (Universidade de Feira de Santana, Bahia, Brasil) e a UMD (University of Maryland ? College Park, Maryland, USA), no âmbito do programa "Dimensões da Biodiversidade" para Pesquisa e Infraestrutura Associada NSF-CAPES em diversidade e função da micota endofítica de árvores neotropicais nativas, utilizando as espécies de Hevea spp. como estudo de caso.
Integrantes: Aristóteles Góes Neto (coordenador), Priscia Chaverri.
2014 a AtualRede Integrada de Programas de Pós-Graduação em Biotecnologia para o Desenvolvimento Científico, Tecnológico, de Inovação e Formação de Recursos na Cadeia Produtiva do Cacau - BIOCAU
O Projeto intitulado ?Rede Integrada de Programas de Pós-Graduação em Biotecnologia para o Desenvolvimento Científico, Tecnológico, de Inovação e Formação de Recursos na Cadeia Produtiva do Cacau ? BIOCAU? tem por objetivo a criação de uma rede de cooperação científica e tecnológica com a participação de docentes e discentes de três Programas de Pós-Graduação?PPGs da Área de Biotecnologia da CAPES com cursos de Mestrado e Doutorado: ? Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia (UFPR) ? conceito 6, ? Biotecnologia (UFPA) ? conceito 4 ? Biotecnologia (UEFS)?conceito4 Os três PPGs desenvolverão atividades com vistas a Formação de Recursos Humanos altamente capacitados em nível de pós-doutorado, doutorado, mestrado e iniciação científica na busca de propiciar inovações na CADEIA PRODUTIVA DO CACAU. Essas atividades irão contribuir para que os Programas da UFPA e da UEFS possam aumentar seu conceito para 5 e consolidar o Programa da UFPR em seu nível de excelência. As ações conjuntas entre os três programas envolverão missões de docentes (cursos, orientações e atividades de pesquisa realizadas no tema em questão) e discentes (participação em cursos, aprendizagem, aprimoramento de técnicas analíticas e moleculares) e desenvolvimento de novos processos e produtos relacionados com a cadeia produtiva do cacau.
Integrantes: Carlos Ricardo Soccol (coordenador), Aristóteles Góes Neto, Hervé Louis Ghislain Rogez.
2013 a AtualRedes complexas biológicas como ferramenta para busca de biomarcadores e alvos terapêuticos em doenças parasitárias
O projeto visa o uso de redes complexas biológicas na busca por biomarcadores de susceptibilidade e resistência na leishmaniose tegumentar experimental e humana, bem como na malária, utilizando ferramentas da área de bioinformática, busca in silico de fármacos e estratégias vacinais para o tratamento da leishmaniose e de polimorfismo gênico no parasito associado à manifestação clínica de doença.
Integrantes: Aristóteles Góes Neto (coordenador), Roberto Fernandes Silva Andrade, Valeria de Matos Borges.

Projetos de desenvolvimento em andamento

Veja todos os projetos no Currículo Lattes

Últimas publicações

Artigos em periódicos

Genomic Characterization of Multidrug-Resistant Escherichia coli BH100 Sub-strains
2021. Frontiers in Microbiology.
Characterization of a new multidrug-resistant Brazilian K. pneumoniae isolate and 172 Klebsiella spp. sequenced strains: Genomic island, multilocus sequence typing and capsule locus dataset
2021. DATA IN BRIEF.
Characterization of a Novel Mitovirus of the Sand Fly Lutzomyia longipalpis Using Genomic and Virus?Host Interaction Signatures
2021. Viruses-Basel.
Facility-specific `house? microbiome ensures the maintenance of functional microbial communities into coffee beans fermentation: implications for source tracking
2021. Environmental Microbiology Reports.
Shotgun Metagenomic Analysis of Kombucha Mutualistic Community Exposed to Mars-like Environment outside the International Space Station
2021. ENVIRONMENTAL MICROBIOLOGY.
A new and threatened species of Trichaptum (Basidiomycota, Hymenochaetales) from urban mangroves of Santa Catarina Island, Southern Brazil
2021. Phytotaxa (on-line).
Functional annotation and comparative modeling of ligninolytic enzymes from Trametes villosa (SW.) Kreisel for biotechnological applications
2021. JOURNAL OF BIOMOLECULAR STRUCTURE & DYNAMICS.
Comparative mitogenomics of Agaricomycetes: diversity, abundance, impact and coding potential of putative open-reading frames
2021. MITOCHONDRION.
Bacterial Cellulose Retains Robustness but Its Synthesis Declines After Exposure to a Mars-Like Environment Simulated Outside the International Space Station
2021. ASTROBIOLOGY.
A novel multi-omics-based highly accurate prediction of symptoms, comorbid conditions, and possible long-term complications in COVID-19
2021. Molecular Omics.
Cocoa pod husk valorization: alkaline-enzymatic pre-treatment for propionic acid production
2021. Cellulose.
Field and classroom initiatives for portable sequence-based monitoring of dengue virus in Brazil
2021. Nature Communications.
Long-COVID and Post-COVID Health Complications: An Up-to-Date Review on Clinical Conditions and Their Possible Molecular Mechanisms
2021. Viruses-Basel.
Computational screening for potential drug candidates against the SARS-CoV-2 main protease
2020. F1000RESEARCH.
Exploring the contribution of fructophilic lactic acid bacteria to cocoa beans fermentation: isolation, selection and evaluation
2020. FOOD RESEARCH INTERNATIONAL.
Fitness of Outer Membrane Vesicles From Komagataeibacter intermedius Is Altered Under the Impact of Simulated Mars-like Stressors Outside the International Space Station
2020. Frontiers in Microbiology.
Severe airport sanitarian control could slow down the spreading of COVID-19 pandemics in Brazil
2020. PeerJ.
Potential chimeric peptides to block the SARS-CoV-2 spike receptor-binding domain
2020. F1000RESEARCH.
Taxonomy and phylogeny of polypores with ganodermatoid basidiospores (Ganodermataceae)
2020. MYCOLOGICAL PROGRESS.
Neodeightonia phoenicum CMIB-151: Isolation, Molecular Identification, and Production and Characterization of an Exopolysaccharide
2020. JOURNAL OF POLYMERS AND THE ENVIRONMENT.
Exploring the Relationship Among Divergence Time and Coding and Non-coding Elements in the Shaping of Fungal Mitochondrial Genomes
2020. Frontiers in Microbiology.
Reconstructing the Phylogeny of Corynebacteriales While Accounting for Horizontal Gene Transfer
2020. Genome Biology and Evolution.
Global phylogenetic and morphological reassessment of Fomitiporella s.l. (Hymenochaetales, Basidiomycota): taxonomic delimitation of Fomitiporella s.s. and segregation of Rajchenbergia, gen. nov.
2020. PLANT SYSTEMATICS AND EVOLUTION.
Studies on Brazilian Amauroderma s.str. reveal a new species from the Atlantic Forest, Amauroderma robledoi sp. nov. (Polyporales, Ganodermataceae)
2020. JOURNAL OF THE TORREY BOTANICAL SOCIETY.
The Neotropical Fomitiporia (Hymenochaetales, Basidiomycota): the redefinition of F. apiahyna s.s. allows revealing a high hidden species diversity
2020. MYCOLOGICAL PROGRESS.
Immobilization and characterization of tannase from Penicillium rolfsii CCMB 714 and its efficiency in apple juice clarification
2020. Journal of Food Measurement and Characterization.
Integrating microbial metagenomics and physicochemical parameters and a new perspective on starter culture for fine cocoa fermentation
2020. FOOD MICROBIOLOGY.
Effect of the characteristics of municipal solid waste on biogas production in landfills
2020. PROCEEDINGS OF THE INSTITUTION OF CIVIL ENGINEERS. WASTE AND RESOURCE MANAGEMENT (PRINT).
Worldwide COVID-19 spreading explained: traveling numbers as a primary driver for the pandemic
2020. ANAIS DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS (ONLINE).
Natural selection versus creation: a literature review on the origin of SARS-CoV-2
2020. LE INFEZIONI IN MEDICINA.
Multi-omics-based identification of SARS-CoV-2 infection biology and candidate drugs against COVID-19
2020. COMPUTERS IN BIOLOGY AND MEDICINE.
An updated review on bacterial community composition of traditional fermented milk products: what next-generation sequencing has revealed so far?
2020. CRITICAL REVIEWS IN FOOD SCIENCE AND NUTRITION.
Foliar mycoendophytome of an endemic plant of the Mediterranean biome (Myrtus communis ) reveals the dominance of basidiomycete woody saprotrophs
2020. PeerJ.
Co-culturing fructophilic lactic acid bacteria and yeast enhanced sugar metabolism and aroma formation during cocoa beans fermentation
2020. INTERNATIONAL JOURNAL OF FOOD MICROBIOLOGY.
Repurposing Approved Drugs for Guiding COVID-19 Prophylaxis: A Systematic Review
2020. Frontiers in Pharmacology.
Comparative genomics with a multidrug-resistant Klebsiella pneumoniae isolate reveals the panorama of unexplored diversity in Northeast Brazil
2020. GENE.
Reverse Transcriptase Droplet Digital PCR to identify the emerging vesicular virus Senecavirus A in biological samples
2019. Transboundary and Emerging Diseases.
Exploration of stem endophytic communities revealed developmental stage as one of the drivers of fungal endophytic community assemblages in two Amazonian hardwood genera
2019. Scientific Reports.
Biotechnological approaches for cocoa waste management: A review
2019. WASTE MANAGEMENT.
Proteomic fingerprinting for the fast and accurate identification of species in the Polyporoid and Hymenochaetoid fungi clades
2019. Journal of Proteomics.
Lignocellulose-degrading enzymes production by solid-state fermentation through fungal consortium among Ascomycetes and Basidiomycetes
2019. RENEWABLE ENERGY.
Transcriptome profile of Corynebacterium pseudotuberculosis in response to iron limitation
2019. BMC GENOMICS.
Postharvest biocontrol of anthracnose in bananas by endophytic and soil rhizosphere bacteria associated with sisal (Agave sisalana) in Brazil
2019. BIOLOGICAL CONTROL.
Bacteriophages as Alternatives to Antibiotics in Clinical Care
2019. Antibiotics.
16S rRNA Gene Amplicon Based Metagenomic Signatures of Rhizobiome Community in Rice Field During Various Growth Stages
2019. Frontiers in Microbiology.
Re-sequencing and optical mapping reveals misassemblies and real inversions on Corynebacterium pseudotuberculosis genomes
2019. Scientific Reports.
Calm Before the Storm: A Glimpse into the Secondary Metabolism of Aspergillus welwitschiae, the Etiologic Agent of the Sisal Bole Rot
2019. Toxins.
Biodiversity of endolithic fungi in coral skeletons and other reef substrates revealed with 18S rDNA metabarcoding
2019. CORAL REEFS.
Diversity of Saccharomyces cerevisiae strains isolated of the spontaneous fermentation of cachaça from northeastern Brazil
2019. Brazilian Journal of Development.
Ophiocordyceps neonutans sp. nov., a new neotropical species from O. nutans complex (Ophiocordycipitaceae, Ascomycota)
2018. Phytotaxa (on-line).
SCANNET: A Software for Identification of Communities in Networks
2018. IEEE Latin America Transactions.
Draft genome sequence of Trametes villosa (Sw.) Kreisel CCMB561, a tropical white-rot Basidiomycota from the semiarid region of Brazil
2018. DATA IN BRIEF.
ITS and secondary biomarkers in fungi: review on the evolution of their use based on scientific publications
2018. Brazilian Journal of Botany.
Putting the Mess in Order: Aspergillus welwitschiae (and Not A. niger) Is the Etiological Agent of Sisal Bole Rot Disease in Brazil
2018. Frontiers in Microbiology.
Scheffersomyces stambukii f.a., sp. nov., a d-xylose-fermenting species isolated from rotting wood
2018. INTERNATIONAL JOURNAL OF SYSTEMATIC AND EVOLUTIONARY MICROBIOLOGY.
Development of a droplet digital RT-PCR for the quantification of foot-and-mouth virus RNA
2018. JOURNAL OF VIROLOGICAL METHODS.
Comparison of complex networks and tree-based methods of phylogenetic analysis and proposal of a bootstrap method
2018. PeerJ.
Study of sodium 3-hydroxycoumarin as inhibitors in vitro, in vivo and in silico of Moniliophthora perniciosa fungus
2018. EUROPEAN JOURNAL OF PLANT PATHOLOGY.
A multiscale study of fungal endophyte communities of the foliar endosphere of native rubber trees in Eastern Amazon
2018. Scientific Reports.
Comparative mangrove metagenome reveals global prevalence of heavy metals and antibiotic resistome across different ecosystems
2018. Scientific Reports.
Cell Division in genus Corynebacterium: protein-protein interaction and molecular docking of SepF and FtsZ in the understanding of cytokinesis in pathogenic species
2018. ANAIS DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS (ONLINE).
Rapidly evolving changes and gene loss associated with host switching in Corynebacterium pseudotuberculosis
2018. PLoS One.
Virome analyses of Hevea brasiliensis using small RNA deep sequencing and PCR techniques reveal the presence of a potential new virus
2018. Virology Journal.
Gut microbiome modulation during treatment of mucositis with the dairy bacterium Lactococcus lactis and recombinant strain secreting human antimicrobial PAP
2018. Scientific Reports.
Morphological reassessment and molecular phylogenetic analyses of Amauroderma s.lat. raised new perspectives in the generic classification of the Ganodermataceae family
2017. PERSOONIA.
Study of the Production of <i>Lentinus crinitus</i> (L.) Fr. Lignolytic Enzymes Grown on Agro-Industrial Waste
2017. ADVANCES IN BIOSCIENCE AND BIOTECHNOLOGY (IMPRESSO).
Great intraspecies diversity of Pichia kudriavzevii in cocoa fermentation highlights the importance of yeast strain selection for flavor modulation of cocoa beans
2017. LWT-FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY.
Corticolous myxomycetes assemblages in a seasonally dry tropical forest in Brazil
2017. MYCOSCIENCE.
Description of Hyphopichia buzzinii f.a., sp. nov. and Hyphopichia homilentoma comb. nov., the teleomorph of Candida homilentoma
2017. ANTONIE VAN LEEUWENHOEK (DORDRECHT. ONLINE).
Domestic wastewater as substrate for cellulase production by Trichoderma harzianum
2017. Process Biochemistry (1991).
Effectiveness of ITS and sub-regions as DNA barcode markers for the identification of Basidiomycota (Fungi)
2017. BMC Microbiology (Online).
USING Next-Generation Sequencing (NGS) TO UNCOVER DIVERSITY OF WOOD-DECAYING FUNGI IN NEOTROPICAL ATLANTIC FORESTS
2017. Phytotaxa (Online).
Trametes villosa Lignin Peroxidase (TvLiP): Genetic and Molecular Characterization
2017. Journal of Microbiology and Biotechnology (Print).
Decrypting the Polyporus dictyopus complex: Recovery of Atroporus Ryvarden and segregation of Neodictyopus gen. nov. (Polyporales, Basidiomyocta)
2017. PLoS One.
SUR1 Receptor Interaction with Hesperidin and Linarin Predicts Possible Mechanisms of Action of Valeriana officinalis in Parkinson
2016. Frontiers in Aging Neuroscience.
Fungal diversity notes 367-490: taxonomic and phylogenetic contributions to fungal taxa
2016. Fungal Diversity.
Production of Basidiomata and Ligninolytic Enzymes by the Lingzhi or Reishi Medicinal Mushroom, Ganoderma lucidum (Agaricomycetes), in Licuri (Syagrus coronata) Wastes in Brazil
2016. International Journal of Medicinal Mushrooms.
Antioxidant Activity and Cytotoxicity Effect of Cocoa Beans Subjected to Different Processing Conditions in Human Lung Carcinoma Cells
2016. Oxidative Medicine and Cellular Longevity (Print).

Phylloporia spathulata sensu stricto and two new South American stipitate species of Phylloporia (Hymenochaetaceae)


2016. Phytotaxa: a rapid international journal for accelerating the publication of botanical taxonomy.
Hydrodictyaceae (Chlorophyceae, Chlorophyta) do Pantanal dos Marimbus, Chapada Diamantina, Bahia, Brasil
2016. Iheringia. Série Botânica.
Antrodia neotropica sp. nov. (Polyporales, Basidiomycota): a new South American species of Antrodia s.s. from Brazil based on morphological, molecular and ecological data
2016. Nova Hedwigia.
Virtual screening reveals a viral-like polymerase inhibitor that complexes with the DNA polymerase of Moniliophthora perniciosa
2016. Genetics and Molecular Research.
Amauroderma calcitum sp. nov. and notes on taxonomy and distribution of Amauroderma species (Ganodermataceae) from the Brazilian Cerrado
2016. Phytotaxa: a rapid international journal for accelerating the publication of botanical taxonomy.
Fungal diversity notes 253-366: taxonomic and phylogenetic contributions to fungal taxa
2016. Fungal Diversity.
Improving Chocolate Flavor in Poor-Quality Cocoa Almonds by Enzymatic Treatment
2011. Journal of Food Science.
Foliar endophytic fungi from Hevea brasiliensis and their antagonism on Microcyclus ulei
2011. Fungal Diversity.
Detecting Network Communities: An Application to Phylogenetic Analysis
2011. PLOS Computational Biology (Online).
Comparative protein analysis of the chitin metabolic pathway in extant organisms: A complex network approach
2010. Biosystems (Amsterdam. Print).
A genome survey of Moniliophthora perniciosa gives new insights into Witches' Broom Disease of cacao
2008. BMC Genomics.

Trabalhos completos em congressos

Potencial de hidrólise esterificação de lipases secretadas por fungos basidiomicetos isolados do semi-árido baiano
2011. XVIII Simpósio Nacional de Bioprocessos - SINAFERM. 0
Seleção de microrganismos produtores de enzimas líticas para clarificação de caldo de cultura contendo bactérias Gram negativas
2011. I Simpósio Nordestino de Bioprocessos - SINORBIO. 1
Biodeterioração em construções historicas: estudos de caso da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, Salvador, Bahia.
2010. VI Congresso Internacional sobre patologia y recuperación de estructuras. 2
COMPARATIVE MODELING OF DNA AND RNA POLYMERASES FROM MONILIOPHTHORA PERNICIOSA MITOCHONDRIAL PLASMID
2008. International Conference on Bioinformatics, Computational Biology, Genomics and Chemoinformatics. 3
Biochemical and molecular characterization of chitinases from Crinipellis perniciosa
2006. 15th International Cocoa Reasearch Conference (section Crop Protection). 4

Resumos expandidos em congressos

Phyllogenetic position of Phellinus piptadeniae (Hymenochaetaceae) reveled a distribution pattern of cryptic species associated with seasonal dry neotropical forests biome
2014. VIII Congreso Latinoamericano de Micología.
Estudos taxonômicos com espécies de Ganodermataceae do Cerrado brasileiro
2014. VIII Congreso Latinoamericano de Micología.
DNA Barcoding Study of Macrofungi from Brazil: Preliminary Results
2014. XIII Congreso Argentino de Micologia.
Taxonomic and Phyllogenetic perspectives of netropical Ganodermataceae and Hymenochaetaceae
2014. XIII Congreso Argentino de Micologia.
DNA BARCODING STUDY OF THREE UNDESCRIBED SPECIES OF PHYLLOPORIA (FUNGI, BASIDIOMYCOTA) FROM SOUTHERN BRAZIL.
2014. 60 Congresso Brasileiro de Genática.

Resumos em congressos

Revisão de Phylloporia Murrill com ênfase em espécies que ocorrem na região Neotropical
2013. VII Congresso Brasileiro de Micologia.
Species identification of basidiomycotan fungi by DNA barcode and minibarcode
2013. 59º CONGRESSO BRASILEIRO DE GENÉTICA.
Assessment of fungal diversity in decaying wood from a neotropical rainforest fragment using NGS
2013. 59º CONGRESSO BRASILEIRO DE GENÉTICA.
Screening for protease secreting fungal strain for the clarification of xanthan gum and optimization of the culture medium for enzyme secretion
2012. 16th World Congress of Food Science and Technology - IUFoST.
Aspectos taxonômicos preliminares sobre Phylloporia chrysita (Berk.) Ryvarden
2012. 63º Congresso Nacional de Botânica.

Veja todas as publicações no Currículo Lattes

Orientações em andamento

Mestrado

Felipe Ferreira da Silva. Computer application and standardization for macro ecological large modelling integrated with regional and global data. Início: 2019. Universidade Federal de Minas Gerais (Orientador principal)

Doutorado

Roger Gomes da Silva. Long noncoding RNA and thermophily in Fungi. Início: 2020. Universidade Federal de Minas Gerais (Orientador principal)
Rosimeire Floripes Gomes. ANÁLISE METRANSCRIPTÔMICA: ESTUDO DE MICRO-ORGANISMOS CAUSADORES DE BICORROSÃO EM DUTOS DE EXTRAÇÃO DE PETRÓLEO. Início: 2019. Universidade Federal de Minas Gerais (Orientador principal)
Thairine Mendes Pereira. ?Behavioural manipulation of arthropods by fungi: natural history and adaptations for the parasite?,. Início: 2019. Universidade Federal de Minas Gerais (Orientador principal)
Luiz Marcelo Ribeiro Tomé. Biologia de sistemas de Trametes villosa: Integração de análises ômicas na compreensão do metabolismo da lignina. Início: 2019. Universidade Federal de Minas Gerais (Orientador principal)
Danitza Xiomara Romero Calle. Atividade antimicrobiana combinada de bacteriófagos e bacteriocinas contra Salmonella spp.. Início: 2018. Universidade Estadual de Feira de Santana (Orientador principal)
Valquíria de Oliveira Silva. Efeito da radiação Gama na descontaminação microbiológica de pinturas: estudo de caso em uma obra de Portinari. Início: 2017. Universidade Federal de Minas Gerais (Orientador principal)
Paula Luize Camargos Fonseca. METATRANSCRIPTÔMICA DE PEQUENOS RNAs DE DE FUNGOS ENDOFÍTICOS DE SERINGUEIRA (Hevea brasiliensis). Início: 2017. Universidade Federal de Minas Gerais (Orientador principal)
Dener Eduardo Bortolini. Sensoriamento proximal por imagem de doenças em plantas causadas por fungos: estudo de caso da podridão vermelha do sisal no patossistema Aspergillus / Agave sisalana. Início: 2017. Universidade Federal de Minas Gerais (Orientador principal)
Rita de Cássia Silva Dória. Rita de Cássia Silva Dória. Início: 2017. Universidade do Porto (Co orientador)
Rita de Cássia Silva Dória. A Radiação Ultravioleta no controlo do processo de microbiodeterioração de madeiras. Contributo para a preservação de edifícios históricos. Início: 2016. Universidade do Porto (Co orientador)
Luz Alba Ballén Sierra. Avaliação e seleção de diferentes isolados de Ganodermataceae (Fungi Basidiomycota) de origem brasileira, usando distintos resíduos agroindustriais (vegetais e minerais) como substrato e/ou suporte para o crescimento dos fungos, para o possível desenvolvimento de biocompósitos. Início: 2016. Universidade Federal de Minas Gerais (Orientador principal)

Veja todas as orientações no Currículo Lattes